o que é anamnese

Anamnese: o que é, como fazer?

Posted on Posted in Curso de Psicanálise, Psicanálise

Você sabe o que é anamnese e qual o seu significado? Sendo uma primeira etapa, a Psicanálise se preocupa muito com a avaliação clínica de um paciente. Acompanhe-nos neste artigo, em que faremos um resumo sobre como fazer anamnese em Psicanálise. Assim, você verá que muitos dos conceitos aqui explicados podem ser aplicados para anamnese em outras áreas da saúde. Por exemplo, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas entre outros. Ficou curioso? Continue a leitura!

Vivenciando a era dos transtornos da mente

Estamos em um momento em que a depressão, os transtornos de ansiedade, transtornos alimentares e transtorno bipolar afetam cada vez mais pessoas. Tenta-se gerenciar o estresse, para que este não ultrapasse as barreiras toleráveis, manifestando doenças. Estas doenças se inserem em um contexto materialista e mecanicista, no qual o imediatismo impera e comanda.

Sendo assim, fica a dúvida sobre até quando o ser humano continuará buscando, por fora, a solução para todos seus problemas. Até quando suportará a crescente onda de doenças psíquicas?

Se, por um lado a evolução tecnológica trouxe o conforto, o avanço, e vários benefícios para sociedade, por outro, trouxe também um tipo de distanciamento. Ou seja, disfarçado de aproximação, perde-se cada vez mais o valor do contato humano, incutindo no ser a necessidade de aproximação.

Empurrando-o a procurar fora a satisfação de todas as necessidades, soluções para todos os problemas. Assim, exacerbando um consumismo desmedido, que não preenche nenhuma das aparentes necessidades, deixando um vazio existencial.

A influência da mídia no nosso comportamento

Atualmente, não existe a necessidade de se sair de casa para conseguir a maioria das coisas que desejamos. Bastam alguns cliques e “voilá”, tudo está resolvido. Além disso, as redes sociais fazem papel de mediadoras de relacionamentos, que em muitos casos se tornam fábricas de ilusões e fantasias.

Algumas pessoas acabam permanecendo anos em relacionamentos virtuais. Ademais, sites suspeitos oferecem até receitas de medicamentos controlados.

Outrossim, há profissionais despreocupados com a ética, oferecendo os mais variados tipos de tratamentos online. Dispensando a presença do indivíduo, o mundo virtual oferece praticamente tudo. Isto é, desde facilidades e oportunidades até um tipo de inquisição moderna, em que você pode ser queimado, apagado, destruído caso não siga as regras.

E, para preencher ainda mais a vida de muitos, temos a mídia. Essa vem com força total, entregando pacotes prontos, poupando a massa de qualquer tipo de reflexão. Assim, levando a um aumento gradativo de um tipo de preguiça mental, que paralisa qualquer tipo de discernimento por parte daqueles que se deixam guiar sem muitas perguntas.

Ou seja, a mídia se especializou em alguns aspectos interessantes. Ela oferece justamente aquilo que o público mais necessita para permanecer na letargia mental.

A manipulação da realidade

De forma consentida, a mídia traz:

  • religião
  • sexo
  • exaltação ao materialismo
  • política
  • violência

Ela manipula a realidade para que o público acredite, consuma e siga aquilo que é mais conveniente para os poucos que estão no poder.

A anamnese em psicanálise é uma importante ferramenta diagnóstica

Tudo muito fácil, muito simples, e rápido, sem dificuldades e sem esforço. Introduzidos nesse momento e cenário, a pergunta que não cala: até que ponto as pessoas estão dispostas a buscar a psicanálise para resolver seus conflitos e problemas? A anamnese em psicanálise pode ajudar a responder estas questões.

A psicanálise não é um método que oferece uma cura, não se propõe a realizar milagres, não oferece imediatismo. De tempos em tempos, sofre severas críticas negativas, que se embasam praticamente em 100% das teorias de Freud.

Ainda sim, ignoram completamente as contribuições do mesmo, como também o trabalho de vários outros profissionais brilhantes. Ou seja, aqueles que contribuíram no avanço, atualização e melhoria do método.

Freud se tornou um tipo de “bode expiatório” da psicanálise, que é usado para deturpação da técnica. Mantendo a psicanálise como um método duvidoso e para poucos, e até mesmo já foi tachada de degenerada e pansexualista. Mas, a verdade é que a anamnese em psicanálise pode ajudar a comprovar a eficácia desse método tão eficiente.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Evocando o passado através da anamnese em psicanálise

    A anamnese em psicanálise tem o objetivo de levar mais conhecimento do indivíduo ao psicanalista. Para conhecer a origem das perturbações da mente, é preciso conhecer a história do paciente. Ao evocar as histórias do passado, por meio dos questionamentos da anamnese, pode-se traçar um caminho efetivo para a cura da psique. Trata-se do entendimento que leva o psicanalista a resolver a situação.

    Então, se por um lado temos os problemas, por outro podemos ter esperança. Nota-se que existe uma tendência entre alguns grupos que procuram métodos alternativos de vida, parece emergir uma preocupação em buscar o autoconhecimento, compreensão, meios de tratamento alternativos.

    Assim, cresce o número de pessoas interessadas em prevenção. Por mais que ainda seja uma tendência tímida, entre poucos, é possível perceber que vem crescendo nos últimos anos.

    Práticas milenares para auxiliar a psicanálise

    Práticas milenares, que foram esquecidas, antes eram pouco procuradas e quase excluídas. Aos poucos retornam e ganham espaço, adeptos, pessoas interessadas em conhecer, praticar, espalhar essas técnicas, como por exemplo:

    • quiropraxia
    • acupuntura
    • reflexologia
    • cromoterapia
    • musicoterapia
    • aromaterapia etc
    Leia Também:  Bloqueio emocional: como identificar e desconstruir?

    Visto dessa maneira, consegue-se vislumbrar melhorias para área da psicanálise. Essas mesmas pessoas que aderem a terapias alternativas, em sua maioria, compartilham da ideia de que o homem precisa ser tratado como um ser integral.

     

    Ou seja, que ele não é constituído somente de um corpo físico, uma matéria. Mas que é constituído de mente e demais corpos sutis. Isso significa que ele traz consigo uma história que influencia o momento atual de sua vida, que é afetado e afeta o meio em que vive, está em constante troca com o meio.

    Assim, a anamnese em psicanálise vem somar por ser uma prática que gera inúmeros benefícios. Entre eles, o reconhecimento de si próprio através de suas vivências.

    Benefícios da psicanálise

    A psicanálise oferece um tipo de verdade e compreensão, é justamente essa verdade e compreensão que torna a psicanálise preocupante e incomoda a muitos. Despertar a humanidade para uma realidade inconsciente não é um bom negócio para todos.

    Afinal, um homem que conhece sua verdade, passa a conhecer um pouco da realidade a sua volta, dessa maneira torna-se alguém difícil de se manipular. Isto quer dizer que perdendo a manipulação, perde-se também poder, justamente objeto de desejo da maioria.

    O que mais, além do poder, sempre foi e continua sendo desejo intrínseco do ser humano?

    Descobrindo o nosso interior

    Sendo assim, por mais que se tenha esperança, e aos poucos se veja um futuro mais próspero para psicanálise, não se pode negar que haverá muitos empecilhos. Dificuldades, como a continuidade da difamação na tentativa de acabar ou inibir ao máximo aquilo que parece perigoso, estarão sempre presentes. Mas, isso apenas aos olhos de quem deseja apenas poder.

    O mundo cresce em velocidade acelerada, a tecnologia avança como nunca na história, mas moralmente o homem pouco evoluiu, e continua sendo o mesmo que se esconde. Ele teme as sombras no escuro, se recusando ver o que geralmente está na sua frente.

    No entanto, essa negligência moral tem sido justamente o calcanhar de Aquiles da humanidade. Ou seja, as pessoas estão se cansando, aos poucos sentem ou pressentem que existe algo a mais, algo escondido e que precisa ser exposto.

    Conclusão

    Por fim, talvez a maioria não se dê conta de que esse “algo” que precisa ser exposto está escondido nelas, e pode ser revelado através de uma anamnese em psicanálise. Assim, a psicanálise sempre estará presente para facilitar e conduzir o homem por esses caminhos que ele se recusa perceber e seguir. Até o momento, a psicanálise é a que mais volta o olhar para o inconsciente e seus sofrimentos.

    Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre suas considerações! Quer aprofundar seus conhecimentos? Então se inscreva agora no nosso curso, 100% online, de Psicanálise Clínica! Com ele, você estará apto a clinicar e a expandir seu autoconhecimento!

     

     

     

     

     

    3 thoughts on “Anamnese: o que é, como fazer?

    1. JOSE JORGE DE OLIVEIRA FILHO disse:

      Excelente matéria sobre psicanálise, de forma simplicidade, a matéria trás uma introdução à psicanálise. Obrigado pela matéria.
      Sou psicanalista em formação já com atendimento e gostei muito da matéria.

    2. André Guilherme de Lima Andrade - Bacharel em Comunicação Social - Especialista em Comunicação Organizacional e graduando em Pedagogia. disse:

      A matéria é um convite ao desconhecido, neste caso, o nosso interior. No atual contexto que engloba manipulação de massa comunicacional, criando tendências e até vícios, nós, seres frágeis, somos atingidos por uma série investidas que, nem sempre, temos a maturidade psicológica e emocional para suportá-los. Neste caso, a somatização de diversas ocorrências/frustrações pessoais e profissionais agregado à contemporaneidade que nos remete ao materialismo desenfreado, (isso também não exclui o quesito sexual) estabelece reações corporais e/ou comportamentais adversas, tais como, ansiedade, insônia, depressão, fobia, entre outras. Sendo assim, a investigaçao se faz necessária sem ignorar outras linhas de análise, seja ela de corrente filosófica, sociológica, teológica (orientação espiritual) e nos casos mais severos, a medicina psiquiátrica.

    3. Mary Rego dos Santos disse:

      Muito interessante sua explanação. Lemos o Freud e captamos o que ele quis ensinar, porém, precisamos passar por muitos analisandos para chegarmos, de fato, a entender fortemente os seus conceitos. Entretanto, gostei da sua explanação pelos detalhes minunciosos. Parabéns.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *