Transcender: significado em Psicologia

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

A jornada do crescimento nos serve para moldar quem vamos ser no futuro. Através de aprendizados, tentativas e erros estabeleceremos o que podemos ser e alcançar, atravessando essa existência atual. Veja o que a Psicologia tem a dizer sobre transcender e como você pode trabalhar para chegar nesse caminho.

O que significa transcender?

Segundo os dicionários, transcender significa passar a um próximo nível, superando as limitações atuais. É você ir de um ponto A até um ponto B, agregando tudo o que captou nesse caminho ao seu crescimento. Dessa forma, funciona como uma metamorfose, onde alguém ou alguma coisa se torna algo maior e melhor.

A Psicologia enxerga um homem como uma entidade que não nasce com forma definida. Com o tempo, esforço e paciência construímos a nossa imagem e adquirimos experiência. Deixamos de ser criaturas ignorantes e fracas que obedecem unicamente a instintos. Graças a isso, abrimos a porta que nos permite ir além.

A Psicologia nos enxerga como seres cheios de potencial. Ainda que sejamos, a princípio, “aberrações” no que diz respeito a nossa inaptidão para viver em nossos primeiros anos, carregamos uma ponte desconhecida e extensa. É por meio dela que teremos a chave para nos colocar como os seres mais importantes da cadeia. Ao excedermos nossos limites físicos, conseguimos ultrapassar qualquer barreira e ir além.

Transcender segundo a Filosofia moderna

Immanuel Kant, um filósofo prussiano, indicou uma nova perspectiva quanto à transcendência. Para ele, deveríamos passar a nos preocupar com as possibilidades condicionadas do conhecimento em si. Isso porque ser “transcendental” significaria ter noção sobre as nossas capacidades cognitivas. Isso iria de encontro ao respeito em como os objetos são realizáveis, a princípio.

Dessa forma, Kant indica que transcender é a forma da mente constituir um objeto e nos permite experimentá-lo como tal. Em geral, o conhecimento transcendental é a consciência em saber como experimentamos esses itens como objetos. Graças a Kant, podemos informar que algumas características de tais representações não se originam da impressão que temos deles.

Continuando, o filósofo afirmava que era trabalho da mente agregar a essas características. Somente assim poderíamos sentir os objetos como objetos de verdade. Além disso, haveria uma interconexão profunda entre a capacidade de degustar o mundo dos objetos e estar autoconsciente.

Por que devemos seguir nesse caminho?

Quando transcendemos, nos colocamos em um caminho de elevada evolução. Abandonamos a irrelevância de objetos menores e sem valor e passamos a focar em nosso progresso. Dessa forma, conseguimos atingir um estado mais elevado de consciência física e mental. Dada às diretrizes propostas pelo mundo, tão confusas e sem sentido, acreditamos que este seja um excelente caminho para percorrer.

Assim, transcender significa abandonar tudo o que não te agrega qualquer valor. Somos criaturas extremamente apegadas ao aqui e ao físico. Isso porque precisamos sentir em nossas mãos, literalmente, a forma como o mundo é construído. Como somos criaturas sem potencial ao apego material, ficamos inibidos de enxergar o que tem além.

Características

Podemos notar alguns aspectos únicos em alguém que se dispôs a transcender. A forma como os seus pensamentos e ações se criam e ondulam é uma delas. É como se o seu sistema de vida fosse atualizado e reprogramado para crescer continuadamente. Veja alguns pontos que vale destacar:

Verdade

Alguém que transcendeu tem a capacidade de enxergar a verdade e lidar bem com ela. Isso porque ele consegue observar a dinâmica que levou alguém ou algum momento a um determinado estado. Há uma certa paz com ela em relação ao desespero com que os demais fazem suas coisas. Em momento algum tenta alterá-la, apenas aceitando a sua existência.

Bondade

Ser bondoso genuinamente é uma característica que poucos têm, sendo mais vista em quem transcendeu anteriormente. Ainda que não pareça, é uma habilidade difícil de ser trabalhada, visto que sentimentos negativos podem corrompê-la. Sendo assim, uma pessoa se torna bondosa porque pode e quer, não porque lhe convém.

Unidade

Não há razões para destrinchar desnecessariamente a sua essência. Isso porque, ao transcender, você consegue unificar cada aspecto seu, encontrando espaço para alinhá-los. O sopro de sua vida passa a ser uma única unidade, condensando cada aspecto da sua existência.

Benefícios

Ultrapassar a sua visão de vida atual o leva até outro patamar mais distante, simples e direto. Com base nisso, você passa a enxergar a vida sob outra perspectiva, trabalhando de forma eficaz a cada ponto que lhe é apresentado. Basicamente, você se torna uma nova pessoa, construindo um caminho caro, mas que te levará a ter uma vida mais sadia. Além disso, também:


Leia Também:  Racismo: 10 lições da psicanálise

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Vive sem confusão

O padrão caótico das mentes comuns não se aplicará mais a você. Sua mente será como um rio límpido que segue naturalmente o seu curso. Ao invés de lutar para empurrar a pedra à sua frente, você a contorna com leveza. O curso de sua vida segue da mesma forma, contornando situações onde conflitos são desnecessários.

Muda a dor

A ideia aqui não é ignorar completamente a existência da dor, mas, sim, mudar o seu foco. Comumente, nos entregamos ao desespero quando somos expostos a situações muitos tensas. A dor que sentimos nos corrói e destrói se deixarmos. Com uma consciência mais elevada, passamos a mudar o nosso foco nela e tentar aprender ao invés de sofrer.

Vive sem superficialidades

Sua energia e tempo são usados em episódios que lhe agreguem algo. Eventos de menor importância, mas que ainda assim recebem atenção, pouco importarão a você. Sendo assim, a vida em sua forma mais pura será o cenário onde trabalhará. É a sua casa, visto que trabalha continuamente para vê-la bem.

Transcender não é um alvo para todos. Essa elevação física e principalmente mental só atinge aqueles cuja a vida tem capacidade de se adequar ao novo. Enxergar ao além de agora é o que permite dar um passo de forma segura a um campo onde pouco conhece. Ainda assim, em algum tempo, torna-se um vício que te deixa incapaz de viver de outra maneira.

Pense no que pode ganhar caso se disponha a um crescimento mental e espiritual. Veja a forma como lida com o mundo hoje e descubra como alterar isso para melhor. Você pode evoluir, ainda que tropece no caminho, mas certamente chegará lá. Dessa forma, seja firme, paciente e acima de tudo acredite que consegue.



Uma excelente forma de chegar nesse caminho é através do nosso curso online de Psicanálise. Graças às nossas aulas, você pode obter as ferramentas de que precisa para expandir o seu estado conscientes. Mergulhado nas teorias e preparações, você consegue construir uma planta para trabalhar em seu futuro de sucesso.

Graças à modalidade online, você pode assistir as aulas sempre que precisar e de onde quiser. O material didático contém a mais completa amostra psicanalítica e você tem acesso a ele com poucas parcelas mensais. Garanta já a sua vaga em um dos melhores cursos de Psicanálise do mercado. Torne-se um psicanalista de sucesso e aprenda como transcender.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =