waldorf

Escola Waldorf: origem e princípios pedagógicos

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Tratando-se da educação dos jovens, compreender por completo as suas necessidades se mostra essencial ao desenvolvimento deles. Por conta disso que a abordagem utilizada deve favorecer seus respectivos momentos de vida em prol do crescimento. Vamos entender melhor o que é a escola Waldorf, suas origens e alguns dos seus princípios.

O que é a escola Waldorf?

A Psicologia ou escola Waldorf é uma filosofia de integração ao desenvolvimento completo dos estudantes. Com isso, os alunos podem se desenvolver física, mental, espiritual e artisticamente suas habilidades naturais ou adquiridas.

A proposta é que os estudantes sejam pessoas livres, de modo a pensar fugindo de padrões pré-estabelecidos. Por meio disso podem alcançar a integração e serem pessoas competentes no que se propõem a fazer. Ademais, os alunos da escola aprendem a serem moralmente responsáveis por tudo aquilo que pensam, dizem ou fazem.

No momento existem mais de 1090 escolas Waldorf espalhadas pelo Brasil e pelo mundo a fora. Sem contar os 1857 jardins de infância distribuídos em 64 países. Fazendo os cálculos, é honesto afirmar que se trata de um dos maiores grupos educacionais com independência no mundo.

Origens

A escola Waldorf foi criada em meados 1919 na cidade alemã de Estugarda, defendendo as diferenças universais de desenvolvimento. Nesse caminho, o ensino precisa ser dado com base nas características de cada indivíduo, respeitando suas características. Mesmo que um assunto seja dado diversas vezes no ciclo escolar, deve ser feito de maneiras variadas.

O trabalho dessa pedagogia também envolve o crescimento de uma personalidade mais equilibrada nas crianças. Através da integração, a criança poderia ser devidamente estimulada e florescer ao mundo externo e interno.

Infelizmente, alguns países não aderiram com sucesso as diretrizes desse modelo de acompanhamento e ensino. Muitas das ideias de Rudolf Steiner, criador dessa vertente pedagógica e teorias causam desconforto por sua natureza. A exemplo no Reino Unido escolas fecharam por falhar no padrão de qualidade abaixo do esperando em alguns requisitos.

Princípios

Tratando-se de Waldorf, princípios são muito bem estabelecidos, dando identidade a esse trabalho educacional. Existe uma ampliação do modelo pedagógico comum, se diversificando pela extrema flexibilidade de cada estudante. Isso fica visto em:

Foco as necessidades de desenvolvimento

Steiner, em seu trabalho, credita à educação o papel de desenvolver o potencia da criança. Com isso, os jovens são ensinados a entenderem qual o papel que possuem no mundo de maneira independente. Os pais, escola e sociedade não devem interferir nessa busca pessoa e transformadora, a chama da antropologia evolutiva.

O aprendizado também vem das imagens

Como ainda não carregam conceitos abstratos sobre questões, o papel das imagens as crianças pequenas é vital ao seu crescimento. Através da imaginação criada por imagens a criança vai fixar a sua capacidade de representar o mundo da sua maneira. Por conta disso que os contos de fadas carregam imagens, já que o conjunto é muito positivo aos pequenos.

A importância das artes

Rudolf Steiner validava que as artes não deveriam ficar em segundo plano em relação ao aprendizado cognitivo-intelectual. A escola Waldorf valoriza o trabalho artístico em suas variadas formas, não se restringindo apenas a estudos superficiais. Nisso, elementos de expressão e arte devem ser peças recorrentes em sala de aula, criando a educação artística.

Experimentação

É preciso ter em mente que os jovens aprendem imitando os adultos, principalmente os seus pais. No momento em que passa a replicar essas experiências, o ato da experimentação prática vai ajudar em seu amadurecimento.

Leia Também:  Como criar um plano de trabalho para a vida toda?

As bonecas Waldorf

No método Waldorf, existem as bonecas Waldorf, peças feitas à mão pelas crianças com auxílio de um adulto. A proposta é que os brinquedos ajudem a alimentar sua imaginação desde o começo até o fim da atividade. Sua marca principal é a definição pouco construída dos seus detalhes no rosto, já que depende da visão de cada jovem.

Desse modo, a criança consegue sozinha associar as bonecas construídas com o seu próprio lado emocional. As expressões que elas dão depende de tudo aquilo que carregam internamente, bem como o que conhecem. Consequentemente, a criança também aprenderá a dialogar consigo, lidando de forma consciente com tudo o que carrega.

Respeito ao tempo dos pequenos

Por meio do método Waldorf é possível perceber que a criança possui um tempo próprio em relação à vida. Enquanto notamos tudo passar mais rápido, para elas, o tempo pode ser uma eternidade. Não apenas isso, mas a colocação dele também é diferente, já que ela vive mais o presente do que nós.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

As crianças suspendem o tempo quando começam a brincar, moldando ele ao seu favor naquele momento. Por exemplo, é bastante comum o “amanhã eu fui viajar/ amanhã fui na escola“. Embora fale de algo que aconteceu, não se preocupa em se colocar no fluxo temporal.

Os adultos devem compreender isso e respeitar a chance delas se colocarem independentemente por conta própria.

Impulso à vida e ao aprendizado

O método Wardorf defende que as crianças em seu primeiros anos de vida são como um amanhecer. Em outras palavras, possuem disposição e energia para que consigam coisas grandiosas na vida. Com base nisso, a ideia é aproveitar desse vigor para que consigamos algumas das melhores partes delas.

Já que está entregue para coisas novas, por que não moldar sua perspectiva positivamente ao que virá? Com isso, podemos tornar esses jovens mais confiantes e perseverantes para conquistar suas pequenas metas. Acompanhando o ritmo de aprendizado delas, é possível canalizar sua necessidade de saber a infinitas possibilidades.

Benefícios

A escola Wardolf acaba servindo como ponte de inspiração para que os pequenos lidem cada vez melhor com o mundo. Eles passam a localizar melhor os seus papéis, se dispondo a encontrar novas abordagens as vivências cotidianas. Tudo isso acontece graças a:

Clareza de raciocínio

Mesmo sendo tão jovens já é possível formular ideias mais complexas com controle sobre elas. Não se trata de apenas criar, mas também de decifrar, revelando uma faceta oculta de seu potencial interno. Ainda que desbloqueiem uma vista mais analítica da vida, necessitam de um adulto para serem guiadas.

Iniciativa

Ter iniciativa de ação é fundamental quando o assunto é explorar o mundo em que está. Em vez de serem apenas espectadores, se transformam no próprio veículo de transformação e movimentação local em um ambiente.

Equilíbrio emocional

Lidar com suas emoções desde cedo é importante para que as crianças não se tornem adultos frustrados, infelizes ou inexpressivos. Através de um equilíbrio emocional bem construído, saberão exatamente o que sentem e como expressar isso de modo sadio.

Considerações finais sobre Waldorf

A proposta da escola Wardolf é concentrar as possibilidades que uma criança pode ter em relação ao seu crescimento. Com isso, abre as portas para que se encontre de maneira confortável e personalizada. Em vez dela se adequar ao ensino, o ensino se torna adequado ao que ela precisa.

Leia Também:  Setembro Amarelo: Precisamos falar sobre o Suicídio

Mesmo que isso pareça até uma utopia, é perfeitamente possível flexibilizar o ensino em favor dos jovens. Prova dessa necessidade são os resultados insatisfatórios com o modelo de ensino atual. Devemos validar que a oportunidade dessas crianças serem alho ainda maior depende de um esforço coletivo em prol do aprendizado delas.

Para colaborar com essa meta, que tal se inscrever em nosso curso 100% EAD de Psicanálise Clínica? Através dele, é possível aprender a fazer a mentoria dos jovens para que alcancem seu potencial e autoconhecimento de sua própria força. Aliada com o método Wardolf, a Psicanálise é uma excelente aposta na reinvenção da educação brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =