como se forma um psicanalista

Como se forma um psicanalista?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise

Neste artigo vamos entender como como se forma um psicanalista.

O desenvolvimento da Psicanálise e como se forma um psicanalista

A psicanálise foi desenvolvida por Sigmund Freud no século XIX, para suprir uma demanda de pacientes que não respondia aos tratamentos da época. A psicanálise é baseada no tripé da Teoria, da análise e da supervisão.

Para a formação de psicanalista é necessário segundo Freud uma relação própria com o inconsciente , sua transferência, ou seja, acontece um processo pessoal de análise, onde leva a análise dos seus analista até onde foi a sua análise, mesmo se o analista ler livros, estudar o assunto, mas mesmo assim é preciso ter passado pelo processo de transformação pessoal próprio que se pode ajudar a repetir esse processo do outro lado, a outras pessoas também fazem essa exploração pelo seu próprio inconsciente.

Mas a psicanálise a função elementar para qualquer um que queira se tornar psicanalista é fazer uma análise, sendo a primeira dos pilares para se torna psicanalista. Freud dizia que dentro da análise tem um processo que leva a análise a atenção aos próprios sonhos.

Teoria: como se forma um psicanalista estudando obras de psicanalistas

O segundo ponto desse tripé é o estudo da teoria, análise dos conceitos, análise evolutiva ao longo das obras e dos grandes autores, mas também nesse campo vasto o estudo teórico toma bastante tempo, envolvendo uma educação continuada e principalmente porque não se trata apenas de uma absorção assim cognitiva dos conceitos das noções, mas uma incorporação, uma tradução desse conceito a nossa própria linguagem que serve para desdobrar para pontos importantes para psicanálise para a formação do psicanalista.

A terceira base da formação é a supervisão, em outros lugares chamada de análise de controle, isso envolve então o compartilhamento das dúvidas, questões, da problemática da condução dos casos dividido com um psicanalista em geral mais experiente, mas isso não é necessário. O mais importante em uma supervisão é que autoriza o psicanalista encontrar o próprio estilo que faz pensar a parti do caso, a parti do próprio profissional, que tira dessa relação a idealização, principalmente no início da formação.

A primeira noção do discurso do psicanalista e a formação desse psicanalista se dar no contato, na experiência discursiva que acontece dentro da análise e também fora da análise que uma escola de psicanalista pode providenciar.

Do desejo à formação psicanalítica

A formação é um grande desafio, pois ela também é um desejo que se canaliza uma ética que seja já no próprio desejo, leva a sua castração até um certo limite. Essa formação ocorre em uma escola de psicanálise.

É importante distinguir então a formação do psicanalista como um trajeto ético, um processo não normativo, mas cada um faz com seu desejo de ser psicanalista. Sua formação é educação e a formação do desejo, mais forte, mais fundamental, entrelaçado ao laço social a uma escola psicanalista.

Lacan dizia: o psicanalista não se autoriza se não de si mesmo. Esse desejo que fundamenta essa prática é um desejo próprio, paralelo as graduações, estágios e etc., um suplemento para sua formação é quando ele resolve se dedicar à pesquisa em psicanálise, resolve publicar artigos, fazer parte de uma comunidade de interesse cientifico e fazer uma transição mais pública da psicanálise.

Notas finais sobre como se forma um psicanalista

Se torna um psicanalista vem do desejo e desse desejo surge a necessidade de estudar, aprimorar e sempre continuar os estudos, pois a educação é continua. Fazer análise é primordial para não transferir os traumas e a distorções pessoas de determinado assuntos.

Para ser um bom analista primeiro precisa ser um analisando, se pôr no lugar de quem está procurando se analisado para assim entender a sua situação naquela posição. Por fim, fazer supervisão, ter um profissional orientando e trazendo um segundo olhar sobre as suas demandas, mas não impondo sobre o jeito de analisar do analista.

Este artigo sobre como se forma um psicanalista foi escrito por Viviane Simões, linkedin.com/in/viviane-simões-5a273a16a e @psis.mente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.