música legião urbana

Tempo Perdido (Legião Urbana): letra e interpretação

Posted on Posted in Conceitos e Significados

A banda Legião Urbana é bastante conhecida no Brasil por causa do seu repertório atemporal. Tempo Perdido é reconhecida como um hino da reflexão e transformação dos anos 80. Em vista disso que a nossa equipe fará uma análise profunda a respeito dessa canção.

Letra da música tempo perdido

Todos os dias quando acordo

Não tenho mais o tempo que passou

Mas tenho muito tempo

Temos todo o tempo do mundo

Todos os dias, antes de dormir

Lembro e esqueço como foi o dia

Sempre em frente

Não temos tempo a perder

Nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo

E tão sério

E selvagem! Selvagem!

Selvagem!

Veja o sol

Dessa manhã tão cinza

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    A tempestade que chega

    É da cor dos teus olhos

    Castanhos

    Então me abraça forte

    E diz mais uma vez

    Que já estamos

    Distantes de tudo

    Temos nosso próprio tempo (repete 3x)

    Não tenho medo do escuro

    Mas deixe as luzes

    Acesas agora

    O que foi escondido

    É o que se escondeu

    E o que foi prometido

    Ninguém prometeu

    Nem foi tempo perdido

    Somos tão jovens

    Tão jovens! Tão jovens!

    Contexto

    A canção Tempo Perdido da Legião Urbana nasceu em um momento complicado para o Brasil. Os brasileiros tentavam se recuperar dos efeitos da ditadura militar em 1985 enquanto o Plano Cruzado vigorava. Em suma, esse plano era uma estratégia para diminuir a hiperinflação e o povo viveu instabilidades financeiras durante o período.

    Enquanto o país tentava se recuperar na política e economia, os jovens pareciam perdidos em meio a esses eventos. Sendo uma das maiores vozes daquele tempo, Renato Russo transmitiu o que a juventude sentia. Por causa da falta de avanços sociais, a década de 80 é considerada como uma “década perdida”.

    Apesar do título, Tempo Perdido da Legião Urbana é um lembrete para nós mudarmos nossas prioridades. Além disso, mudar também a nossa maneira de viver se necessário. Em outras palavras, nos dedicarmos ao que é importante de verdade para nós.

    Interpretação da música “Tempo Perdido” da Legião Urbana

    Tempo Perdido faz uma reflexão a respeito da passagem do tempo. Além de não poder recuperar o seu passado, o ser humano também não consegue evitar o futuro. É um sentimento compartilhado, visto que o Eu lírico da música parte do singular para o plural na música.

    Existe uma dualidade em relação ao trabalho quando o Eu lírico recita “nosso suor sagrado”. Dito de outra forma, o trabalho descrito por ele é algo digno e bastante honrado. Contudo, o esforço diário para sobreviver esgota as nossas vidas.

    Ademais, o “sangue amargo” faz referência as pessoas que enriquecem explorando o trabalho dos outros. Renato Russo faz uma crítica a respeito de como o capitalismo é nocivo para a sociedade pobre. A música denuncia como as pessoas gastam o seu tempo e humanidade para tentar sobreviver.

    O ciclo da ansiedade

    Segundo a análise da letra de Tempo Perdido, a maioria das pessoas possui um comportamento regular. É uma rotina de reflexão constante a respeito de questões cotidianas, mesmo quando o indivíduo deveria descansar. Ou seja, “Todos os dias quando acordo” e o verso “Todos os dias / Antes de dormir” se referem à ansiedade.

    Leia Também:  Será (Legião Urbana): letra e significado

    Talvez a maioria das pessoas, quando vai dormir, lembre do seu dia e faça uma análise a respeito dele. Contudo, logo precisa esquecer, pois a vida continua e há outras obrigações a cumprir. Além de gerar ansiedade por causa dos deveres, o cotidiano dessas pessoas não as deixa aproveitar o presente nas suas vidas.

    Você não está sozinho

    Alguns parágrafos atrás nós afirmamos que o Eu lírico de Tempo Perdido da Legião Urbana não está sozinho. O pronome “nosso” indica que a angústia retratada pelo cantor é a mesma de uma multidão. Desse modo, a mensagem da canção expõe os problemas que a maioria das pessoas sempre vivencia em silêncio.

    Por exemplo, transporte precário ou condições de trabalho que prejudicam a saúde de uma pessoa. Enquanto muitos trabalhadores dão o melhor de si, muitas vezes nem são recompensados como deveriam. Entretanto, assim como muitos outros, a necessidade falta mais alto e eles precisam sobreviver.

    O amor como refúgio

    Ao dizer “veja o sol”, o Eu lírico tem o intuito de chamar a presença de outra pessoa. Tudo porque um futuro sombrio se aproxima, algo evidenciado nos versos “manhã tão cinza” e “tempestade que chega”. Entretanto, a luz do sol e da esperança ainda existem nos olhos castanhos da amada.

    Assim:

    O amor se torna uma espécie de refúgio

    O verso “Então me abraça forte” indica que nós podemos ter a sensação de segurança e conforto com alguém amado. Portanto, é importante.

    Escape

    Por causa das dificuldades, muitas pessoas preferem um mundo somente delas para fugir da realidade. O amor pode não acabar com os problemas, mas ajuda a diminuir o sofrimento que eles causam.

    União

    O verso “Temos nosso próprio tempo” indica que os amantes estão se unindo mais e mais por causa da pressão externa. ou seja, juntos talvez possam fazer uma diferença maior.

    Lições

    A letra de Tempo Perdido conta uma história de aprendizado do ser humano. Por meio da poesia, Renato Russo descreve a jornada de crescimento do ser humano quando:

    Reconhece as suas limitações

    Mesmo que reconheça a sua força, o Eu lírico de Tempo Perdido assume as suas fraquezas. Ele reflete a respeito do seu modo de viver e das vivências do seu presente nos versos “Não tenho medo do escuro / Mas deixe as luzes / Acesas agora”.

    Não existe “tempo perdido”

    Todas as vivências que tivemos contribuíram para o nosso crescimento. Portanto, é difícil afirmar que há “tempo perdido” ou desperdiçado no aprendizado. Além disso, no verso “somos tão jovens” indica que nós temos uma vida pela frente para ser vivida.

    A mudança é possível

    Renato Russo tem o intuito de explicar se nós estamos desperdiçando as nossas vidas ou não. Ainda que nós tenhamos nossas preocupações, devemos lembrar que há um futuro a caminho. Logo, nós podemos rever quais são as nossas prioridades e mudar algumas atitudes.

    Considerações finais sobre Tempo Perdido

    A música Tempo Perdido é uma reflexão a respeito da passagem do tempo que causa angústia na humanidade. Por meio do eu lírico da canção nós podemos nos reconhecer na confusão mental que a rotina nos causa.

    Nesse sentido, a vida é repleta de desafios e Renato Russo foi bastante sensível ao descrever alguns deles. Mesmo que, às vezes, seja difícil perceber, estarmos vivos pode ser uma experiência extraordinária. Com certeza a dúvida quanto a ter tempo ou não nos assombrará, mas não deve nos impedir de viver.

    Leia Também:  O que é Viés de Sobrevivência em Psicologia?

    Você pode refletir melhor a respeito de Tempo Perdido com o nosso curso online de Psicanálise. As aulas virtuais são ideais para desenvolver o seu autoconhecimento e desbloquear o seu potencial. Portanto, com o conhecimento da Psicanálise em suas mãos você encontrará soluções efetivas para os obstáculos do seu desenvolvimento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezoito + dezoito =