Viés de Confirmação: o que é, como funciona?

Posted on Posted in Uncategorized

Você já parou para pensar de onde vêm as suas opiniões e crenças? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente imagina que suas convicções são o resultado de anos de experiência e análise objetiva das informações que recebeu. A realidade é que todos nós caímos em um erro muito comum que passa completamente despercebido e que é chamado de viés de confirmação.

Embora gostemos de imaginar que nossas opiniões são racionais, lógicas e objetivas, essa não é bem a verdade. Muitas de nossas ideias se baseiam no fato de que prestamos atenção seletivamente às informações que estão de acordo com nossas ideias. Em vista disso, nós ignoramos inconscientemente aquilo que não afina com o nosso modo de pensar.

O que é viés de confirmação?

O viés de confirmação é um dos vieses cognitivos que as finanças comportamentais estudam. Ele é também conhecido como coleta seletiva de evidências.

Em outras palavras, você descuidadamente procura informações que confirmem suas crenças e opiniões e descarta aquelas que não o fazem. Esse comportamento também afeta os dados de que você se lembra e a credibilidade que você dá às informações que lê.

De onde vem o viés de confirmação?

Foi o psicólogo Peter Wason quem descobriu esse efeito nos anos 1960. Ainda que ele tenha sido chamado de efeito Wason, ele mesmo o batizou de “viés de confirmação”.

Em um experimento intitulado” Sobre o fracasso em eliminar hipóteses em uma tarefa conceitual”, ele primeiro registrou a tendência da mente humana de interpretar informações seletivamente. Posteriormente, confirmou-a em outros testes, como foi publicado em” Raciocínio sobre uma regra”.

Exemplos de viés de confirmação

O melhor exemplo de viés de confirmação são as notícias que você lê, os blogs que visita e os fóruns com os quais interage. Se você parar para analisá-los cuidadosamente, é fácil que todos eles tenham uma ideologia específica que é bastante semelhante ou que lidem com alguns assuntos de forma mais assídua do que outros.

Além disso, seu próprio cérebro será responsável por desviar a sua atenção para essas notícias e comentários, ignorando aqueles que são diferentes.

Esse viés cognitivo altera a maneira como você processa as informações e pode levá-lo a tomar decisões erradas em várias áreas da sua vida.

Adulteração da busca por informações

O viés de confirmação adultera a maneira como você busca as informações. Além disso, ele influencia a forma como você interpreta os dados, a maneira como os lembra e até mesmo a sua retenção de lembranças.

É fácil que nas redes sociais você só olhe para aquelas pessoas que postam coisas engraçadas, mas ignore outras mensagens e nem leva em conta quem não publicou nada. Isso acontece principalmente nos momentos em que você gasta muito tempo na internet procurando descobrir se os seus amigos e contatos se divertem mais do que você.

Da mesma forma, se depois de um jogo lhe perguntarem quem cometeu mais faltas ou quem ficou com mais bola, certamente você usará o time adversário para falar das faltas e o seu para tratar da posse de bola. Isso também faz com que uma equipe com má reputação seja sempre aquela que comete mais faltas na sua cabeça. É assim que você altera ou interpreta suas memórias, sempre baseando-se na sua concordância.

Leia Também:  Sinopse e interpretação do filme A Bailarina

Perigos de viés de confirmação

Tendemos ao preconceito

O preconceito consiste num julgamento prévio que é feito antes de se saber algo em primeira mão. Se pensarmos que os homens dirigem melhor que as mulheres, estaremos mais atentos às ações de uma mulher ao volante do que às de um homem.

Também é o preconceito que leva uma pessoa a acreditar que as faltas no futebol, como já dissemos, são sempre mais verdadeiras quando feitas pela equipe adversária. Além disso, por causa dele, acabamos desvalorizando sociedades e comunidades que diferentes das nossas. Como você pode perceber, o preconceito é um efeito bem negativo do viés de confirmação.

Julgamos mal as pessoas

Verdade seja dita: julgamos como mais inteligentes e confiáveis aquelas pessoas que têm as mesmas crenças e valores que nós. Também as consideramos de moral mais elevada e com maior integridade do que as outras.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Na política, se defendemos um partido, julgamos os políticos que o representam de forma mais permissiva se eles estiverem errados. Além disso, tendemos a acreditar que eles são, de alguma forma, pessoas melhores do que os seus opositores. O mesmo vale quando falamos de diferentes crenças religiosas.

Temos memórias seletivas

Nossas memórias também são afetadas por esse viés. Assim, tendemos a lembrar os dados do passado que são melhores para nós, aqueles que de alguma forma beneficiam nossas histórias e que nos reafirmam positivamente no presente. É por isso que duas pessoas nunca se lembram do mesmo evento da mesma maneira. As memórias são tremendamente subjetivas.

Como evitar o viés de confirmação

Evitar o viés de confirmação não é fácil. A melhor fórmula para limitar sua influência é tentar analisar as suas decisões e as informações que você lê da forma mais objetiva possível. Uma boa estratégia é prestar atenção especialmente às opiniões contrárias às suas.

Vale a pena dizer que o viés de confirmação é um mecanismo de defesa de nosso cérebro. Ele só existe porque o ser humano tem uma tendência a odiar estar errado ou perder uma discussão. Inclusive, quando isso acontece, áreas associadas à dor física são ativadas em nosso cérebro.

Cercar-se de pessoas com opiniões diferentes das suas é uma excelente maneira de cultivar seu pensamento crítico. Isso porque você se acostuma a não ignorar pensamentos que não se encaixam em suas crenças.

Considerações finais

Como pudemos ver, o viés de confirmação instintivamente nos leva a superestimar o valor das informações que correspondem às nossas crenças, expectativas e suposições, que são muitas vezes enganosas. Além disso, ele nos faz subestimar e até ignorar informações que não correspondem ao que pensamos ou acreditamos.

Esse viés de confirmação influência muito a tomada de decisões, pois, se tivermos uma forte crença sobre o que queremos fazer, tendemos a descartar todas as alternativas que estão ao nosso dispor. Isso porque o viés de confirmação é um filtro por meio do qual vemos uma realidade que se encaixa em nossas expectativas. Assim, ele nos faz ignorar muitas formas diferentes de ver o mundo.

Gostou do artigo que preparamos especialmente para você sobre o significado de viés de confirmação? Adquira o nosso curso online de Psicanálise para mergulhar no mundo psicanalítico. Vale dizer que você pode assistir às aulas no momento em que você desejar e em qualquer lugar! Então não perca essa oportunidade de ter novos aprendizados. Afinal de contas, assim você aproveitará para enriquecer o seu conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − quatro =