Amor e Morte

Série Amor e Morte: sobre o sentimento de vingança

Publicado em Publicado em Cinema, Filmes e Séries

A Vingança presente na série Amor e Morte. Amor e Morte é uma série norte americana, que está presente na plataforma de filmes e séries da HBO Max. O que é importante fazer um retrato dessa série é toda pautada em um caso relato de fato real que aconteceu no estado do Texas.

Entendendo sobre a série Amor e Morte

Uma mulher, mãe de família, Candy Montgomery matou a machadadas uma vizinha e amiga sua chamada Betty Gore. O desfecho macabro que é exposto na série traz consigo diversas situações de cunho psicológico, no que diz respeito ao ato de violência a selvageria e barbárie, já que a mesma desferiu mais de 40 golpes de machado na sua ex amiga. O ponto que se pode pensar também é, se ela, Candy queria se defender qual motivo a fez desferir mais de quarenta golpes contra Betty?

Certamente é uma questão pertinente que pode remontar diversas situações que muitas das vezes já presenciamos, não somente em quesitos mais graves, mas na ideia da Vingança, uma palavra muito citada, muito glamourizada nos dias atuais. Logo a ideia aqui é fazermos um entendimento a respeito de desse crime diante das pulsões que nos levam a atitudes instintivas e impensadas, mas que de fato revelam o lado maldoso que pode estar presente em qualquer ser humano, já que todos nós podemos ter diversas situações impulsivas que podem nos levar a perder o controle sobre a nossa racionalidade e sermos agressivos com nossos semelhantes.

Há por trás de todo esse caso norte americano a ideia de um tema que é comum em nossa sociedade: relações extraconjugais, isso de fato demonstra o quão capaz pode ser o ser humano tanto para satisfazer seus instintos quanto para agir de forma vingativa. Candy se sente infeliz em sua vida matrimonial com Pat, por isso passa a acreditar que um relacionamento com alguém que lhe possibilite uma “emoção” pode de fato colocar sua vida conjugal nos trilhos, mas obviamente o casal em adultério passam a se encontrar com frequência, pois dominados pelas paixoes instintivas se deixam levar por esses encontros fortuitos.

Os relacionamentos na série Amor e Morte

Vê-se com isso que essa situação dos dois vai desencadear uma série de descobertas que vai levar ao desfecho macabro. Precisamos ter em mente que tal condição pode acontecer com cada pessoa, não no tocante ao caso extraconjugal em si, mas em reproduzirmos as nossas frustrações ou esperanças em algo ou alguém que possa possibilitar o acender de nossas esperanças amortecidas pelo tempo, pelos medos e angústias depositadas em nós pelo tipo de relacionamento que tenhamos, desde o amoroso, até mesmo o espiritual.

Com isso devemos levar em consideração que toda uma roupagem humanística e psicológica é revelada através dessa série, que certamente vem balizar muitas circunstâncias tão presentes, tão comuns na nossa vida cotidiana. Ponto importante a ser salientado é que em dada parte da apresentação Candy é levada ao psiquiatra que a submete a uma sessão de hipnose, certificando assim a importância do papel também da hipnose naquele tempo para tratar de situações de cunho psicológico.

Por esse aspecto podemos notar que o ser humano em si, sempre dependerá de profissionais específicos para tratativas de sua psique, o que de fato pode ser muito importante para perceber o potencial da psicanálise no repertório da construção de todo entendimento sobre cada um de nós, pois cada um de nós podemos ter muitas paixões que podem nos levar ao risco de até mesmo agir de maneira intempestiva contra as pessoas que amamos ou temos proximidade.

O adultério na série

Devemos levar em consideração algo que essa série vem nos apontar, as relações de amizade ao mesmo tempo podem fazer com que percamos a racionalidade, seja em quesitos bons ou deletérios, tenhamos em mente que toda amizade desarticulada de verdades pode se tornar um grande fardo para ambos, e para completar temos aqui o caso de adultério de Candy e Allan, que vai desencadear uma sistemática, descoberta posteriormente por Betty da traição do esposo; a paixão desenfreada gera com isso o desejo de vingança.

A vingança

No decorrer da história da humanidade é comum sabermos de diversas situações associadas à vingança. Na realidade pensamos na mesma como um recurso para lavar nossa honra de algo que sofremos, mas na realidade essa vingança vem de uma Paixão, pois a visão de um apaixonado é de cometer uma loucura, muitas e certamente de situações não pensadas, instintivas e que somente após o acontecido é que se vai ter uma dimensão mais racionalizada do ato em si. Max Weber, no tocante às suas Quatro Ações, vai englobar a vingança dentro da Ação Afetiva, isso sendo bem coerente, pois nossos afetos estando desajustados podem gerar diversas situações, muitas das vezes encadeadas em realidades com pequenas ou até grandes consequências.

No nosso caso em questão Betty e Candy, vão rivalizar essa paixão, tendo como centro o esposo de Betty, que ao descobrir o caso de traição, quase de maneira instantânea já planeja dar cabo da “amiga”; percebamos que não é algo tão incomum ou distante de cada um de nós, quando nos sentimos traídos, independente de qual situação seja, há dentro de nós esse mecanismo instintivo que já arquiteta alguma maneira de limpar a nossa honra que temos e acreditamos ter sido maculada, aqui com isso a ideia de amizade ou o que quer seja desaparece, deixando todo um rastro de Ira e um único desejo que é de vingar-se.

Hoje, temos as Redes Sociais, a Internet, onde também podemos “dar cabo” daquela pessoa que nos causou algum tipo de mal e não pensamos duas vezes antes de usarmos toda e qualquer ferramenta que dê essa expansão a nossos instintos primitivos de vingança. Há um fato na casa de Betty, que é o desfecho macabro onde a sua antiga amiga Candy, em um rompante de tentar se defender, mata com mais de quarenta golpes de machado a sua agora desafeta, Betty Gore.

A série Amor e Morte e o crime

O crime vai chocar a pequena localidade no estado do Texas, que não entendeu por quais motivos a dona de casa foi barbaramente assassinada com tanta crueldade. Se houve ali, uma suposta válvula de escape ou um Transtorno dissociativo como o psiquiatra disse ter havido e que certamente foi a mola mestra para a defesa de Candy, não se pode afirmar categoricamente, mas a Vingança em si, como já relatado, pode levar o indivíduo, por conta desse conceito de Paixão associada aos afetos levar a atos impensados e até mortais contra seu oponente.

Com isso somos levados a crer que a vingança é um mecanismo onde a pessoa que o faz não pensa nas consequências, depois do ato cometido perde-se toda visão humana, com isso a instabilidade emocional tira o centro ou o foco de nossa realidade, tenhamos a percepção que qualquer tipo de paixão pode gerar vários e vários gatilhos em nós perfazendo situações das mais grotescas possíveis, inclusive a vingança.

Por fim chegamos a uma conclusão daquilo que essa série nos apresenta é que as paixões podem nos levar a uma vingança irascível, pois muitas das nossas satisfações como pessoas não se dão somente no quesito comportamental, mas também de nossas paixões que podem alimentar uma série de situações que nos façam entender como pessoas ou também descobrir qual pessoa está em nós, a da vingança ou a da parcimônia no sentido de entender a nós e ao outro, independente de quem seja na nossa vida.

Este artigo sobre a série Amor e Morte foi escrito por Anderson Oliveira([email protected]), é professor da rede pública estadual. É formado em Ciências sociais e filosofia. Também trabalha fazendo palestras.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *