ansiedade hoje

Ansiedade hoje: a condição psíquica na contemporaneidade

Posted on Posted in Transtornos e Doenças

Falaremos sobre a ansiedade hoje. Uma questão que assola a sociedade atual, de uma forma crescente, acometendo idades cada vez mais baixas, é a ansiedade.

Medo X Ansiedade exacerbada

Abordo aqui, neste presente artigo, dois níveis de ansiedade:

– A ansiedade natural, que está presente em todos os seres humanos, considerada saudável, essencial para preservar sua integridade, pois ela protege o indivíduo contra riscos reais, inerentes à condição de sua sobrevivência. Um exemplo é a ansiedade quando a pessoa vai atravessar uma rua ou, até mesmo, quando pretende entrar em sua casa, porém observa uma pessoa suspeita em frente que a faz mudar de ação naquele momento, transmutando sua rota.

Esse tipo de ansiedade não prejudica o indivíduo, pelo contrário, mantém sua integridade e, portanto, não pode ser considerada como uma psicopatologia.

Sobre a ansiedade hoje

Essa ansiedade natural, controlada, citada acima, pode ser interpretada como um medo que acompanha todo indivíduo. A diferença principal do medo real para a ansiedade descontrolada, exacerbada, é que o medo ocorre quando temos receio que aconteça algo real, uma ameaça factual, definida.

É uma resposta emocional que tem por característica geral a preservação da vida. Enquanto a ansiedade aumentada normalmente ocorre com algo que pode não acontecer, que não coloca-nos em um perigo real de vida, é um sofrimento por algo que criamos, imaginamos uma situação em nosso pensamento.

Porém esses “fantasmas” geram uma angústia, sintomas que afetam negativamente o nosso bem estar e as nossas atividades diárias.

Padrões vultuosos e a ansiedade hoje

O mundo de hoje está acelerado, devido à influência da tecnologia, as obrigações diárias, os contatos sociais¸ os relacionamentos, tudo pode ser abordado, resolvido em segundos, com um clique.

Existe o lado positivo dessa realidade, que podemos tratar de mais assuntos durante poucas horas, contudo, existe o lado negativo, a ansiedade invade a nossa mente, pelo fato de querermos que tudo, mesmo aquilo que não cabe a nós, que não dependa de nós, seja resolvido o mais breve possível. Fazendo com que essa ideia de agilidade torne-se uma constante em nosso dia a dia e, por vezes, uma certeza de que todas as questões do cotidiano podem ser resolvidas brevemente.

Seres humanos sem paciência, irritadiços, que desenvolvem doenças orgânicas, psicossomáticas, pelo fato de terem uma péssima gestão emocional. Adolescentes com transtornos psíquicos, como a própria ansiedade intensificada, a depressão, o perfeccionismo, pelo fato de espelharem as suas vidas em padrões falsos e inatingíveis mostrados em redes sociais. Sintomas que são gerados pela ansiedade que se criou através de ideais de comportamentos, de resultados de uma vida inquieta.

TAG ( Transtorno de Ansiedade Generalizada )

Como mencionado acima, a ansiedade de uma forma intensa, pode gerar sintomas diversos na pessoa. Vou falar brevemente sobre o TAG (Transtorno de ansiedade generalizada). Esse transtorno, considerado o estágio mais avançado (crítico), derivado de uma ansiedade intensa, permanente, de difícil controle, que perdura por no mínimo por seis meses, afetando as rotinas diárias do indivíduo.

Um medo aguçado de que ocorra algo muito sério, uma desgraça em algumas ou todas as áreas de sua vida. Podendo gerar taquicardia, sudorese, tremores, são alguns dos sintomas que podem acometer o ser humano.

O distúrbio em questão, segundo o site “drauziovarella.uol.com.br”, “o transtorno de ansiedade generalizada pode afetar pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Em geral, as mulheres são um pouco mais vulneráveis que os homens. “

Um padrão convencido

Creio que, esse número maior ocorra entre as mulheres, devido a uma grande parcela na relação cultural, como por exemplo, as mulheres são cobradas demasiadamente para seguirem um padrão convencionado pela nossa sociedade, onde o patriarcado ainda prevalece.

Um estereótipo inventado pelos diversos aplicativos criados pela inteligência artificial, que alteram os corpos, os rostos, ao passo que o ideal, o mais bem aceito, a exclusividade do que é belo seria a condição inatingível de parar no tempo, resultando em uma aparência jovem e magérrima.

Um sofrimento desmedido

Um exemplo de TAG é, por exemplo, o desenvolvimento de uma agorafobia, a qual refere-se ao medo extremo do indivíduo em permanecer em ambientes com muitas pessoas.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Esse é um exemplo, entre tantos outros, que podem atrapalhar a vida de um palestrante, um músico que precisa se apresentar para multidões, fazendo com que a pessoa fique imobilizada e fuja das situações que geram tantos sintomas desagradáveis, mencionados nesse texto.

    Medo recorrente, sem causa real aparente, ansiedade extrema que manifestam-se repentinamente, preocupação, que interferem nas atividades diárias do paciente e podem vir acompanhadas de sintomas físicos como: cansaço, inquietação, dificuldade de concentração, tensão muscular e insônia.

    Um ledo engano e a ansiedade hoje

    Muitos pacientes, antes de procurarem um psicanalista, acham que os sintomas patológicos, podem estar ocorrendo por motivo único e exclusivo de sua debilitada saúde física, como uma taquicardia ou alguma outra doença orgânica, sem cogitar a hipótese de ser uma questão psicossomática.

    Isso acarreta um atraso no tratamento terapêutico do paciente, fazendo com que ele chegue ao profissional da saúde mental, com sintomas mais graves, ou seja, em um estágio que demandará mais tempo e paciência para que o processo de minimização dos sintomas ou até a extinção dos mesmos ocorram.

    É de extrema relevância, que os profissionais da área mental atentem-se mais sobre o assunto, aprofundem seus conhecimentos nos vieses dos possíveis sintomas que podem desencadear no corpo, a partir de pensamentos acelerados, de uma sociedade ansiosa e de parca complacência com o próximo.

    Este artigo sobre a ansiedade hoje foi escrito por Camile Martins (instagram: @camile.psicanalista), psicanalista e escritora, realiza atendimentos online.

    One thought on “Ansiedade hoje: a condição psíquica na contemporaneidade

    1. Elisabete Souza disse:

      Estou acompanhando os artigos…interesse pessoal mas tb para poder auxiliar outras pessoas. Achei mto bom e com certeza de grande auxílio….precisamos procurar auxílio!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *