Sociedade Atual aos Olhos de Freud

Posted on Posted in Psicanálise

Diante de tantos comportamentos apresentados pela sociedade atual, Freud teria muito o que investigar. O psiquiatra teria que interpretar o que está além do objeto em si, ou seja, da sociedade, mediante o comportamento apresentado. Além disso, a Psicanálise teria uma grande atuação, a fim de sanar questões mal ou não resolvidas.

“Freud acreditava que as pessoas podiam ser curadas, tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, obtendo assim a percepção. O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, isto é, conscientizar o inconsciente. É ter uma experiência catártica, de cura, para que a pessoa possa ser ajudada”. (Juliana Battistelli).

A psique humana de cada membro da sociedade atual

Nesse sentido, as pessoas deveriam buscar seu autoconhecimento e/ou resoluções e entendimentos das perturbações que assolam a sua psique humana. Essas perturbações levam ao isolamento, a doenças patológicas e, muitas vezes, ao suicídio.

A nossa sociedade encontra-se adoecida e muitas são as causas. Porém, pouca é a intervenção e a cura para estes males. Males estes que assolam a mente humana, fazendo das pessoas, prisioneiras de si mesmas.

Independente de classe social, cor, sexo, religião e idade, muitas pessoas vivem em um cárcere mental. Elas criam situações (antecipadas ou não) e vivem preocupadas com as opiniões alheias, que só as diminuem e interferem em sua autoestima.

A mente humana e os avanços tecnológicos da sociedade atual

Diante de tantos avanços tecnológicos e médicos, ainda nos deparamos com o grande mistério da humanidade: a mente humana. Freud teve essa visão ao investigá-la e trazer à tona a Psicanálise.

Essa ciência iniciou estes estudos com o intuito de verificar os componentes que formam a psique humana. Em outras palavras, o inconsciente. Freud organizou o aparelho psíquico em três instâncias: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente.

E hoje, como Freud faria essa organização do inconsciente diante do comportamento das pessoas? Será que teria a mesma visão que a tempos atrás? Nos dias atuais, há várias influências do meio externo no meio interno.

Essas influências interferem no comportamento da sociedade atual, como, por exemplo, atos que levam a traumas (agressividade, preconceito, violência, aborto, abuso sexual, etc).

Além disso, podemos citar o desemprego, o uso desordenado das tecnologias, a situação financeira, a velocidade e exagero das informações, as doenças psicológicas e tantos outros.

Qual seria a visão de Freud sobre a sociedade atual?

Do meu ponto de vista, creio que Freud teria muito o que observar, investigar e analisar, a fim de apurar os fatos e/ou meios que possam estar interferindo na sociedade atual.

Ademais, ele deveria correlaciona-los aos comportamentos apresentados pela sociedade, a fim de chegar a um parecer fiel, tendo o suporte da Neurociência, da Psicofarmacologia e tantas outras ciências, assim como teve das de sua época.

Desse modo, dentre os comportamentos apresentados, relaciono ao comportamento sexual. Será que a repressão dos desejos seria uma das causas desse comportamento desordenado que estamos presenciando? Será que ele tem a finalidade de sanar algo vivenciado na infância e que resultou em traumas experimentados?

O Complexo de Édipo e de Eléctra impactariam a sociedade atual

O Complexo de Édipo ou de Eléctra teria consequência nesses comportamentos? Isso porque, caso o desenvolvimento ocorra de forma saudável, o menino (Édipo) ou a menina (Eléctra) perceberá a possibilidade da perda do amor dos pais.

Desse modo, eles desinvestem na mãe ou no pai como objeto de desejo. Assim, passam a buscar outro objeto desejado, podendo ingressar no mundo cultural e social. Também podem ser pessoas resolvidas, felizes e fazendo o (a) outro (a) feliz e, ambos, realizados.

Sabe-se que a evolução psicossexual tem fases de desenvolvimento sexual, as quais têm o direcionamento dos instintos sexuais a determinadas áreas do corpo e que promovem prazer. Mas, sabe-se que muitas pessoas desconhecem o seu corpo e as áreas que lhes dão prazer. Isso interfere muito no relacionamento a dois.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    As consequências de cada fase de desenvolvimento sexual podem deixar marcas permanentes no funcionamento psíquico do sujeito. Daí, vemos pessoas que não conseguem se relacionar ou vivenciam alguma dessas fases e percebem o quão necessária é essa experiência para a resolução de questões pessoais, que acarretam no seu social.

    As contribuições de Freud para a Psicanálise

    Por fim, concluo que Freud foi e continua sendo um grande colaborador para o desenvolvimento do ser humano com a Psicanálise. Ele desvenda os mistérios existentes na mente humana e, consequentemente, os entendimentos sobre a gênese das constituições psíquicas.  A Psicanálise continua tão atual quanto era em sua época e tem um papel primordial no desenvolvimento mental da sociedade atual em si.

    “A psicanálise promove a consciência de padrões de emoções e comportamentos inconscientes, desadaptativos e habitualmente recorrentes. Isso permite que aspectos anteriormente inconscientes do self se integrem e promovam um ótimo funcionamento da mente, cura e expressão criativa” (Juliana Battistelli).

    Fisher e Greenberg (1977), em uma revisão da literatura, concluíram que a teoria psicanalítica não pode ser aceita ou rejeitada como um pacote. É uma estrutura completa consistindo de muitas partes, algumas das quais devem ser aceitas, outras rejeitadas e outras remodeladas para cada caso.

    Conheça mais sobre a influência da Psicanálise Clínica na sociedade atual!

    Você gostou desse assunto? Então deixe um comentário aqui embaixo. Sua opinião é importante para nós.

    Clique aqui e leia mais artigos relacionados a Psicanálise Clínica e a sua influência na nossa sociedade atual.

    One thought on “Sociedade Atual aos Olhos de Freud

    1. A Psicanálise desvenda a mente humana e leva a pessoa a perceber a realidade como de fato ela é. Apesar da evolução promovida pela tecnologia e tantas outras áreas do conhecimento humano até o presente momento, milhões de indivíduos ´ainda vivem com a mente vedada pelo desconhecimento ou ignorância concernente aos princípios de bem viver. Estamos na terceira década do século XXI e ainda é tão forte entre nós o preconceito, a violência, o analfabetismo acadêmico e político etc o que não só parece causar estagnação, mas um real retrocesso da humanidade. Certamente a Psicanálise pode lançar luz para nos libertas das trevas da ignorância.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.