filme Pequena Miss Sunshine

Pequena Miss Sunshine (2006): sinopse e análise do filme

Posted on Posted in Filmes

O que significa vencer na vida? Esta é uma das primeiras reflexos que temos ao assistir o Filme Pequena Miss Sunshine (2006). A trama é relativamente simples, de uma família que leva sua filha para um concurso de beleza, embora esta não esteja nos padrões exigidos. Ainda assim, tem toda uma família que se mobiliza para apoiá-la.

Durante esta trajetória, o filme mostra a história de cada um dos integrantes dessa família, que, pelos critérios sociais, sobretudo seria disfuncional. Entretanto, ao vermos a história de cada um dos personagens nos mostra as crenças limitantes enraizadas na sociedade, sobre o que é sucesso e, sobretudo, qual o valor da instituição familiar.

Sinopse Pequena Miss Sunshine

Oliver, a filha do casal Richard e Sheryl tem o sonho de concorrer no concurso de beleza Pequena Miss Sunshine, e, quando convidada para participar, a família embarca em uma viagem. Participam dessa empreitada o irmão mais velho, Dwayne, o tio Frank e o avô Edwin.

Então, os seis integrantes da família partem em uma viagem entre o Novo México e a Califórnia, em uma perua Kombi velha, até mesmo porque a situação financeira familiar não permitia outra opção. Durante a viagem, a Kombi acaba por simbolizar a união das pessoas, fortalecendo seus vínculos afetivos.

Em suma, a família foge totalmente dos padrões sociais, composta de um pai que dá palestras sobre autoajuda, mas que, na verdade, sua vida demonstra total oposto. O filho mais está em voto de silêncio, o cunhado é um professor que tenta suicídio e o avô, expulso de um lar para idosos, ao usar heroína.

Entretanto, mesmo em meio às suas diferenças, se unem para que a caçula da família participe de um concurso de beleza para meninas na pré-adolescência, o Pequena Miss Sunshine.

Personagens de Pequena Miss Sunshine

A família de personagens é toda desajustada. A ida para participar de um concurso de miss da garota Olive é uma oportunidade:

  • de buscar um sentido de união para esta família;
  • de empatia, ao compreender e conviver com os outros membros familiares.

A Kombi amarela pode ser entendida como uma personagem, também com seus ‘problemas’ (mecânicos). Ao mesmo tempo, esta Kombi é uma alegoria:

  • do futuro: andando para frente,
  • do imprevisível: o que acontecerá quando um personagem se ver forçado a conviver com a beleza e imperfeição dos outros?
  • e do encontro: é o ambiente interpessoal da convivência.

No aspecto fílmico, a saber, a centralidade do visual no cinema, o amarelo da Kombi passa uma mensagem de alerta, de atenção e arrasta a nossa visão para dentro do filme.

Além da Kombi, vejamos outros personagens do filme Pequena Miss Sunshine.

Pequena Miss Sunshine

Olive Hoover (Abigail Breslin)

A protagonista do filme é Olive Hoover, é uma menina de sete anos, com o sonho de ser uma miss. Uma garotinha adorável, que contagia o público, que vai em busca de seu sonho, de forma autêntica e inspiradora.

Ainda que tenha propensão a ser insegura, por não atender aos padrões estéticos impostos pelo concurso de beleza, ela subjuga seus medos e vai em busca de seu sonho. A pequena Olive encontra meios de superar seus medos e, também, os de sua própria família.

O que traz a reflexão para os adultos, que acabam esquecendo de seus sonhos apenas pelo medo de tentar. Principalmente por crenças limitantes de não merecimento e a ideia ilusória do que é sucesso e fracasso.

Richard Hoover (Greg Kinnear)

Richard é o pai, que trabalha com palestras motivacionais, tentando, de todas as formas, vender seu método de autoajuda, que visa a transformação das pessoas em vencedoras, segundo o que entende por sucesso. Isso sob uma visão de que somente existem dois extremos: perdedor e vencedor.

Entretanto, sua realidade foge totalmente do que ensina, fugindo totalmente de seus próprios ideais, vivendo em um conflito entre o sucesso e o fracasso. Como o progenitor da família, Richard se vê como um derrotado, por não conseguir nem ao mesmo cumprir este papel, rejeitado até mesmo por sua família.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Porém, ao longo da trama, diante dos desafios enfrentados com sua família, sai dessa ilusão entre o que é fracasso e sucesso. Assim, torna-se uma pessoa convicta, com seus propósitos, entendendo, enfim, que não existem esses polos opostos na “vida real”.

    Leia Também:  Babe O Porquinho Atrapalhado (1995): análise psicológica

    Afinal, o dito como fracasso, faz parte da vida, somos seres humanos falhos, a diferença é a forma que encaramos isso, como uma oportunidade de evolução ou como uma derrota. Aqui vale uma reflexão: “Como você reage quando seus planos dão errado?”.

    Sheryl Hoover (Toni Collette)

    Shery é a mãe e esposa, que é um porto seguro para toda família, ainda que esteja, inicialmente, esteja em uma relação desarmoniosa com seu marido. Uma mãe trabalhada e cuida da sua família, colocando a honestidade acima de tudo.

    Entretanto, financeiramente falando, o sustento da família depende dos recursos do marido Richard, que está em crise em sua carreira. O que a coloca à beira de um colapso nervoso, chegando a cogitar o fim do relacionamento.

    Dwayne Hoover (Paul Dano)

    Irmão mais velho de Olive, Dwayne é um admirador da filosofia, fã de Friedrich Nietzsche. Com o desejo de se tornar piloto das Forças Armadas, faz um voto de silêncio para se concentrar durante o seu processo de treinamento.

    Frank Ginsberg (Steve Carell)

    Frank é o irmão de Sheryl, um estudioso, professor universitário, porém extremamente infeliz, chegando a tentar suicídio ao ser traído pelo namorado. Diante disso, passou a morar com a irmã, pois passou a ser nocivo a si mesmo.

    Ao longo da trama se vê que os transtornos de Frank vão além de sua desilusão amorosa. A causa principal de seu sofrimento é o desgaste causado pela busca incessante de sua carreira acadêmica.

    Edwin Hoover (Alan Arkin)

    O avô da protagonista Olive, pai de Richard, é um idoso que parou de se importar com padrões sociais, vivendo de uma forma intensa e, sobremodo, irresponsável. A história de Edwin retrata o que comumente acontece, onde as pessoas passam a vida atendendo ao que é dito como padrão social.

    Logo, acabam se tornando, na terceira idade, pessoas totalmente infelizes, enxergando que nada valeu a pena. O pode resultar em atitudes desesperadas para reverter a situação e se tornarem felizes ao fim da vida.

    Nesse sentido, o filme mostra os comportamentos de Edwin nessa busca, chegando ao ponto de usar a droga heroína e ser expulso de um lar para idosos. Quando, então, passou a morar com o filho.

    Na trama ele tem um papel importantíssimo, pois, atua diretamente no sonho de sua neta Olive, passando a ser o seu treinador. Assim, mantendo forte os anseios da menina pela busca de seu sonho de ser a Pequena Miss Sunshine.

    Resumo de Pequena Miss Sunshine

    pequena miss sunshine resumido

    O filme gira em torno da viagem da família para que a protagonista, Olive, possa disputar um prêmio no concurso Miss Sunshine. Uma viagem cheia de obstáculos, com uma Kombi velha e enferrujada, em que mostra como o espírito de equipe é primordial, destacando a importância da relação familiar.

    Contudo, em meio as dificuldades que a família enfrentou junto, na missão de Olive se tornar a Pequena Miss Sunshine, conseguiram, indiretamente, resolverem seus conflitos internos. Enfim, encontrando paz para lidarem com os desafios pessoais, superar suas falhas e seguir.

    Portanto, se você gosta de filmes que trazem reflexões sobre como as pessoas lidam com as circunstâncias da vida, com ensinamentos sobre autoconhecimento, o filme Pequena Miss Sunshine é uma ótima escolha.

    Então, se você chegou até o final deste artigo sobre o filme Pequena Miss Sunshine, possivelmente gosta de estudar sobre a mente e o comportamento humano. Desse modo, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica. Dentre os benefícios deste estudo, estão:

    • aprimoramento do autoconhecimento, pois a experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho;
    • melhora o relacionamento interpessoal: entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas. 

    Por fim, se gostou deste conteúdo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Isso nos estimula a produzir conteúdos de excelência para os nosso leitores.

    2 thoughts on “Pequena Miss Sunshine (2006): sinopse e análise do filme

    1. Apesar de desequilibrados, eles se amavam. Não pode faltar o amor, sem ele nada subsiste.

    2. Parabéns, pelo comentário do filme! Toda família têm problemas, só que nessa o escritor exagerou! Kkkkk

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.