18 perguntas para conhecer alguém

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Muitas vezes uma lista de perguntas para conhecer alguém nos seria muito útil. Afinal, não são só os psicólogos que querem conhecer as pessoas. Evidentemente que você não deve sair fazendo um interrogatório para a pessoa que recém conheceu. Porém, você pode fazer perguntas para conhecer alguém de uma maneira sutil.

As perguntas para conhecer alguém são um instrumento eficaz para analisarmos o outro. Contudo, essa análise pode estar errada. É preciso assinalar isso.

No entanto, quando conhecemos uma pessoa e nos interessamos por ela, seja qual for interesse, queremos saber mais sobre quem ela é. Só assim nos poderemos conhecer mais sobre seus gostos, seus valores, seus sonhos. Além disso, poderemos perceber se há algo em comum e se queremos nos aprofundar mais no assunto.

Perguntas para conhecer alguém: anote essas 18 ideias!

As perguntas para conhecer alguém precisam ser feitas de forma natural e fluir durante a conversa. Isso irá proporcionar um ambiente confortável.

1 – Quais são as suas maiores qualidades?

Quando fazemos esta pergunta poderemos perceber como anda a autoestima dessa pessoa. Além disso, a resposta reflete como como ela se enxerga.

2 – Quais são os pontos sobre você que você acredita que precisem ser melhorados?

Ninguém é perfeito. Essa pergunta irá te ajuda a perceber se a pessoa tem autoconhecimento e consegue ter uma visão crítica sobre si mesma.

3 – Você prefere o dia ou a noite?

Através dessa pergunta você poderá conhecer mais sobre os hábitos dessa pessoa. Isso porque uma pessoa que gosta mais da noite, provavelmente não será alguém que acorda cedo e produtivo durante o dia. Já uma pessoa que prefere o dia provavelmente terá hábitos matutinos fortes.

Além disso, essa dicotomia nos leva muito a relação de calmaria e agitação. Geralmente quem prefere a noite gosta mais de sair e quem gosta do dia gosta de ficar em casa.

4 – Qual é o seu livro ou filme preferido?

Conhecer os gostos te ajuda a conhecer mais sobre o que emociona essa pessoa. Se ela gosta mais de filmes e livros leves, talvez ela encare o cinema e a literatura como diversão. Já uma pessoa que gosta de livros e filmes mais densos, talvez procure nessas artes respostas para perguntas mais profundas.

Além disso, você poderá ver se você tem gostos em comum. Isso pode ajudar nas conversas futuras.

5 – Quando está sozinho em casa, sente liberdade ou solidão?

A resposta dessa pergunta trará à tona alguns sentimentos dessa pessoa. Isso acontece porque dependendo da resposta, a pessoa se mostrará carente ou equilibrada emocionalmente.

6 – Qual foi o acontecimento da sua vida que mais te marcou?

Com essa pergunta você poderá entender melhor as experiências que a pessoa viveu até hoje. Além disso, essa pergunta pode levar o interlocutor a momentos sombrios ou radiante de sua vida. Contudo, é preciso cuidado e sensibilidade para fazê-la.

7 – Você se considera uma pessoa feliz?

A felicidade é algo abstrato.

Partindo desse ponto, a resposta que a pessoa te der vai te ajudar a entender quais os conceitos dela sobre o que é isso. Para alguns a felicidade está em experiência, enquanto para outros, está em realizações. Já alguns relacionam a felicidade a coisas matérias. E ainda há muitas outras definições, ou combinações de definições.

Cada pessoa, dado a sua história e experiências, encara o mundo de maneira diferente. Por essa pergunta exigir uma resposta bem pessoal, você poderá entender mais sobre os valores que essa pessoa carrega. Além disso, você poderá entender como a pessoa enxerga sua vida e se tem uma perspectiva positiva sobre ela.

8 – Qual era a sua profissão dos sonhos na infância?

Essa resposta te ajuda a conhecer o quanto essa pessoa pode ter mudado ou não. Conhecer quais eram as expectativas do outro quando criança te leva a conhecer mais, até, sobre o que a rodeava. E essa pergunta também pode ajudar a conhecer mais sobre a área profissional que ela está e como as coisas aconteceram.

9 – Qual é a sua maior paixão?

Essa pergunta te ajudará a perceber o que essa pessoa mais gosta. Isso além de levar o interlocutor a relacionar seus valores, seus sonhos e suas crenças com aquilo que ele ama. Ao fazer essa pergunta, também, você dará chance ao outro de falar sobre ele e demonstrará interesse em quem ele é.

Leia Também:  Tipos de medo e tratamentos com psicanálise

10 – Com quem você mora?

Essa pergunta ajuda a entender como é o cotidiano dessa pessoa. Além disso, há uma máxima muito famosa de que somos o resultado das 5 pessoas que nos rodeiam. Considerando isso, saber se essa pessoa mora com alguém e quem são essas pessoas, te ajuda a entender a influência que eles tem sobre ela.

11 – Se encontrasse uma mala de dinheiro em um local abandonado, entregaria para a polícia?

Essa pergunta te trará respostas sobre a índole da pessoa. Trata-se de como ela encara a sociedade e se posiciona como cidadão. Parece uma pergunta boba, mas a resposta traz consigo muito dos valores de quem a responde.



12 – Qual é o seu maior sonho?

Através dessa resposta você poderá perceber se a pessoa a sua frente é muito sonhadora ou não. Dependendo da resposta também, você pode perceber se a pessoa tem planos para alcançar esse sonho. Isso mostra o quanto essa pessoa é pé no chão, ou desprendida da realidade.

13 – Se você pudesse ter uma conversa com qualquer pessoa, incluindo aquelas já falecidas, quem seria?

Aqui você conseguirá conhecer quem para essa pessoa é alguém especial. Seja alguém que é, ou foi do convívio dela, ou algum ídolo. É interessante conhecermos quais as entidades que essa pessoa admira e o porquê. Isso traz profundidade.

14 – Se soubesse que tem apenas mais um dia de vida, o que faria?

Essa pergunta é um tanto quando dramática, mas através dessa resposta você pode conhecer mais a pessoa. Afinal, dependendo da resposta você pode perceber see a pessoa é mais intensa, mas calma, mas desesperada.

É claro que é preciso arcar com as consequências dessa pergunta. Ou seja, como dissemos, ela é dramática e pode acarretar traumas. Se você acha que não deve perguntar, não pergunte. Afinal, não queremos que aconteça um desconforto, não é?

15 – O que você faz da vida e quais são suas perspectivas para o futuro?

Saber o que a pessoa faz te ajuda a saber como a vida dessa pessoa funciona. Além disso, você poderá perceber o que a motiva e o que ela espera do futuro. Conhecer esses pontos pode te aproximar ou afastar da pessoa. Afinal, muito do trabalho que exercemos diz respeito dos valores que carregamos.

16 – Como escolheu a sua profissão? Se pudesse voltar no tempo acredita que faria a mesma escolha?

Através dessa pergunta você pode perceber se a pessoa está satisfeita com sua vida profissional. Se a resposta for que ela está insatisfeita, mas que não tem se movimentado para mudar, pode ser que essa pessoa seja acomodada. Mas se você perceber que ela não está feliz, mas quer mudar, é indicativo de autoconhecimento e força de vontade.

17 – Você bebe, fuma ou tem algum tipo de vício?

Saber se uma pessoa tem vícios te ajuda a saber se você consegue conviver com isso. Geralmente, pessoas com vícios fortes podem se meter em situações complicadas. Além disso, isso mostra pré-disposição a dependências. Uma pessoa que admite um vício, mas que assinala que ela tem força de vontade.

18 – Para você, o que é o sucesso?

O conceito de sucesso é bastante subjetivo. Para alguns, o sucesso está relacionado a profissão. É ter um alto cargo, muito dinheiro e trabalhar no que se quer. Para outros, sucesso está intrinsicamente a bem-estar social. Conhecer a opinião da pessoa irá ajudar a conhecer melhor alguns dos seus valores.

Conclusão

Nós esperamos que essa lista com 18 perguntas para conhecer alguém te ajude a fazer novos relacionamentos acontecerem. Por vezes, nossa timidez ou falta de assunto nos impede de levar uma conversa para frente, o que é muito prejudicial para a nossa vida social às vezes.

Para saber mais sobre a importância dos relacionamentos, dê uma olhada em nosso curso online de Psicanálise Clínica. É outra maneira legal de agregar conteúdo!

Na hora de fazer perguntas para conhecer alguém, provavelmente você será questionado também. Nesse momento, ter uma conversa interessante e culta faz toda a diferença, e o curso de Psicanálise te dá material para conversar por muito tempo. Experimente!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 16 =