o que é compromisso

Compromisso: significado no trabalho e no relacionamento

Posted on Posted in Comportamento

Ter compromisso é fundamental para se estabelecer confiança nas relações, gerando respeito e confiabilidade tanto no trabalho quando nos relacionamentos interpessoais. O compromisso é, basicamente, quando as partes fazem um acordo quanto a determinado assunto, isso engloba, por exemplo, relacionamentos amorosos e de trabalho. 

Nesse ínterim, o compromisso é um dos pilares para se atingir o sucesso, seja qual for a área de sua vida. Assim, é o que estabelece uma relação de confiança entre duas ou mais pessoais, permitindo que suas ações sejam, de toda forma, mais transparentes e eficientes. 

O que é compromisso? Significado de compromisso no dicionário 

Em suma, a palavra compromisso significa um acordo de entre partes acerca de algo que será realizado, seja qual for a área da vida. Por exemplo, um namoro ou um casamento é considerado um compromisso. 

Em outras palavras, compromisso é definido como um contrato entre partes, onde se estabelece determinadas obrigações. Nesse sentido, compromisso também pode definir o ato de ser responsável pelas próprias ações, honrando suas promessas e o que foi acordado com o outro. 

A palavra compromisso tem origem do latim compromittere que significa junto, une com, mais primotterre, que significa prometer. Ou seja, é um acordo, uma promessa mútua entre as partes. 

Compromisso no relacionamento amoroso 

O compromisso é um dos principais fatores para se manter um relacionamento amoroso saudável e feliz. Ao passo que duas pessoas se comprometem, unindo seus propósitos de vida, com amor, confiança e lealdade, conseguem manter um relacionamento sólido. Isso significa, sobretudo, exercitar a empatia, estando disposto sempre a compreender sentimentos e necessidades do outro. 

Vale ressaltar que o compromisso no relacionamento amoroso vai além do acordo estabelecido pelo casamento ou pela troca de alianças. Ele faz parte do amor e respeito existente na relação, devendo sempre ser vigiado, para evitar qualquer negligência. Afinal, todo casal, seja como for, passa por dificuldades, sendo o compromisso a base para este se manter forte e estável. 

Diferentemente do que a maioria possa entender, não é preciso abdicar do amor-próprio e da individualidade para se estabelecer um compromisso em um relacionamento amoroso. Portanto, para ter saúde emocional dentro e fora da relação, é importante que cada um se ame primeiro. 

Nesse ínterim, saiba que para que um relacionamento amoroso perdure ao longo do tempo, é necessário que haja um compromisso entre as partes, que deve ser entendido como um acordo de lealdade, sinceridade, respeito e colaboração em constante desenvolvimento. Em resultado, o compromisso é que contribuirá, de fato, para o bem-estar da relação, mesmo em meio a dificuldades que o casal possa enfrentar. 

Compromisso frase

Demonstrações de compromisso no relacionamento 

Existem diversas formas de se demonstrar compromisso em um relacionamento, lembrando que cada relação possui suas particularidades, conforme a individualidade que cada ser humano possui. Mas existem situações que atendem o senso comum, como demonstrações de compromisso que são precípuas em qualquer relacionamento. Isso inclui situações como, por exemplo: 

  • Cumprir ao que foi dito ao outro; 
  • Demonstrar preocupação e cuidado; 
  • Ter atitudes que sempre visem “somar” na relação; 
  • Ter interesse pelos sentimentos do parceiro; 
  • Demonstrar gratidão; 
  • Estar sempre aberto ao diálogo, de forma aberta e honesta; 
  • Ambos se comprometem a trabalharem juntos, mantendo a fidelidade e honestidade; 
  • Valorizar e reconhecer as ações do outro; 
  • Apoio em situações difíceis; 
  • Compartilhar experiências e memórias; 
  • Demonstrar lealdade e comprometimento na relação; 
  • Estabelecer metas em comum. 

Contudo, demonstrações de compromisso são essenciais para se manter um relacionamento, pois, quando as pessoas se comprometem, mostram estar envolvidas com o outro. Para que, assim, possam unir seus esforços para atingirem juntas o sucesso na vida; 

Sendo assim, comprometer-se é a base para todos os aspectos do relacionamento, aonde as partes se comunicam honesta e abertamente sobre seus sentimentos, preocupações e desejos.  

Portanto, o compromisso no relacionamento amoroso é muito mais do que palavras vazias e expectativas sociais. Seja como for, ele deve ser visto como algo intangível, que deve ser cuidado diariamente, mantendo-se em constante crescimento e desenvolvimento ao passar do tempo. 

Compromisso no trabalho 

O compromisso tem um papel importante no ambiente de trabalho, pois quando alguém se compromete com seu trabalho, significa que eles estão dispostos a trabalhar duro para cumprir as metas estabelecidas. Ou seja, pessoas comprometidas com o trabalho demonstram maior responsabilidade, motivação e iniciativa, e isso independentemente de qual for o trabalho. 

Compromisso trabalho

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Dessa forma, os profissionais comprometidos são pessoas íntegras, que demonstram responsabilidade sobre suas atribuições. Sem dúvida essas características que parecem óbvias para o desempenho de bons trabalhos, porém, em meio a uma sociedade muitas vezes caótica, essas atribuições são imensamente valorizadas. 

    Por isso, assim como em relacionamentos, o compromisso no trabalho também precisa ser constantemente aprimorado. Nesse sentido, separamos algumas dicas que ajudarão nesse desenvolvimento constante de sua carreira profissional. 

    Dicas para melhorar o compromisso no trabalho 

    Ademais, existem diversas formas de melhorar o seu compromisso no trabalho, que com certeza influenciarão positivamente no seu desempenho. Dentre elas, destacamos: 

    • Crie uma lista de tarefas e priorize-as; 
    • Estabeleça um cronograma; 
    • Seja flexível a mudanças de última hora e se adapte às novas circunstâncias; 
    • Estabeleça metas realistas e mensuráveis; 
    • Mantenha-se motivado durante o desempenho de suas atividades; 
    • Insira pausas regulares entre as tarefas; 
    • Se concentre em um projeto por vez; 
    • Seja consistente; 
    • Não hesite em pedir ajuda quando necessário; 
    • Seja proativo, principalmente para resolução de problemas. 

    Como a psicanálise pode ajudar na carreira profissional? 

    Contudo, se você pretender aprimorar suas relações profissionais, sem dúvidas a psicanálise pode lhe ajudar. Desse modo, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise, 100% EAD. Dentre os benefícios deste estudo, acerca de sua carreira profissional, podemos destacar: 

    • Ajuda na solução de problemas corporativos: a psicanálise pode ser um grande auxílio para identificar e superar problemas corporativos, melhorando a gestão de equipes e o relacionamento com clientes 
    • Agrega na profissão atual: Um advogado, um professor, um terapeuta, um profissional da saúde, um líder religioso, um profissional de coach, um vendedor, um gestor de equipes e todas as profissões que lidam com pessoas podem se beneficiar com os conhecimentos teóricos e práticos da psicanálise.  

    Portanto, a psicanálise pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a entender suas motivações profissionais e como seus comportamentos influenciam nos resultados de sua carreira. 

    Por fim, se você gostou desse artigo, não esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Dessa forma, nos incentivará a continuar produzindo sempre conteúdos de excelência para nossos leitores. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.