Estresse: Conheça o Mal do Século XXI

Posted on Posted in Comportamento

O estresse é um comportamento que está presente na vida de milhares de pessoas. Seja por conta de algum acontecimento do dia a dia. Ou até mesmo por um fato em específico, capaz de mexer com a tranquilidade do indivíduo.

Por isso, no texto de hoje você irá entender o que é o estresse. O que ele pode causar no ser humano. E ainda, como é capaz de livrar-se dele. Continue lendo e confira tudo à respeito deste comportamento.

O que é o Estresse?

O termo estresse em seu sentido moderno, foi utilizado pela primeira vez pelo médico austríaco Hans Selye em 1936. Hoje, por conta de toda a loucura de nosso dia a dia, trabalho, família, contas, trânsito e a corrida desenfreada contra o relógio. Acaba nos levando a um aumento exagerado de cortisol, o chamado hormônio do estresse.

Aprender a controlar o estresse é essencial para o funcionamento equilibrado da mente e do corpo. Isso todo mundo sabe. Mas, então porque é um dos males do século, que atinge 90% da população mundial?

Pois bem, vamos entender o que é o stress, que nada mais é que: “Resposta fisiológica, psicológica e comportamental que surge quando procuramos nos ajustar ou adaptar às pressões internas e externas¨ (Livro Coaching para lideres)

Sintomas do Estresse

Uma pessoa que sofre por estresse, tende a ter sintomas musculares, vegetativos e mentais. Sendo eles:

  • Muscular: Dores no pescoço, costas, dor de cabeça, tensão nos ombros e maxilares
  • Vegetativos: Palpitações no coração, dificuldade para respirar, transpiração abundante.
  • Mentais: Impaciência, mal humor, inquietação, dificuldade de concentração, crises de choro.

Apesar desses sintomas seres caracterizados pelo estresse. Podem existir outros problemas de saúde que também podem causar vários desses sintomas. Por isso, é importante uma avaliação médica para definir a causa.

O que Causa o Estresse?

Estímulos internos e externos podem causar o estresse como: Ambiente social, cultural, psicológicos, biológicos. Além de situações traumáticas, bullying e excessiva exigência por resultados.

Dentre as causas por ambiente social podemos destacar: a necessidade de pertencer e exigências sociais. Nos fatores culturais, estão as Crenças e valores. No psicológico se refere em como a indivíduo percebe, reage e interpreta determinadas situações.

Nos fatores biológicos,  a causa do estresse pode se dar por desequilíbrio hormonal, na menopausa, puberdade ou até mesmo na gravidez.

Além disso, o estresse pode ser causado também por situações traumáticas que envolvem: separação, conflitos, perdas, Bullying. Falta de socialização e aceitação. Além da excessiva exigência por resultados como metas inatingíveis tanto financeiras quanto físicas.

Fases do Estresse

O estresse possui várias fases segundo o médico Hans Selye, são elas: fase alerta, Fase de resistência, Fase de quase-exaustão e Fase de exaustão.

Nase alerta, o organismo produz adrenalina para ficarmos atentos e motivados. Por sua vez, a fase de resistência é caracterizada por dificuldade para relaxar e concentrar-se.

Já na fase de quase exaustão e pessoa encontra-se em excessiva liberação de cortisol ( o hormônio causado pelo estresse). E por último mas não menos importante, existe a fase da exaustão. Essa por sua vez, caracteriza-se por esgotamento, insônia, apatia e baixo rendimento.

Como Livrar-de do Estresse?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o stress, darei algumas opções para o gerenciamento deste mal do século XXI:

  • Quando sentir que está muito acelerado (a). Respire, conte até dez e solte o ar lentamente. Repita o exercício duas vezes mínimo até sentir-se mais tranquilo (a).
  • Avalie-se e pergunte-se como está respondendo às exigências do dia a dia.
  • Organize suas tarefas. Até porque o dia tem 24 horas, nem um minuto a mais. Por isso, evite superestimar seu tempo.
  • Exercite-se: Caminhe, nade, dance, corra. Isso porque os exercícios auxiliam no aumento dos hormônios do prazer.
  • Jogue conversa fora e lembre-se de momentos agradáveis com seus amigos. Dê gargalhadas.
  • Escute uma música que lhe agrade quando está indo para o trabalho. Cante-a mentalmente.
  • Presenteie-se sempre que puder.
  • Tome sorvete com seus filhos, esposa (o), pais, amigos.
  • Medite. Até porque a Meditação é algo no qual podemos canalizar apenas pensamentos positivos.

Estresse Corporativo

Hoje em dia, as empresas apresentam um alto nível de ausência dos funcionários (absenteísmo). Isso porque segundo pesquisa da International Stress Management Association, no Brasil o estresse causa um prejuízo de R$ 33 bilhões ao ano em tratamentos.

E quais seriam os principais motivos? Dentre os motivos podemos citar: ambiente laboral, metas inatingíveis, carga de trabalho excessiva. Mudanças de atividades sem preparação prévia.

Além de insatisfação pessoal, desvalorização, má liderança. E outros como: conflitos internos e tarefas repetitivas.

Como podemos reduzir o Estresse nas organizações?

O estresse dentro do âmbito empregatício pode ser reduzido através de dinâmicas de grupo, escuta ativa, avaliação do líder. Além de utilizar metas objetivas, planos de ação direcionados, ginástica laboral e campanhas falando sobre o estresse e seus sintomas

Algumas empresas atualmente contam com espaços tranquilos e arborizados. Para que desta forma, os funcionários relaxem nos intervalos de trabalho. Até porque, assim é possível contribuir de alguma maneira na diminuição do estresse.

Os espaços de trabalho como escritórios, salas de reuniões e os ambientes em geral. Estão sendo projetados para terem a cara de seus colaboradores. Fazendo com que eles se sintam em casa.

Algumas empresas também optam por horários alternativos, assim como alguns profissionais que trabalham virtualmente.

Naturalmente, estamos longe da solução do estresse nas empresas. Mas o começo da preocupação pelas consequências deste mal na produtividade e performance chamaram atenção de muitos profissionais da área.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Fazendo assim com que esses profissionais entendam que se não ocorrerem mudanças adequadas às necessidades do ser humano. Teremos então a falta de mão de obra de qualidade.

Concluindo…

No Best-Seller o Monge Urbano O autor Pedram Shojai diz: ¨Nosso mundo é um lugar extenuante. Trabalho e família representam compromissos diários, e voltar a atenção para a saúde, os relacionamentos e o sentido da vida é uma luta constante.

A tecnologia oferece um fluxo infinito de informações na ponta dos dedos. Porém, ela não é suficiente para nos trazer a satisfação plena. Isso porque há momentos em que desejamos fugir e viver em isolamento numa montanha, como um mestre zen.

Mas isso não é viável para a maioria de nós. Porém, na contramão deste desejo, caminhamos pouco a pouco em direção ao esgotamento completo¨.

Este texto foi escrito pela aluna do nosso curso Psicanálise Clínica  Ligia Eugenia Pineda Ruiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − um =