Projeto de vida: o que é, 5 passos para criar

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Todos nós possuímos idealizações as quais queremos ver realizadas. Graças a isso, nos mobilizamos para torná-las concretas, empregando tempo e esforço para que deem certo. Descubra o real significado de projeto de vida e cinco passos para construir o seu.

O que é projeto de vida?

Um projeto de vida é um esquema onde você coloca as suas prioridades a longo prazo. Aqui, uma pessoa deposita suas expectativas no próprio destino, movendo as engrenagens para viver como quiser no futuro. Basicamente, é uma espécie de aposentadoria de realidade, onde você trabalha hoje para garantir o amanhã.

Esse tipo de planejamento tem um vínculo maior e direto com a felicidade. Isso porque nós, independente da realidade, desejamos aproveitar a vida de forma plena. Ainda que existam limites naturais, a ideia aqui é construir um campo onde teremos maior retorno emocional do que agora.

A finalidade principal desse planejamento é agregar bem-estar a alguém que sabe o que quer. Durante muito tempo, o indivíduo abre mão de muitos itens para acessar outros. Isso provoca frustração, visto que se empenha diariamente ao que deseja. Lutando com um esquema ao lado, pode aproveitar a vida como quer daqui a um tempo.

Qual a sua importância?

Fazer um planejamento de vida é o que nos liga a uma realidade em que acreditamos. Graças a isso, temos um combustível natural para seguir em frente, firmes diante das adversidades. É a forma que encontramos que criar resiliência aos empecilhos naturais e inerentes ao mundo em que vivemos.

Sem um projeto de vida, somos como uma árvore se desenvolvendo em terra infértil. Claro, mesmo com nossas deformações, continuamos a crescer. Contudo, somos incapazes de dar excelentes frutos e fazer a vida continuar ao nosso redor. Se não temos uma meta, não temos um porquê para crescer, aproveitar a vida e marcar nossa existência.

Portanto, ainda que acredite ser algo pequeno, trace um projeto para sua vida. Materialize o seu sonho através de ações e pensamentos. Ter um propósito é o que nos mantêm vivos, firmes e concentrados.

Benefícios

Fazer um projeto de vida mexe mais com o nosso corpo do que você pode imaginar. Nossas ligações internas se movem de um jeito completamente diferente quando canalizamos nossa energia em algo. Pode ser que não perceba de início, mas uma observação rápida pode limpar seus olhos. Veja o que pode encontrar em si mesmo:

Determinação

Para traçar qualquer meta de vida, precisamos ser incisivos e ter determinação. Por meio dela, conseguimos evitar distrações e focar unicamente no que queremos. Dessa forma, também podemos encontrar os caminhos mais viáveis e que facilitem a chegada até o que queremos.

Resiliência

Ainda que nossa viagem seja em linha reta, no caminho sempre haverá pedras, seja no chão ou caindo do céu. Nem tudo estará ao nosso favor e, infelizmente, isso é algo normal e esperado. Quando temos um sonho em mente e acreditamos nele, criamos uma casca contra arranhões. A resiliência permite responder adequadamente a qualquer impacto.

Tolerância

Mesmo que acreditemos piamente em nosso projeto de vida, alguém irá aparecer para depor contra, isto é, para indignificar nossas conquistas até o momento. Esse alguém poderá destacar pontos negativos e depreciadores também. Para alguém que já conquistou os itens acima, a tolerância não será problema. Quem movimenta seus sonhos é você mesmo e mais ninguém.

Exemplos

Para que entenda melhor a proposta do projeto de vida, acompanhe os exemplos abaixo. São coisas mais simples e corriqueiras, mas que ainda assim demandam trabalho para serem realizadas. Desde a sua concepção até a realização, são necessárias etapas de ajustes que servem como forma de aperfeiçoamento. Ajudam a lapidar melhor o sonho:

Faculdade

Muitos sonham em cursar o ensino superior e finalmente se formar naquilo para que sentem uma aptidão natural. Contudo, a faculdade não é um projeto fácil de ser feito. Nem sempre conseguimos uma bolsa de estudos e recorremos a financiamentos estudantis para quitar.

Na internet encontramos ótimos exemplos de conquista. Algumas pessoas recorrem ao seu lado empreendedor e vendem os mais variados produtos. Desde de chocolates, sacolés e até serviços. Qualquer coisa que os ajudem a alcançar sua meta. Na internet você encontra várias dicas para ganhar dinheiro durante a faculdade. Se esse é o seu projeto, vale a pena dar uma olhada!

Casamento

Ainda que alguns recorram a isso em pouco tempo de relação, muitos planejam por anos para que dê certo. É um momento único de suas vidas e deve ser trabalhado para que tudo ocorra bem. Note que é um projeto de vida em comum, visto que se cruza com o sonho de outra pessoa. Nesse caso, há bem mais variáveis a serem discutidas.

Leia Também:  Diferença entre psicólogo, psiquiatra e psicanalista?

Um negócio

Muitos não se contentam com a posição de empregado e desejam se tornar patrões. Com poucos recursos, mas com muitas ideias e motivação, transformam algo minúsculo em um empreendimento colossal. Grandes empresas foram construídas dessa forma e isso tende a se perpetuar. Como resultado, no devido tempo, acabam conseguindo a tão sonhada posição.

Cinco passos para criar o seu

Ao elaborar o seu projeto de vida, em primeiro lugar, você deve ter em mente aonde quer chegar. Ainda que seja um planejamento a longo prazo, você pode construir os pilares de que precisará lá na frente ainda hoje. São peças pequenas, mas vitais para realização do seu sonho. Veja cinco passos para criar o seu projeto:

Objetivos

Defina quais são os seus interesses no campo profissional e pessoal, estipulando metas para que as alcance. Veja como está agindo diante do que está próximo a você e comece a trabalhar em cima disso. Dessa forma, conseguirá se manter motivado com frequência ao longo do caminho.

Avalie-se

Pense em quais habilidades possui e quais precisará. Nesse caminho, pode criar condições e ferramentas que lhe serão úteis. Conhecer-se é um modo de se melhorar e trabalhar suas limitações.



Tempo

Visualize em quanto tempo você pode realizar cada objetivo. Isso te ajudará a se manter em um caminho esperado e seguro. Caso sinta que algo pode atrapalhar o cronograma, divida o objetivo principal em metas menores. Graças a isso, pode acompanhar cada esforço individual e verificar como anda o seu progresso.

Escolha as suas ações

Com pleno conhecimento sobre si e o momento, hora de se movimentar. Estude o seu objetivo por completo e verifique o que pode ser feito a partir daí. Assim poderá escolher os direcionamentos corretos dos quais precisará.

Contatos

É fato que não conseguimos ir longe sem ninguém ao lado. Pense em cada círculo que possui e veja como podem te ajudar a progredir. Neste caminho, a troca de experiências se faz vital aos seus planos.

Comentários finais

Um projeto de vida é a culminação de nossos desejos e sonhos. Por meio dele, marcamos a nossa existência aqui, atingindo o ápice de nossa felicidade. Afinal de contas, todos nós queremos ter os nossos desejos concretizados, não?

Nesse caminho, peço para pensar em algo que deseja bastante. Conseguiu? Ótimo, pois já pode trabalhar para colocá-lo em prática. Mesmo que possa parecer cedo, o seu Eu do futuro agradecerá pelo esforço.

Uma dica de como acrescentar conhecimento e equilívbrio ao seu futuro é o nosso curso de Psicanálise 100% online. Por meio dele, as conexões entre esforço e recompensa são melhores esclarecidas. Não o bastante, você se torna mais hábil a entender como as motivações resultam em situações mais complexas.

As aulas são totalmente online, dando liberdade para estudar onde e quando quiser. Ainda que distantes, os professores marcam presença constante através de dinâmicas e exercícios para lapidar a sua visão e perspectiva. O preço também não deixa a desejar, visto que é um dos menores disponíveis no mercado.

Quer ter acesso a educação certificada, de qualidade e com baixo custo? Faça já a sua matrícula. Um curso desse porte pode ajudar e muito em seu projeto de vida.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − oito =