Você sabe qual é o símbolo do autismo? Pois, toda a sociedade tem muito a aprender sobre essa causa. Então, confira o artigo para saber mais!

Símbolo do Autismo: qual é e o que significa

Posted on Posted in Conceitos e Significados

O símbolo do autismo ganhou muito destaque nos últimos anos. Isso porque, graças ao grande trabalho das associações de familiares de pessoas com autismo. Assim como aos avanços na formação de profissionais. Logo, o símbolo bem sendo cada vez mais disseminados na sociedade.

Qual símbolo do autismo?

O Transtorno do Espectro do Autista – TEA é um fenômeno com uma variedade de sintomas. E, como tal, tem vários símbolos e cores relacionados ao ser retratado na mídia. Sendo assim, você pode encontrar alguns dos símbolos e cores mais comuns usados para representar este autismo.

No entanto, precisamos esclarecer que existem vários símbolos que representam o autismo.  Portanto, entre os mais conhecidos estão a cor azul, a peça de quebra-cabeça e a borboleta. Dito isto, vejamos a seguir o que cada símbolo significa no Transtorno do Espectro Autista – TEA!

Porém, muitas organizações de conscientização sobre o autismo possuem símbolos próprios para torná-los mais reconhecíveis. Dessa forma, entender qual símbolo corresponde com qual organização e um pouco do significado por trás dessas cores pode ajudá-lo a entender os logotipos e outras figuras.

Contudo, embora existem esses símbolos, eles não são adotados por todos. Pois, as pessoas com esse espectro tendem a adotar sua própria maneira de representar como o autismo afeta suas vidas.

Símbolo do autismo: conheça quais são

A cor azul

2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Contudo, há toda uma mobilização durante todo o mês de abril. Assim, você poderá ver bastante azul sendo mostrado para apoiar a causa.

Além disso, a campanha “Light it Up Blue” incentiva as pessoas a usarem azul para promover a conscientização sobre o autismo. Nesse sentido, empresas também deixam as iluminação dos seus prédios nessa cor. Embora cada pessoa possa atribuir uma razão diferente para o porquê da cor azul como um representante do autismo.

Logo, argumenta-se que o azul é a cor do autismo porque é a cor do mar. Ou seja, uma comparação com as pessoas com autismo. Isso porque, elas podem ser calmas, mas às vezes seu comportamento pode ficar fora de controle.

Por outro lado, também é argumentado que, como o mar, as pessoas com autismo abrigam um mundo interior. E assim, todos ficariam fascinados em conhecer.

A peça de quebra-cabeça

A peça de quebra-cabeça também é um símbolo comum usado para representar o Transtorno do Espectro do Autista.  Pois, ela ficou famosa pela organização Autism Speaks. Contudo, o símbolo atraiu atenção positiva e negativa.

Isso porque, muitas pessoas com o espectro sentem que este símbolo mostra a ideia de que as pessoas com autismo “não se encaixam”. Ou seja, que elas não se encaixam nas expectativas dos diferentes círculos sociais.

Apesar disso, a peça de quebra-cabeça é combinada com a cor azul ou um espectro de arco-íris. Dessa forma, imagens de peças de quebra-cabeças representando autismo florescem na internet e em outras mídias visuais. Logo, diversos esportes, como corrida, luta livre e outras atividades usam esse símbolo para estimular as crianças autistas.

A borboleta

A borboleta é um símbolo novo para o autismo. Pois, ela foi uma sugestão para substituir a peça do quebra-cabeça. Dessa forma, a borboleta simboliza a beleza na diversidade, mudança em seu próprio tempo e desenvolvimento contínuo.

Leia Também:  Qual é o símbolo da paz? Significado e história

Nesse sentido, mostra que uma pessoa autista pode não desenvolver habilidades de acordo com os cronogramas de marcos estabelecidos. Porém, elas continuarão a se desenvolver todos os dias.

Logo, a borboleta é um símbolo positivo desse tipo de mudança. É também um símbolo da harmonia e beleza de uma perspectiva diferente. Dessa forma, muitos hoje o consideram um símbolo indicativo da beleza de um campo inédito e da importância do desenvolvimento contínuo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    A fita de conscientização do autismo

    A fita de conscientização do autismo é na verdade o logotipo oficial do mês nacional de conscientização do espectro. Assim, como é comum em campanhas como o Outubro Rosa, essa fita adota o mesmo formato. Contudo, ela possui diversas cores e desenhos de peças de quebra-cabeça.

    Além disso, as diferentes combinações de cores são usadas para representar a consciência do autismo, sendo a mistura mais comum vermelho, amarelo, verde e azul. Logo, as diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias que vivem com o transtorno.

    Vale lembrar que o brilho da fita sinaliza esperança. Ou seja, esperança de inclusão e a aceitação da sociedade, por exemplo.

    O símbolo do infinito

    O símbolo do infinito tem sido uma alternativa mais recente. Pois, o símbolo do infinito inspira pensamentos de inclusão para as pessoas do espectro. Sendo assim, em geral, ele é exibido com as cores do arco-íris ou uma cor sólida.

    A vista disso, o símbolo do infinito pode representar a matemática e o amor pelos números, algo compartilhado por muitas pessoas do espectro. Ademais, pode significar inclusão e integração de pessoas com autismo na sociedade em geral, uma vez que não há começo ou fim para este símbolo.

    Mãos postas

    Várias organizações usam o símbolo das mãos postas para representar a ideia de aceitação e apoio, tanto para pessoas autistas, quanto para as suas famílias. Sendo assim, o símbolo mostra duas cores diferentes de pessoas ou mãos para representar a aceitação e o acolhimento das diferenças.

    Conheça possíveis terapias para os autistas

    Saber lidar com crianças com autismo é um grande desafio. Pois, muitos pais e especialistas se perguntam quais os melhores caminhos para iniciá-las em uma vida “normal”. Além disso, em como desenvolvê-las de forma o mais autônoma possível.

    Nesse sentido, não são raros os relatos de crianças que são isoladas. Isso porque são consideradas problemáticas e de difícil manejo. Ademais, os adultos autistas encontram dificuldades no mundo do trabalho e em seus relacionamentos.

    Por isso, as terapias consideradas mais eficazes são as de tipo comportamental. Pois, elas trabalham com a sociabilidade e a independência das crianças no dia a dia. Portanto, se realizadas de forma precoce, essas terapias podem render muitos frutos.

    Nos últimos tempos, as pesquisas vêm dando muita atenção à ocitocina, o chamado “hormônio do amor”. Isso porque ele está envolvido na modulação de comportamentos sociais, como o vínculo com a mãe, por exemplo.

    Assim, alguns tratamentos à base de ocitocina destinados ao tratamento de crianças e adultos com autismo estão em desenvolvimento. Entretanto, sua possível eficácia ainda é vista com muitas controvérsias.

    Considerações finais sobre o símbolo do autismo

    Como vimos, há diferentes significados por trás do símbolo do autismo. Assim, todos visam representar a diversidade presente nas pessoas diagnosticadas com TEA. Então, se você quer aprender mais sobre este assunto, faça nosso curso online de Psicanálise. Assim, você aprenderá sobre a mente e comportamento humano. Portanto, não perca tempo e se inscreva agora mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *