Você já ouviu falar sobre a síndrome da visão de computador? Então, para entender sobre o assunto, confira o nosso post!

O que é síndrome da visão de computador

Você já ouviu falar sobre a síndrome da visão de computador? Cuidado! Hoje em dia, por conta da pandemia do covid-19, muitas pessoas estão mais tempo em frente às telas, tanto para trabalhar, quanto para o lazer.  Por isso, há diversos riscos para a saúde. Então, leia o nosso post para saber mais sobre o assunto!

Afinal, o que é síndrome da visão de computador?

A síndrome da visão de computador é um conjunto de sintomas e problemas. Eles estão relacionados com a visão que pode surgir quando a pessoa passa muito tempo na frente às telas. Ou seja, pelo uso de computadores, celulares, tablets e televisões.

O sintoma mais comum é a sensação de olhos secos. Contudo, essa síndrome nem sempre apresenta os mesmos sintomas, já que pode variar de pessoa para pessoa. Entretanto, algo em comum é o tempo de exposição na frente dessas telas. Assim, quanto maior essa duração, mais intensos serão esses sinais.

Além disso, pessoas que ficam muito tempo em frente a uma tela, e, que apresentarem algum sintoma relacionado com visão devem tomar cuidado. O ideal é que ela procure, o mais rápido possível, um oftalmologista. Assim, o profissional irá identificar se há algum problema. E, caso tenha, iniciar o tratamento mais adequado para aquela situação.

Quais os sintomas da síndrome da visão de computador?

Agora que entendemos o que é síndrome da visão do computador, confira quais são os sintomas:

• olhos secos;
  • dor de cabeça recorrente;
  • visão embaçada;
  • ardência nos olhos;
  • vermelhidão;
  • coceira;
  • fadiga ou cansaço ocular.

Saiba mais…

Além dos sintomas citados anteriormente, a pessoa pode ter fotofobia. Também conhecida como sensibilidade à luz, é uma condição visual que a pessoa tem quando seus olhos ficam expostos à claridade. Podendo ser artificial (telas de computadores e lâmpadas) ou natural (luz solar), sendo de qualquer intensidade.

Outro sinal muito comum, que vai além de problemas na visão, é a dor muscular ou articular. Em especial, nos ombros e no pescoço, pois a pessoa fica muito tempo na mesma posição e, até mesmo, de maneira incorreta.

Por fim, alguns fatores que contribuem para que esses sintomas ocorram podem estar relacionadas com:

• má iluminação;
  • distância incorreta entre a tela e os olhos:
  • má postura por um período muito longo;
  • falta de tratamento adequado, quando há problemas de visão;
  • não estar usando óculos quando deveria.

Porque surge a síndrome da visão de computador?

O fato de passar muito tempo na frente de uma tela exige que os nossos olhos trabalhem mais para acompanhar o que está acontecendo no monitor. Por isso, a nossa visão tende a ficar mais cansada, o que pode desenvolver os sintomas da síndrome.

Aliás, existe um outro ponto importante. Quando se está observando a tela por muito tempo, os nossos olhos piscam menos vezes, e isso contribui para o ressecamento. Como resultado, há uma sensação de olhos secos e queimação na vista.

Afinal, piscar os olhos é importante, pois serve para lubrificar a nossa córnea. E esses “fechamentos” rápidos servem como uma maneira de renovar a atenção para uma nova atividade a ser feita. Normalmente, piscamos 20 vezes por minuto, mas quando estamos na frente no computador, fazemos isso com menos frequência.

Como é feito o diagnóstico?

Na maioria das vezes, o diagnóstico da síndrome da visão de computador é feito por um profissional da área, o oftalmologista. Ele realiza um exame de visão, além de avaliar as queixas, o histórico e os hábitos da pessoa que apresenta alguns dos sintomas.

Assim, esse exame de visão, pode usar alguns diferentes aparelhos, como até aplicar algumas gotas nos olhos do paciente.

Qual é o tratamento do sintomas da síndrome da visão de computador?

Cada pessoa terá um tipo de tratamento para a síndrome da visão de computador, pois isso irá depender dos sintomas que ela apresenta. Além disso,reforçamos que esse procedimento deve ser orientado pelo oftalmologista.

Ademais, os tipos de tratamento mais utilizados são:

• aplicação de colírios lubrificantes que visa melhorar a sensação de queimação e olhos secos;
  • uso de óculos a fim de corrigir problemas de visão, em especial para pessoas que têm problemas para enxergar de longe;
  • terapia ocular, que inclui vários exercícios que ajudam os olhos a focar melhor.

Cuidados que devemos ter no dia a dia para evitar essa síndrome

Se atentar aos sintomas, é fundamental. Entretanto, adotar alguns cuidados simples durante a sua rotina em frente às telas pode evitar a síndrome. Então, veja algumas dicas que você deve colocar em prática:

• fique a uma distância entre a tela e os seus olhos, em geral de 40 a 70 cm;
    • use uma boa iluminação (que não cause um brilho no monitor);
    • mantenha uma postura adequada e correta enquanto estiver sentado;
    • descanse a cada uma hora na frente do computador, por pelo menos cinco minutos. Ainda, a dica é olhar algo a cerca de seis metros de distância, como uma paisagem.

Além disso, tente piscar mais quando estiver usando o computador e o celular. Como já foi dito, esse reflexo natural que todos nós temos é fundamental para a lubrificação ocular, o que pode ajudar a evitar a síndrome da visão de computador.

Passar muito tempo na frente das telas pode causar miopia?

A miopia é um distúrbio da visão em que pessoa sente dificuldade para enxergar de longe. Aliás, ela ocorre quando o globo ocular é mais alongado do que o normal, por isso as imagens são formadas antes da retina. Como resultado, há dificuldade para ver objetos que estão longe.

Entretanto, as pessoas também podem ter a falsa miopia. Esta já não tem ligação com o tamanho do globo ocular. Mas, é causada pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Em especial a luz azul emitida pelos computadores, celulares e tablets.

Nesse sentido, é fundamental fazer consultas e exames de rotina. Pois, apenas o oftalmologista pode realizar o diagnóstico para identificar os problemas de visão.

Considerações finais sobre a síndrome da visão de computador

Como podemos ver no nosso post, devemos nos atentar aos sintomas da síndrome da visão de computador. Por isso, com hábitos simples é possível evitar problemas mais sérios. Portanto, o conhecimento é importante, por isso temos um convite especial para você.

Conheça o nosso curso online e completo de Formação em Psicanálise Clínica. Além da base teórica dessa rica área do saber humano nos dois últimos séculos, o aluno poderá realizar atendimento clínico. São 18 meses de curso, envolvendo: teoria, supervisão, análise e monografia.

Então, se você gostou do nosso post sobre síndrome da visão de computador, deixe seu comentário. Aliás, não deixe de conhecer o nosso curso e conhecer essa e outras síndromes. Não perca tempo e se inscreva agora mesmo!