Sociedade Atual aos Olhos de Freud

Posted on Posted in Psicanálise

Diante de tantos comportamentos apresentados pela sociedade atual, Freud teria muito o que investigar. O psiquiatra teria que interpretar o que está além do objeto em si, ou seja, da sociedade, mediante o comportamento apresentado. Além disso, a Psicanálise teria uma grande atuação, a fim de sanar questões mal ou não resolvidas.

“Freud acreditava que as pessoas podiam ser curadas, tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, obtendo assim a percepção. O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, isto é, conscientizar o inconsciente. É ter uma experiência catártica, de cura, para que a pessoa possa ser ajudada”. (Juliana Battistelli).

A psique humana de cada membro da sociedade atual

Nesse sentido, as pessoas deveriam buscar seu autoconhecimento e/ou resoluções e entendimentos das perturbações que assolam a sua psique humana. Essas perturbações levam ao isolamento, a doenças patológicas e, muitas vezes, ao suicídio.

A nossa sociedade encontra-se adoecida e muitas são as causas. Porém, pouca é a intervenção e a cura para estes males. Males estes que assolam a mente humana, fazendo das pessoas, prisioneiras de si mesmas.

Independente de classe social, cor, sexo, religião e idade, muitas pessoas vivem em um cárcere mental. Elas criam situações (antecipadas ou não) e vivem preocupadas com as opiniões alheias, que só as diminuem e interferem em sua autoestima.

A mente humana e os avanços tecnológicos da sociedade atual

Diante de tantos avanços tecnológicos e médicos, ainda nos deparamos com o grande mistério da humanidade: a mente humana. Freud teve essa visão ao investigá-la e trazer à tona a Psicanálise.

Essa ciência iniciou estes estudos com o intuito de verificar os componentes que formam a psique humana. Em outras palavras, o inconsciente. Freud organizou o aparelho psíquico em três instâncias: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente.

E hoje, como Freud faria essa organização do inconsciente diante do comportamento das pessoas? Será que teria a mesma visão que a tempos atrás? Nos dias atuais, há várias influências do meio externo no meio interno.

Essas influências interferem no comportamento da sociedade atual, como, por exemplo, atos que levam a traumas (agressividade, preconceito, violência, aborto, abuso sexual, etc).

Além disso, podemos citar o desemprego, o uso desordenado das tecnologias, a situação financeira, a velocidade e exagero das informações, as doenças psicológicas e tantos outros.

Qual seria a visão de Freud sobre a sociedade atual?

Do meu ponto de vista, creio que Freud teria muito o que observar, investigar e analisar, a fim de apurar os fatos e/ou meios que possam estar interferindo na sociedade atual.

Ademais, ele deveria correlaciona-los aos comportamentos apresentados pela sociedade, a fim de chegar a um parecer fiel, tendo o suporte da Neurociência, da Psicofarmacologia e tantas outras ciências, assim como teve das de sua época.

Desse modo, dentre os comportamentos apresentados, relaciono ao comportamento sexual. Será que a repressão dos desejos seria uma das causas desse comportamento desordenado que estamos presenciando? Será que ele tem a finalidade de sanar algo vivenciado na infância e que resultou em traumas experimentados?

O Complexo de Édipo e de Eléctra impactariam a sociedade atual

O Complexo de Édipo ou de Eléctra teria consequência nesses comportamentos? Isso porque, caso o desenvolvimento ocorra de forma saudável, o menino (Édipo) ou a menina (Eléctra) perceberá a possibilidade da perda do amor dos pais.

Desse modo, eles desinvestem na mãe ou no pai como objeto de desejo. Assim, passam a buscar outro objeto desejado, podendo ingressar no mundo cultural e social. Também podem ser pessoas resolvidas, felizes e fazendo o (a) outro (a) feliz e, ambos, realizados.

Sabe-se que a evolução psicossexual tem fases de desenvolvimento sexual, as quais têm o direcionamento dos instintos sexuais a determinadas áreas do corpo e que promovem prazer. Mas, sabe-se que muitas pessoas desconhecem o seu corpo e as áreas que lhes dão prazer. Isso interfere muito no relacionamento a dois.

As consequências de cada fase de desenvolvimento sexual podem deixar marcas permanentes no funcionamento psíquico do sujeito. Daí, vemos pessoas que não conseguem se relacionar ou vivenciam alguma dessas fases e percebem o quão necessária é essa experiência para a resolução de questões pessoais, que acarretam no seu social.

As contribuições de Freud para a Psicanálise

Por fim, concluo que Freud foi e continua sendo um grande colaborador para o desenvolvimento do ser humano com a Psicanálise. Ele desvenda os mistérios existentes na mente humana e, consequentemente, os entendimentos sobre a gênese das constituições psíquicas.  A Psicanálise continua tão atual quanto era em sua época e tem um papel primordial no desenvolvimento mental da sociedade atual em si.

“A psicanálise promove a consciência de padrões de emoções e comportamentos inconscientes, desadaptativos e habitualmente recorrentes. Isso permite que aspectos anteriormente inconscientes do self se integrem e promovam um ótimo funcionamento da mente, cura e expressão criativa” (Juliana Battistelli).


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Fisher e Greenberg (1977), em uma revisão da literatura, concluíram que a teoria psicanalítica não pode ser aceita ou rejeitada como um pacote. É uma estrutura completa consistindo de muitas partes, algumas das quais devem ser aceitas, outras rejeitadas e outras remodeladas para cada caso.

Conheça mais sobre a influência da Psicanálise Clínica na sociedade atual!

Você gostou desse assunto? Então deixe um comentário aqui embaixo. Sua opinião é importante para nós.

Clique aqui e leia mais artigos relacionados a Psicanálise Clínica e a sua influência na nossa sociedade atual.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =