20 perguntas para conhecer alguém melhor

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Neste artigo nós trouxemos algumas perguntas para você conhecer alguém melhor. Aqui no nosso blog, nós já temos uma postagem com 18 perguntas para conhecer alguém, então se você quiser saber mais sobre o assunto é melhor consultar os dois artigos.

No entanto, mesmo conferindo o primeiro artigo, é interessante conferir essa postagem também para que você tenha um repertório grande na hora de se comunicar.

Nós achamos que essas perguntas são muito importantes, afinal nós nos deparamos com pessoas novas todo os dias. Porém, como passar a barreira do simplesmente conhecer para, enfim, conhecer alguém melhor? Como criar laços?

Essas perguntas que veremos hoje nos ajudam nisso. Nos ajudam a conhecer os valores dessa pessoa, o que é muito íntimo, além de identificar gostos parecidos. Além disso, sabe aquele momento em que fica um silêncio incômodo em um ambiente? Bom, se conhecemos melhor o outro, nós conseguiremos “quebrar o gelo” e transformar nossas interações em encontros melhores.

Contudo, não é só para nutrir relacionamentos amorosos ou quebrar o gelo entre desconhecidos que precisamos conhecer alguém melhor. Dentro do ambiente profissional é interessante conhecer melhor o nosso colega. Esse conhecimento ajuda da execução de tarefas, além de estimular a empatia para com o outro.

Vamos às perguntas?

Aprenda hoje algumas perguntas para conhecer alguém melhor!

1 – Qual foi a maior realização da sua vida?

Quando fazemos essa pergunta, nós poderemos entender qual o valor dessa pessoa e o que ela encara como realização. Afinal, uma pessoa pode considerar a vida profissional como mais importante. Ou ela pode encarar as realizações materiais como fundamental. Ainda pode acreditar que o mais importante é a vida afetiva. Com esse conhecimento, nós poderemos nos identificar ou não com esses valores.

2 – Qual é a coisa na sua vida pela qual você se sente mais grato?

Essa pergunta se relaciona com a anterior. Afinal, a gratidão se relaciona com a aquilo que mais nos importamos. Além disso, a gratidão é um exercício com que nem todos se importam. Ser grato pelas coisas que acontecem na nossa vida é importante. Assim, se você quer conhecer alguém melhor, conhecer esse aspecto da vida de alguém é importante.

3 – Se você pudesse mudar qualquer coisa sobre a forma como foi criado, o que mudaria?

Essa pergunta vai te levar a perceber se a pessoa se conhece. Além disso, vai mostrar que ela reconhece seu passado e como entende a relação desse no seu presente. Por outro lado, dependendo do que ele acha importante mudar, você poderá perceber melhor como essa pessoa pensa. Ademais, terá acesso a como ela projeta as circunstâncias como agentes de transformação, ou de definição.

4 – Se você pudesse acordar amanhã com uma habilidade ou qualidade nova, o que seria?

Com essa resposta você poderá entender o que alguém considera como importante para modificar sua vida. Ao mesmo tempo, você vai poder perceber qual a habilidade essa pessoa considera não ter. Será que ela se percebe bem, ou tem uma visão distorcida de si?

5 – Você gostaria de ser famoso? Em que sentido?

Muitas pessoas almejam alcançar o sucesso e, geralmente, o sucesso pode se relacionar a fama. Nem sempre é algo diretamente ligado à ser famoso do tipo “estampar capas de revista”.

Muitas vezes, o que a pessoa deseja é ter reconhecimento em alguma área. Deseja, portanto, ser ouvida e poder passar uma mensagem para muitas outras pessoas. Perceber se a pessoa deseja ou não essa exposição te faz compreender melhor o que  ela deseja. Muitas vezes a pessoa tem tanta timidez que ser famoso é algo assombroso, por exemplo.

6 – Antes de ligar para alguém você ensaia o que vai dizer? Por quê?

A pessoa pode ser muito espontânea e ter facilidade em falar com os outros. Outras vezes a pessoa é muito tímida e preocupada com a opinião alheia. Se você quer conhecer alguém melhor, além de saber como ela se relaciona com os outros, essa pergunta pode te ajudar.

7 – O que faz com que um dia seja perfeito para você?

Se você optar por essa pergunta, você poderá, novamente, entender melhor sobre os valores dessa pessoa. Afinal, se ela for mais materialista, esse dia perfeito envolverá muitas coisas materiais. Se ela for mais emotiva e familiar, terá relação com pessoas que ele ama.


Leia Também:  A psicanálise nos filmes de Woody Allen

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


8 – Se você soubesse que vai viver até os 90 anos e pudesse escolher entre manter o corpo ou a mente que você tinha aos 30 anos pelos últimos 60 anos da sua vida, qual dos dois você escolheria: corpo ou mente?

Algumas pessoas se importam mais com a estética, outras com a mente. Essa pergunta irá te ajudar a entender o que essa pessoa mais valoriza. A partir disso, você pode ser identificar ou não.

9 – Se uma bola de cristal pudesse contar a verdade sobre você, sua vida, o futuro ou qualquer outra coisa, o que você gostaria de saber?

Nossas dúvidas se relacionam aos nossos valores. O que a gente deseja saber, muitas vezes, está ligado aos nossos planos. Ou aquilo que mais nos incomoda. Em síntese, essa resposta te ajuda a conhecer os desejos do outro.

10 – O que amizade significa para você?

Entender como a pessoa vê essa relação tão importante te fará conhecer alguém melhor.

11 – O que você valoriza mais em uma amizade?

Essa pergunta tem relação direta com a anterior. E como dissemos, nós não queremos conhecer alguém melhor só para ter um relacionamento afetivo.

Muitas vezes, nós queremos criar vínculos nos mais variados níveis. Conhecer o que qualquer pessoa valoriza em uma amizade diz muito sobre ela. Ou seja, fala sobre como ela vê o mundo e o outro. De maneira semelhante, a resposta dessa pergunta de quem queremos nos relacionar é fundamental. Afinal, um relacionamento amoroso geralmente se fundamenta em uma amizade.



12 – Se você soubesse que iria morrer daqui a um ano, você mudaria alguma coisa sobre a forma como está vivendo agora? Por quê?

O sentimento de morte pode nos fazer mudar muito. Essa resposta vai te ajudar ver o que essa pessoa pensa da sua própria vida e do que gostaria de viver.

13 – Que papeis amor e afeição desempenham em sua vida?

Algumas pessoas são mais sentimentais, outra mais frias. Esse traço de personalidade reflete em como ela vê o mundo. E, além disso, como tais sentimentos influenciam a sua vida.

14 – Qual é a sua memória mais valiosa?

Nossas memórias estão relacionadas aquilo que mais nos afeta. De acordo com os nossos valores e desejos, as memórias serão mais fortes ou mais fracas. Aquilo que consideramos mais valioso tem a ver com aquilo que mais nos emociona.

15 – Qual é a sua memória mais terrível?

Da mesma forma da pergunta acima, o que para nós é terrível tem haver com o que consideramos mais perigoso. E esse perigo é relacionado ao que consideramos importante, e a como nos sentimos quando somos privados disso.

16 – Quão próxima e calorosa é a sua família? Você acha que a sua infância foi mais feliz do que a infância da maioria das pessoas?

A relação com a família diz muito sobre a pessoa. Essa relação pode ser mais ou menos afetuosa. Porém, precisamos considerar que situações da vida podem interferir de maneira profunda nessa relação.

17 – Como você se sente a respeito da sua relação com a sua mãe?

De acordo com a Psicanálise, a relação com as nossas mães na primeira infância pode interferir em toda nossa vida. Essa resposta pode te ajudar a entender como essa interferência se dá, isto é, se é forte ou não.

18 – De todas as pessoas da sua família, a morte de quem seria mais perturbadora para você? Por quê?

As pessoas com quem temos mais afinidade são aquelas que mais temos medo de perder. Para conhecer alguém melhor é importante saber quais são essas pessoas e o porquê disso.

19 – O que você considera um assunto sério demais para se fazer piada a respeito?

Em uma sociedade tão polarizada e tão política, entender o que para essa pessoa é um assunto sério é importante. Até mesmo para sabermos quais os limites que devemos ter e se concordamos com essa pessoa.

20 – Sua casa, contendo tudo o que você possui, pega fogo. Depois de salvar as pessoas e bichos de estimação que possam estar lá, você tem tempo para salvar apenas mais um item. O que seria? Por quê?

Nossa afetividade tem muito a dizer sobre nós. Saber o que o outro considera mais importante ajuda a entender onde essa pessoa coloca seu coração.

Leia Também:  A coragem de ser imperfeito: riscos e benefícios

Uma última dica

Saiba a hora de fazer as perguntas. Muitas vezes nós temos uma ânsia em conhecer alguém melhor, mas podemos ser inconvenientes. Assim, certifique-se de ser pertinente e educado ao conhecer alguém. Saiba respeitar os sinais de alguém que não quer conversar.

Para saber mais sobre como conhecer alguém melhor, nada melhor do que um curso online de Psicanálise Clínica. Com ele, você adquire ferramentas para trabalhar com alguém a nível pessoal ou profissional. Isso seja como psicanalista, seja como ser humano. O conteúdo nunca se perderá. Confira!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 7 =