funcionamento do cérebro

Como funciona o cérebro: o que a ciência realmente sabe?

Posted on Posted in Science

Ao entender como funciona o cérebro humano conseguiremos compreender como funciona o nosso corpo. O cérebro é o centro do nosso sistema nervoso e, através dele, que o corpo é comandado.

Podemos dizer que o cérebro é o processador de um computador, que transfere todas as informações para as funções corporais, esse é o complexo Sistema Nervoso Central (SNC).

No estudo do cérebro, pela neurociência, se analisa o órgão propriamente dito. Ao passo que a psicologia analisa como ele funciona na prática, com o estudo do comportamento humano.

Como funciona o cérebro?

Para compreender como funciona o cérebro, em suma, saiba que ele é o responsável pelo controle de nossas atividades neurológicas, estímulos sensoriais, memórias, interpretação de sensações, ações motoras, etc.

Nesse sentido, o cérebro se relaciona intimamente com a linguagem, inteligência e consciência. Ele tem capacidade de processas todas as informações dos sentidos, movimentos e, principalmente, influenciar no comportamento emocional.

Em suma, como parte central do SNC, o cérebro é o grande comandante, controlando as funções cerebrais e corporais. Basicamente, é por ele que são controladas as funções vitais, como respiração, apetite, sede. Bem como as funções referentes ao raciocínio, atenção, memória, dentre outros.

Ou seja, podemos resumir como funciona o cérebro como o órgão humano responsável pela garantia tanto das funções conscientes quanto inconscientes. Desse modo, tudo o que acontece em nossas vidas é dirigido pelo nosso cérebro, como, por exemplo: respirar, amar, dormir, ver, ouvir, tocar, escrever, dançar, pensar, amar, etc.

Como funciona o cérebro mapa mental ciências

Quais são as funções cerebrais?

Diante de sua complexidade, para compreendermos como funciona o cérebro, saiba que ele é dividido entre duas funções, cada uma com suas responsabilidades:

  • vitais: como, por exemplo, pressão arterial, respiração, alimentação, sono, frequência cardíaca, etc.;
  • superiores: como a memória, aprendizagem, percepções, emoções, sentimentos, comportamentos.
Sem dúvidas o cérebro humano é extremamente complexo e, graças ao avanço da tecnologia, podemos compreender mais como ele funciona, por meio de ciências como:
  • medicina;
  • psicologia;
  • neurologia;
  • biologia.

Como funciona o cérebro humano para a psicologia?

Neurociência e psicologia explicam como funciona o cérebro, porém sob óticas diferentes, porém se complementam, sobretudo para tratamento de doenças mentais. Basicamente, a psicologia, na prática, analisa os comportamentos e emoções da pessoa, ao passo que a neurociência visualiza funcionamento do cérebro, propriamente dito.

Em outras palavras, vamos exemplificar para um caso de depressão. Com a psicologia será possível identificar os sintomas, relacionando-se com o contexto de vida do paciente. Para que, assim, se possa verificar o que desencadeou o quadro de depressão.

Ao passo que, na neurociência, haverá o estudo do cérebro da pessoa com depressão, sob a ótica de falta de deficiência do neurotransmissor chamado de serotonina. Ou seja, essa é a causa biológica para a doença.

Portanto, essas duas abordagens, neurociência e psicologia, ajudam substancialmente a compreensão de como funciona o cérebro. Ou seja, com elas, é possível entender como são construídas e processadas as informações no corpo e como o indivíduo interage. Em resultado, compreender comportamentos, sentimentos, influência de estímulos externos nas ações e reações, impulsos, etc.

Anatomia do cérebro

Se você quer saber mais tecnicamente sobre como funciona o cérebro, vamos falar sobre sua anatomia. O cérebro é dividido em dois hemisférios, direito e esquerdo, sendo estes ligados pelo chamado corpo caloso – estrutura composta por fibras mielínicas. Inclusive, um fato curioso, é que o lado direito controla o esquecer, e vice-versa.

Ainda, estes hemisférios dividem-se em quatro lobos cerebrais, cada qual com suas funções específicas, quais sejam: lobo frontal, temporal, perietal e occipital, cada um responsável por funções específicas:

  • frontal: movimentos físicos mais simples, como pelo aprendizado, pensamento, memória e fala;
  • parietal: percepção do espaço e informações sensoriais, como dor, calor e frio.
  • temporal: pelos estímulos auditivos;
  • occipital: receber e interpreta as imagens visuais.

Saiba mais sobre os hemisférios do cérebro

Com dito anteriormente, o cérebro possui duas metades, chamadas de hemisférios do cérebro direito e esquerdo. A metade esquerda controla a direita, ou seja, a ordem dos movimentos do lado direito vem do lado esquerdo. Assim, se o hemisfério dominante for o lado direito do cérebro, indica que a pessoa é canhota.

Leia Também:  Sonhar com melancia: grande, vermelha ou podre

Cada hemisfério controla diversas funções, como, por exemplo, o direito é o responsável por conseguirmos reconhecer rostos e objetos. Ao passo que o esquerdo nos traz a capacidade de ler e escrever.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Curiosidades sobre o cérebro

    Diante da complexidade do cérebro, muitos estudos são feitos, constantemente. Nesse ínterim, diversas curiosidades foram descobertas. Destacaremos logo abaixo algumas delas:

    O cérebro pesa em torno de 1,4kg, que representa 2% do peso corporal total. Entretanto, ele é o órgão que gasta mais energia e oxigênio. Nesse sentido, consome até 20% do sangue com oxigênio, bombeado pelo coração. Ainda, em algumas situações esse percentual pode chegar a 50%, como, por exemplo, quando a pessoa está estudando.

    Você sabia que o cérebro tem mais de 600 km de vasos sanguíneos? Para que, assim, possa receber todo o oxigênio que necessita para trabalhar corretamente.

    Muitos dizem que utilizamos somente 10% de nosso cérebro, porém, saiba que isso é mito. Todas as partes do cérebro possuem funções específicas, que não trabalhem em simultâneo, permanecem quase todas ativas, ultrapassando facilmente esses 10%.

    Algo muito interessante é que você não consegue fazer cócegas em si. Pois uma das partes do cérebro, o cerebelo, é responsável por vários movimentos do corpo. Assim, tem capacidade de prever sensações, consequentemente, o corpo não responde às cócegas feitas pela própria pessoa, diante dessa previsibilidade.

    Dicas para ter um bom funcionamento do cérebro

    Por ser uma parte tão importante do nosso corpo, sempre devemos fazer o possível para garantir um bom funcionamento ao cérebro. E isso pode ser feito de diversas formas, separamos as principais dicas que podem lhe ajudar com isso.

    Primeiro, a prática de exercícios físicos é um grande aliado, pois exercitando o corpo também está exercitando o cérebro. Pois a atividade física tem relação com a formação de neurônios, auxiliando, também, no fluxo sanguíneo.

    Além disso, nunca pare de busca conhecimento, aprender algo novo traz novas conexões, formadas pelos neurônios. Consequentemente, exercita a capacidade de armazenar informações novas, ajudando na memória. Como, por exemplo, ter hábito de leitura.

    Como funciona o cérebro esquema dicas

    Dormir bem também é fundamental na influência de como funciona o cérebro, pois, durante o sono é que nossas memórias se fundem. Ou seja, é quando todas as informações que aprendemos e vivemos no dia são armazenadas, para serem resgatadas quando necessário.

    Por fim, tome cuidado com o estresse, ele pode prejudicar muito suas funções cerebrais. O estresse resulta em dificuldade de concentração, reduzindo, ainda, a capacidade de reter informações.

    Ao se prolongar o estresse, a tensão por ele causada danifica a memória. Tendo em vista que o estresse libera doses elevadas de cortisol, que prejudica nossa capacidade de acessar memórias armazenadas quando precisamos.

    Portanto, ao saber como funciona o cérebro é possível usar as funções cerebrias de maneira mais consciente, melhorando a capacidade mental e intelectual. Sobremaneira para identificar comportamentos prejudiciais e eliminá-los, bem como para encontrar pontos fortes e potencializá-los.

    Entender como funciona a mente para Psicanálise

    Contudo, se você chegou até aqui para saber mais sobre como funciona o cérebro, provavelmente tem interesse pelo estudo da mente. Desse modo, lhe convidamos a conhecer curso nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica. Dentre os conhecimentos, aprenderá como funciona a psiquê humana sobre a visão psicanalítica, assim, aprenderá como interpretar pensamentos e comportamentos humanos.

    Por fim, não deixe de curtir e compartilhar este artigo em suas redes sociais, para nos incentivar a continuar sempre produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.