Como adotar o minimalismo como estilo de vida?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise e Cultura

Você já pensou no que significa viver com o essencial? Pessoas que têm o minimalismo como estilo de vida estão preocupadas com essa questão. Nós estamos tão acostumados a acumular coisas que deixamos de ter noção daquilo que nós realmente precisamos. Pensando nesse problema, nós decidimos te dar a oportunidade de refletir sobre esse assunto.

Sempre que podemos, nós adquirimos mais roupas, sapatos e aparelhos eletrônicos. Produtos de beleza, móveis e automóveis também estão na lista. Mas será que essas coisas realmente são importantes para nós? Será que o hábito de comprar e acumular coisas não está trazendo mais problemas do que soluções?

Há quem diga que o segredo da felicidade está em abrir mão dos excessos. Para algumas pessoas, isso significará se livrar daquelas roupas que estão ocupando espaço no guarda-roupa, mas que nunca são usadas. Para outras, o importante será abrir mão da quantidade de pessoas com quem elas se relacionam nas redes sociais.

Isso porque o minimalismo não irá significar a mesma coisa para todo mundo. Cada pessoa terá que passar por um processo de autoconhecimento para entender o que é de fato importante para ela. Uma biblioteca cheia de livros pode fazer muito sentido para alguém que gosta de ler, por exemplo. A proposta do minimalismo é abrir mão daquilo que é desnecessário.

Benefícios de ter o minimalismo como estilo de vida

Se você ainda não achou esse estilo de vida atraente, iremos apresentar alguns dos seus benefícios. Você sabia que é possível fazer melhor uso do seu tempo? Muitos minimalistas afirmam que puderam investir em mais momentos significativos no seu dia quando eles se desprenderam da necessidade de acumular coisas.

Não entendeu ainda a relação entre uma coisa e outra? Vamos te explicar melhor com exemplos! Se você abrir mão de todas as roupas do seu armário que você não usa, você não precisará gastar muitos minutos do seu dia tentando decidir qual peça vestir. Além disso, se você decide gastar menos, você não precisará investir muito do seu tempo no seu trabalho.

Ademais, se você decide se afastar de pessoas tóxicas, você vai perceber que terá muito mais tempo e energia para empregar naquilo que realmente importa para você. Pode parecer pouca coisa, mas cada minuto ou hora que você ganha no seu dia pode ser dedicado à prática de um hobby, a um encontro com um amigo ou ao descanso.

Não podemos esquecer de mencionar que o minimalismo te ajuda a produzir menos lixo. Isso porque as pessoas que adotam esse estilo de vida adquirem aquilo que realmente precisam, deixando de acumular coisas ou comprá-las numa quantidade desnecessária. Não precisamos nem mencionar o quanto essa atitude é benéfica para o meio ambiente.

Como se tornar um minimalista?

Para que você entenda melhor como é possível adotar o minimalismo como estilo de vida, resolvemos te dar algumas dicas. Veja bem, não há uma receita de bolo. Como já dissemos, uma pessoa que decide se tornar minimalista precisará refletir sobre aquilo que ela considera essencial e focar sua atenção nessas coisas.

No entanto, iremos apontar aqui algumas atitudes que você pode tomar para iniciar a sua caminhada rumo ao minimalismo. Já iremos afirmar aqui que não serão passos fáceis de dar, uma vez que as pessoas estão acostumadas a acumular objetos e pessoas. Ainda assim, vale a pena descobrir aquilo que realmente importa para você e dar verdadeira atenção a essa coisas.

Avalie as suas motivações

Essa dica é muito importante. Quando nós começamos uma grande mudança na nossa vida, nós temos que refletir sobre as razões de estarmos fazendo isso. Isso porque, quando temos em mente os nossos objetivos, as chances de alcançarmos as nossas metas são maiores. Por que você quer se tornar um minimalista? Tenha isso em mente em todo o processo!

Preste atenção ao que realmente importa

É importante que você tenha noção daquilo que você considera essencial. Não iremos dizer aqui que as coisas materiais não tem importância porque isso não é necessariamente a verdade. Também não podemos ignorar que muitas vezes gastamos nosso dinheiro em coisas que são totalmente descartáveis.

Por essa razão, é fundamental que você reflita sobre aquilo que você dá valor. Quando você tiver consciência disso, você poderá investir o seu tempo, o seu dinheiro e sua energia nessas coisas ou pessoas. Fazendo isso, você perceberá que a sua vida ganhará muito mais sentido e você será muito mais feliz.

Leia Também:  Microexpressões: como revelam nossas emoções?

Esteja disposto a abrir mão

É necessário ter em mente que o minimalismo irá te exigir certo nível de desprendimento. Depois que você descobrir as coisas que são essenciais para você, é importante que você abra mão do que você considera desnecessário. Não estamos dizendo que será fácil se desfazer das coisas que você tem acumulado por muito tempo, mas certamente essa atitude te dará muita liberdade.

Considerações finais sobre ter o minimalismo como estilo de vida

Neste artigo, nós buscamos te apresentar o que é o minimalismo. Como você pôde ver, esse estilo de vida está relacionado ao desejo de muitas pessoas de entender o que elas consideram essencial em suas vidas. Quando elas descobrem isso, elas dedicam as suas vidas para se concentrarem nessas coisas, descartando aquilo que não é necessário.

É importante mencionar que os psicanalistas podem ajudar as pessoas no processo do autoconhecimento se você quiser adotar o minimalismo como estilo de vida. Se você tem o desejo de conhecer mais essa área, nós te indicamos o nosso curso de Psicanálise Clínica. Nós te garantimos que, depois que você assistir às nossas aulas, você terá conhecimento suficiente para atender as demandas do mercado.

No entanto, se você não quiser clinicar, não tem problema. Você poderá relacionar o conteúdo do curso aos conhecimentos da sua área de atuação. Também é importante afirmar que nossas aulas são 100% online. Dessa forma, você não precisará separar um horário fixo do seu dia para dedicar aos estudos.

Assim, não há desculpas para você não investir na sua vida profissional e nos seus estudos. São 12 módulos de conteúdo relevante para a área que podem ser realizados no período de 18 meses. Não perca mais tempo! Busque conhecer mais as vantagens de fazer o nosso curso e se matricule conosco!

Além disso, agora que você conheceu mais sobre o minimalismo como estilo de vida, não deixe de compartilhar esse artigo com outras pessoas. Também fique atento aos outros textos deste blog sobre a área da psicanálise.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *