coaching-psicanalitico

Três vantagens do coaching psicanalítico

Posted on Posted in Formação em Psicanálise

Livre da regulamentação por lei no Brasil, a atuação de um psicanalista está aberta a todos os tipos de profissionais. Um deles, em especial, pode tirar inúmeros frutos dela, sendo ele o coach. O coaching psicanalítico pode elevar o desempenho humano e, com o cruzamento dos ideais das duas faculdades, ampliar o rendimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo.

Antes de seguir com sua relação com a psicanálise, primeiro iremos apontar brevemente o que é coaching e o que o seu processo pode alcançar.

O Coaching

O coaching atua como uma espécie de assessoria pessoal e profissional (essa, muito mais associada). Ela utiliza-se de processos, validados cientificamente, que focam no alcance de determinados resultados, seja de forma individual ou para equipes. Seus resultados geram insights sobre a nossa forma de pensar, sentir, atuar e evoluir.

Sendo assim, o coaching baseado em evidências é mais do que uma realidade, sendo que os resultados que podem ser alcançados ajudam a eliminar hábitos improdutivos e a conquistar o controle da vida, pelo indivíduo.

Entre os apontamentos que caracterizam o coaching, podemos apontar ele, como:

  • Uma ótima ferramenta para aumentar o desempenho individual e de um grupo;
  • Um potencializador do poder pessoal;
  • Uma competência para gestão de pessoas, sendo indispensável para os verdadeiros líderes.

Com isso em mente, chegou a hora de explicar a real relação com os ensinamentos de Freud, que define o coaching psicanalítico.

O Coaching Psicanalítico

A principal ligação que originou o coaching psicanalítico é a forte ligação da vida pessoal com a profissional.

Como as estratégias aplicadas pelo coaching abrange, através de determinadas ações, o aprofundamento do inconsciente do indivíduo (que é classificado como coachee). Elas, foram desenvolvidas com base na Psicologia Cognitiva, Comportamental e das Ciências Organizacionais e da Neurociência, além de pensamentos vindos da Filosofia e da Administração.

Assim, com base psicanalítica, o coaching pode ser utilizada como uma excelente ferramenta focado sociedade atual, onde atua de forma mais inventiva, inovadora e que questiona melhor os atuantes do mercado. Trata-se de um serviço que busca desenvolver o lado criativo do coachee.

Para este feito, ele busca tornar consciente no indivíduo os seus limites e forma de agir. Assim, o profissional de coaching psicanalítico deve propor um espaço para resolução dos conflitos internos.

Nele, o coaching pode contribuir com a convivência, por parte do indivíduo, entre paradoxos e diferenças. E é exatamente aí que entra a psicanálise, e o discurso freudiano sobre o sujeito, sua insistência por uma irredutível divisão da subjetividade e o discurso sobre as diferenças.

A Psicanálise aborda de forma reconstrutiva, gerando insights para interpretação. Seu objetivo é o de quebrar as barreiras do inconsciente e, assim, alcançar as origens dos conflitos da mente do indivíduo.

Já, o coaching, mesmo não tendo essa aplicação diretamente em seu método, não implica em enriquecer com eles. Sua fusão, é o que podemos classificar como coaching psicanalítico, um forte contribuidor para o alcance do autoconhecimento do indivíduo.

Benefícios do Coaching Psicanalítico

Os principais benefícios do coaching psicanálise estão nos efeitos que a escuta do indivíduo são aplicados ao processo do coach. Sendo assim, podemos destacar com prioridade os três benefícios a seguir:

O ato de interrogar-se do indivíduo

Na prática do coaching, é comum que o indivíduo passe a pensar junto do coach, a fim de encontrar soluções para determinado problema. Com a inclusão da prática da escuta do sujeito, ele pode se deparar com seus pensamentos subjetivos, questionar-se e encontrar algum ponto que barre os conflitos internos, aumentando sua capacidade para este função do pensamento. Assim, este precioso ato de reflexão também poderá gerar insights e oportunidades, tanto pessoais como profissionais.

Um ambiente à favor da subjetividade

Pode parecer estranho, mas os benefícios que essa forma de evolução interna do indivíduo são intangíveis para uma empresa, mas ao mesmo tempo, de extremo benefício. A vantagem de trabalhar com a subjetividade, principalmente em um ambiente que pode gerar situações de estresse, ocorre se predominar uma harmonia, junto das opções de crescimento, conversa e desenvolvimento entre indivíduo e empresa.

Ampliação de competências do indivíduo

O ato de refletir a si mesmo, gera brechas que podem apontar o motivo de um conflito. Quando percebido por um profissional da escuta, e este sendo ligado à forma de fala de um ambiente organizacional, a forma de tratá-lo com certeza definirá uma solução e o indivíduo se sentirá confiante para evoluir. Dessa evolução, ele pode tirar pontos para ampliar suas habilidades, como pensamento estratégico, planejamento, controle interno para solução de problemas, modo de se portar em público e desenvolvimento de liderança.

Segundo Peter Drucker, o “coaching é tornar produtiva as forças do indivíduo”. E, obviamente, elas são alcançadas no caminho ao inconsciente do indivíduo. Desta forma, trabalhar o coaching ao lado da psicanálise, no chamado coaching psicanalítico, só ampliará a atuação de quem a contrata para aplicação em nível organizacional ou do profissional do coach que a realiza.

Vale lembrar, que a formação psicanalítica é aberta a todos que queiram ampliar as formas de conhecer a mente humano e sua forma de atuar.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

2 thoughts on “Três vantagens do coaching psicanalítico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *