transtornos mentais

A origem dos transtornos mentais

Hoje falaremos sobre transtornos mentais. Todas as pessoas já passaram por situações ou por algum tipo de pensamento que lhes causaram sentimentos conflituosos, ou seja, algo que tivesse ido contra algum valor, que essa pessoa possui, seja ele:

Bem, eles são valores estruturais, ou seja ,valores constituintes, resumindo é o modo como ela mesma se vê e é vista pelas pessoas a sua volta.

Entendendo sobre os transtornos mentais

A grande maioria das pessoas consegue superar esses conflitos, de forma com que consigam dar prosseguimento normal a suas vidas.

Mas existem aquelas que não conseguem superá-los, de maneira saudável, e os lança para o “porão”, ou seja, para o inconsciente onde ficam as coisas esquecidas, mas que ainda existe uma pequena lembrança de que estão lá, mas não querem mexer nelas porque estão muito empoeiradas e podem nos causar dor.

Quando chega a um nível crítico de poeira, ela começa a se espalhar, contaminando os cômodos que ficam próximos, como o pré-consciente, e podendo chegar ao consciente. Para essas pessoas damos o nome de neuróticas, nelas a poeira já se espalhou, saindo do limite do inconsciente, e pode ter atingido as três esferas que constituem os seres humanos; a física, a mental e a emocional.

Os transtornos mentais e sintomas

E essa “poeira conflituosa” se manifesta, em uma ou nas três esferas, sob a forma de sintomas. E muitas vezes esses sintomas podem se transformar em um transtorno mental. Os transtornos mentais, raramente ou quase nunca, apresentam apenas um sintoma, e sim vários sintomas.

De acordo com a sintomatologia apresentada pelo paciente, possibilita-se o seu diagnóstico, pois existe uma listagem, que se encontra no DSM 5, relacionando os sintomas apresentados pela pessoa ao possível diagnóstico.

Digo possível, porque, antes de levantar um possível diagnóstico, temos que pensar em outras hipóteses. Afinal, muitos transtornos apresentam sintomas parecidos ou até mesmo idênticos. Isso faz com que diagnósticos de transtornos mentais sejam difíceis de identificar.

Psicopatologias

Costumo dizer que as psicopatologias são conchas de retalhos, e que cada colcha é única no seu formato, tamanho e cor. Cada retalho nesta colcha é um sintoma e, que no final forma uma única peça, pois são unidas umas às outras por mãos experientes de uma costureira.

Eu não entendo nada de costura, mas ela deve ter algum molde, que faz com que aqueles diferentes pedaços de tecido se encaixem perfeitamente, tornando-se uma colcha personalizada, ou seja, feita sob medida para cada cliente.

O molde que os médicos psiquiatras utilizam é o Manual de Diagnósticos Mentais, mais conhecido pela sigla DSM. É através do enquadramento entre o transtorno e sintomas , que o profissional cogita os prováveis diagnósticos e, lentamente, vai eliminando ou adicionando novas hipóteses.

A Psicanálise e os transtornos mentais

A psicanálise atua junto ao paciente, o auxiliando na resolução desses pensamentos ou condutas conflituosas, a fim de que tais sintomas não se tornem crônicos, evidenciando um transtorno mental. Esse tipo de terapia foi desenvolvida e difundida no mundo, por seu criador Freud, na época acreditava numa “cura” para esses neuróticos, ou seja, uma remissão completa dos sintomas.

Hoje em dia, com o avanço dos estudos nesse campo, crê-se no alívio dos sintomas, o que não deixa de ser uma remissão. A psicanálise permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo e se questionar sobre si . Questionar se seus valores e atitudes estão condizentes com determinadas situações, ou se simplesmente se está adotando uma postura inflexível e autoritária perante a vida.

Porque a vida está em constante movimento, e assim como ela temos que irmos nos adaptando a esses movimentos, mudando o que é preciso e mudando a nós mesmos para que consigamos acompanhar e nos adaptar a esses novos movimentos que a vida faz e que surgem a cada instante.

O ritmo de vida

Algumas coisas precisamos deixar ir , para que outras venham, esse é o ritmo normal da vida.

Porém existem aquelas pessoas que se apegam demais a situações, emoções e sentimentos, que já não cabe mais, porque a vida já fez seu movimento , mas a pessoa ficou estagnada naquele exato momento em que tal situação, boa ou má, aconteceu em sua vida.

Muitos dos conflitos nascem, crescem e germinam nesses momentos ou muito tempo depois da sua semeadura. Afinal, cada solo, ou seja, cada mente é única, assim como a semente, e cada planta tem o seu próprio tempo.

Por isso a Psicanálise revira o solo da mente humana, no intuito de descobrir qual o problema que se instalou na raiz e que está impedindo o desenvolvimento normal dessa planta, que no caso são os pacientes / clientes.

Conclusão sobre os transtornos mentais

Assim como as plantas precisam de sementes boas para crescer fortes e saudáveis num mundo cheio de intempéries, assim nós também precisamos de pensamentos bons, além de um solo rico em nutrientes que possibilitem e garantam seu desenvolvimento normal.

E, é claro, que essa planta possa contar com um agricultor sempre que os movimentos do mundo e da vida estejam desfavoráveis a ela.

Artigo escrito por Sandra Perini([email protected]). Estudante do Curso de Formação em Psicanálise Clínica.

One thought on “A origem dos transtornos mentais

1. Aparecida Eterna Gonçalves Nunes disse:

Artigo de muita relevância.