séries da Netlfix

13 séries da Netflix sobre mente e comportamento

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise e Cultura

Para quem busca um conteúdo mais profundo e imersivo, a Netflix carrega produções de alto valor integrativo. Por trás de infinitas produções dos mais variados gêneros, se encontram séries que trabalham diretamente a mente e comportamento humano. Vamos conferir uma lista com 13 séries da Netflix a respeito da mente humana.

Black Mirror

Começamos nossa lista de séries da Netflix a respeito da mente humana com um dos produtos mais famosos da década. Isso porque Black Mirror trabalha de forma atual o comportamento que o ser humano vem mantendo com a tecnologia recente. A perspectiva assombrosa mostrada na série nos faz questionar sobre nosso modo de vida.

O quarto de Jack

Merecidamente vencedor do Oscar de melhor atriz, O quarto de Jack mostra como a mente encontra escapes às tragédias. Presos em um cativeiro, mãe e filho usam de suas criatividades para aguentarem toda a situação. Entretanto, as soluções encontradas pelos personagens contrapõem vigorosamente a realidade e gera conflitos.

Holocausto brasileiro

A produção nacional mostra documentos do que aconteceu no Hospital Colônia, em Minas Gerais. Segundo o material, milhares de internos morreram em condições pavorosas porque foram vistos como vistos como loucos. Não tiveram dignidade em seus diagnósticos e pagaram com a vida o preço da ignorância da época.

The Sinner

Em The Sinner, vemos a história de Cora e o que a levou a cometer um assassinato sem qualquer explicação. A estranheza da personagem em relação ao mundo é explicada gradual e mergulhamos na construção de seu declínio. A produção faz paralelos importantes com as estruturas psicanalíticas, a fim de dar explicações sobre a mente da personagem.

The Handmaid’s Tale- O conto da Aia

Uma das séries da Netflix de maior sucesso necessita de estômago para ser assistida. Isso porque The Handmaid’s Tale constrói um estado totalitário onde as mulheres devem viver submissas. Com isso, acaba fazendo um paralelo histórico com o comportamento imposto à sociedade feminina. Em parte, tudo é conseguido pela:

Violência

Os governantes atuais dão duas opções às mulheres: ou cedem às suas vontades ou são castigadas. Isso acaba por construir um mecanismo de obediência, ao qual a comunidade feminina deve se subverter. Ainda que seja uma série, podemos observar que tal comportamento é repetido em algumas partes do mundo.

Falta de mediações

Não existe um caminho que intervenha a favor do grupo atingido. Como dito acima, ou obedecem ou são punidas, inclusive com a morte. Tal rotina acaba por silenciar pouco a pouco as vozes contrárias, que se veem indefesas na nova realidade.

Mindhunter

Construída em cima do trabalho de dois investigadores, aprendemos os padrões da mente de um serial killer. O melhor é que Mindhunter foge do clichê do gênero e oferta uma complexidade e crueza sobre a perversidade humana. Uma das melhores séries da Netflix por seu conteúdo vasto e avassalador.

Wild wild Country

Mostrando-se como um documentário bem construído, Wild wild Country trata de disparidades existenciais. Tudo se foca na entrada de um guru espiritual na pacata Antelope, no estado do Oregon. Por meio dele, relações conflituosas são construídas, já que:

O choque de cultura floresce

O guru espiritual propõe um estado de vida em desapego físico e material do mundo. Contudo, tal comportamento contrapõe o estilo de vida comum dos antigos habitantes da região. Eles não se mostram preparados para lidarem com o fanatismo religioso do dito guru em relação a vida.

Leia Também:  Interpretação de sonhos: 20 sonhos mais comuns

Sexualidade alheia

A crença promovida pelo guru fazia com que o grupo se despisse das convenções do mundo, literalmente. Não existia o mesmo pudor em relação ao corpo proposto pela sociedade mais normalizada dentro da comunidade. Isso acabava por enfurecer os mais conservadores, que repudiavam tal ação.

13 reasons why

A série causou controvérsia entre o público, de modo a expor um assunto bastante delicado. Tudo gira em torno de uma adolescente que se suicida e deixa 13 fitas explicando suas motivações. Ainda que seja bastante sensível quanto ao conteúdo gráfico, há um lado positivo.Depressivos passaram a procurar mais ajuda no CVV por conta dela.

Relatos selvagens

Com bastante humor, observamos como pessoas comuns esquecem das regras da sociedade em momentos de tensão. A série nos faz questionar o quanto vale a pena segurar nossos impulsos em situações tão críticas. Apesar de trabalhar a linha entre sanidade e loucura, contém momentos onde o público pode rir bastante.

Ferrugem

A produção brasileira configura entre as melhores séries da Netflix quando se fala em cyberbullying. Durante um passeio, uma jovem acaba perdendo o celular e depois descobre que um conteúdo íntimo seu circula na internet. Com isso, acaba experimentando consequências drásticas, mostrando o quanto nossas relações são frágeis atualmente.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


O presente

O presente, ou The Gift, mostra como o passado em pessoa pode afetar gradativamente a rotina de um casal. Quando um antigo conhecido retorna em suas vidas, um casal se vê obrigado a lidar com suas rachaduras. Ainda que direcionem o momento que vivem ao surgimento desse “amigo”, tudo parte diretamente da dualidade de suas mentes.

Atypical

A série conta a história de um jovem autista que busca ser independente e é feita magistralmente. Ao mesmo tempo em que nos aprofundamos em seu crescimento, constatamos o afastamento de outros personagens. É uma história sensível, bem construída e bastante inspiradora.

The fall

A série acompanha uma detetive que procura por um assassino em série que ataca apenas mulheres. Desde o começo já sabemos quem é, mas há um embaralhamento proposital para que duvidemos dessa verdade. Por meio da série, entramos em reflexões profundas a respeito da misoginia e como a mulher precisa de apoio socialmente.

Comentários finais sobre séries da Netflix que tratam do comportamento humano

Ainda que pareça bobo, assistir projetos visuais atualmente é uma tarefa complicada. A cada dia, mais e mais produções chegam ao catálogo de séries da Netflix e dificultam a escolha dos indecisos. Entretanto, já saber de antemão o que assistir facilita essa tarefa. Com tudo o que leu acima, procure eventualmente por conteúdos mais densos.

Isso fará com que tenha uma percepção mais esclarecida a respeito da mente humana. Ainda que se trate de entretenimento, servirá para que crie reflexões profundas a respeito da mente humana. O conhecimento é a melhor estrada que podemos percorrer a fim de descobrir mais sobre nós mesmos.

Falando em materiais didáticos como as séries da Netflix, também recomendamos que se inscreva em nosso curso virtual de Psicanálise para ter acesso a aulas e apostilas exclusivas. Através dele você pode percorrer um caminho seguro para que entenda as motivações de cada comportamento social. Ademais, a formação complementar também é direcionada a você mesmo, que acaba aprendendo a alimentar um autoconhecimento bastante engrandecedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dezoito =