tomista

Tomismo: a filosofia de São Tomás de Aquino

Posted on Posted in Filosofia

O Tomismo é uma doutrina filosófica-cristã desenvolvida no século XIII por Tomás de Aquino, um estudioso dominicano.

Ele trouxe teorias que conciliavam os pensamentos de Aristóteles e Santo Agostinho.

Dessa forma, Tomás de Aquino demonstrou que teologia e filosofia não são opostas, mas se complementam para explicar a existência do ser e da razão.

Quem foi São Tomás de Aquino?

Tomás de Aquino (1225-1274) foi um frade católico dominicano italiano, cujas obras tiveram forte influência na teologia e filosofia, especialmente pela tradição Escolástica.

O Escolasticismo é um método de pensamento crítico e aprendizagem que concilia a fé cristã e o pensamento racional.

Tomás de Aquino é considerado o pai do Tomismo, uma doutrina filosófica-cristã desenvolvida por ele no século XIII.

Suas ideias tiveram ampla difusão na ética, teoria política, ética e jusnaturalismo. Ele seguia a filosofia aristotélica, mesclando-a com o cristianismo, o que o levou a se opor a algumas ideias do catolicismo.

As principais obras de Tomás de Aquino são a “Suma Teológica” e a “Suma contra Gentios”, que ainda hoje integram a liturgia da Igreja Católica.

Devido à sua importância, Tomás de Aquino foi considerado professor pela Igreja Católica para aqueles que estudam para o sacerdócio, e foi canonizado como Santo.

Além disso, em 1568, o Papa Pio V o proclamou Doutor da Igreja.

Algumas obras de São Tomás de Aquino

  • Summa contra gentiles;
  • Scriptum super sententiis;
  • Summa theologiae;
  • Opuscula philosophica;
  • Rescripta;
  • Opuscula polemica pro mendicantibus;
  • Censurae;
  • Responsiones
  • Opuscula theologica.

O que é tomismo?

A filosofia escolástica de São Tomás de Aquino é chamada de tomismo, que, em suma, é caracterizada pelo ensinamento de conciliar o aristotelismo com o cristianismo.

Isso quer dizer que Aquino objetivava integrar os pensamentos aristotélicos e neoplatônico aos textos bíblicos.

Em resultado, gerou uma filosofia do ser, com inspiração na fé e na teologia científica, inspirada em Aristóteles, Platão e Santo Agostinho.

Em resultado, criou diversas doutrinas, que resultaram em sistema teológico e filosófico próprio, que ficou conhecido como tomismo.

Basicamente, o destaque do tomismo se dá por sua essência ser utilizar a metafísica em favor da teologia, trazendo um pensamento racionalista. O que acabou, à época, por, de certo modo, ameaçar a concepção do cristianismo acerca da realidade.

Entretanto, para Aquino os conceitos cristãos e aristotélicos não se chocam, embora distintos, eles são harmônicos entre si.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Assim, demonstrou que os ensinamentos sobre a realidade, segundo o cristianismo, deve utilizar a filosofia como seu auxiliar no conhecimento do ser.

    Desse modo, o tomismo é, em suma, uma doutrina filosófica-cristã, dedicada ao esclarecimento da relação entre a verdade revelada e a filosofia, ou seja, entre a fé e a razão.

    Doutrina tomista

    O tomismo, precipuamente, demonstra a existência do ser e a natureza de Deus, conforme a razão.

    Ou seja, a filosofia e a teologia não são conflitantes, mas sim se complementam.

    Assim, o racionalismo da doutrina que fez com quem sobrevivesse ao cristianismo, em tempos que o pensamento filosófico tomou forma, passando a ser o dominante.

    tomismo esquema

    Ao longo do tempo, com o progresso da tecnologia e a evolução da sociedade, sobremaneira da rural para a urbana, com o crescimento do mercado, trouxe uma mudança de mentalidade.

    Onde as novas gerações passaram a querer controlar as forças naturais pelo uso da razão.

    Para Tomás de Aquino o mundo não era explicado a partir de Deus, mas sim sobre a experiência sensorial.

    Assim, utilizando-se da racionalidade, consegue explicar a existência de Deus. Partindo da máxima aristotélica de que “nada está na inteligência sem antes de ter estado nos sentidos”.

    Nesse sentido, Aquino formulou as chamadas de “Cinco Vias”, sendo cinco argumentos que comprovaria a existência de Deus e seus efeitos.

    Sendo elas:

    1) Primeiro Motor

    Tudo aquilo que se movimenta é movido por alguém, sendo que este alguém não é imóvel. Ou seja, deve existir um motor que dá início ao movimento. Desse modo, deve sempre haver uma origem para o fenômeno do movimento, ou seja, um motor, movido por alguém, que seria, então, Deus.

    2) Causa Primeira ou Causa Eficiente

    Toda causa é efeito de outra, porém, a primeira, que seria a causa não causada, que deu origem, seria Deus. Em outras palavras, todas as coisas que existem não possuem a causa eficiente de existirem, sendo elas resultado de outra causa.

    Ou seja, é necessário acontecer uma causa original, que, porém, não foi criada por ninguém. Sendo assim, Deus seria esta causa primeira ou efeito primeiro.

    3) Ser Necessário

    Em consequência da teoria anterior, para Tomás de Aquino, todos os seres podiam deixar de existir e, desse modo, nada existiria, fato este que é inadmissível. Então, é necessário admitir a existência de um Ser superior e eterno, a causa necessária para tudo que existe, Ser este que é Deus.

    4) Ser Perfeito

    Existem graus de perfeição nos seres, onde uns são mais perfeitos, belos, verdadeiros que outros, juízo de valor sobre o qual até hoje fazemos. Partindo deste raciocínio, Tomás de Aquino concluir que deve haver um ser que tenha o máximo de perfeição, a perfeição absoluta. Sendo, então, este a causa dos graus de perfeição dos outros seres, sendo este Deus.

    5) Inteligência Ordenadora

    Há uma ordem no Universo, onde cada coisa tem a sua função, a qual não ocorre por acaso, nem tampouco pelo caos. Então, há um ser inteligente que estabelece a ordem de cada um, para que cada coisa cumpra seu objetivo. Sendo esta Inteligência Ordenadora, Deus.

    Aspectos gerais da filosofia tomista

    Com seu pensamento original e inovador, Tomás de Aquino se evidencia pela sua concepção da existência dos seres. Mostra existir um ser supremo, de total perfeição, que criou todas as outras coisas e seres.

    Sendo a Deus atribuído todo esse processo criativo, onde todas as suas criaturas possuem o amor a Deus como tendência natural.

    Para ele a teologia deve aceitar a autoridade da fé, porém, através do uso da razão atinente à filosofia. Para Aquino, a crença em um Deus se complementa a ordem da natureza, não sendo o mundo uma consequência do sobrenatural.

    Em suma, o tomismo é o conjunto das teorias de Tomás de Aquino, que apresentou novos conceitos para a existência de Deus, por meio de “Cinco Vias”. Partindo da filosofia aristotélica, ele acabou por unir fé e razão.

    Ao longo da história, como resultado das teorias de Tomás de Aquino, o tomismo, se buscou responder questões relacionadas ao comportamento humano.

    Ainda que tenha vivido no Século XIII, os pensamentos de Aquino ainda nos são relevantes para explicar o agir humano, tanto pelo aspecto cristão quanto filosófico.

    Sendo, inclusive, seus escritos influência em muitos debates, principalmente, sobre ética.

    tomismo citação

    Quer aprender mais sobre filosofia e comportamento humano?

    Por fim, se você gostou desse artigo sobre tomismo, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise, onde, aprenderá como se dá o comportamento humano, inclusive sob o aspecto filosófico.

    Além disso, se você quer saber mais sobre tomismo, tire suas dúvidas inserindo seus comentários logo abaixo. Teremos o maior prazer de conversar com você sobre o assunto.

    Também, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais, nos incentivando a sempre elaborar conteúdos de qualidade.

    One thought on “Tomismo: a filosofia de São Tomás de Aquino

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *