Esmeralda Por que Não Dancei

Esmeralda Por que Não Dancei: ideias do livro

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Conheça sobre o livro Esmeralda Por que Não Dancei. Apesar de habitar na mente humana vivências muitas vezes perniciosas, cabe a nós a escolha de redefini-las através do autoconhecimento.

A mente humana tem a capacidade de reproduzir como fotografia, situações do passado representadas no presente de diversas formas, como por meio de um perfume, um lugar, uma comida, uma música, um filme e qualquer tipo de emoção. São estímulos positivos ou negativos que chegam iguais a uma corrente de ligação para a consciência.

Por exemplo, podemos partir da análise de um livro como “Esmeralda Por que Não Dancei” para entender como a nossa mente funciona.

Sobre o livro Esmeralda Por que Não Dancei

Entender e aprender a ressignificar essas provocações, pode ser a libertação de sentimentos indesejáveis.

O livro “Esmeralda Porque Não Dancei”, relata a estória de Esmeralda, uma menina que, em situação de vulnerabilidade, pede a um jornalista que a ajude, escrevendo sobre sua vida. Naquele momento, ela estava decidindo-se por mudar seu futuro.

Falar sobre fatos marcados na sua infância e adolescência, funcionaram como um tratamento de autoajuda. Ela ouvia de si mesma o que não queria ter vivido e escolheu mudar seu destino.

Procurou ajuda para se livrar de vícios, traumas, medos e entender que poderia ser feliz, apesar das cicatrizes no corpo e na alma.

Na vida real da personagem citada, sua mente e determinação foram importantíssimas. Porém o autoconhecimento foi fundamental para a virada de chave na sua trajetória.

Conclusão

O tratamento analítico é essencial para que o indivíduo em sofrimento tenha a chance de compartilhar suas dores, através da escuta ativa.

Este artigo foi escrito por Marilise Barbosa Moreira. Sou natural de Santos e atualmente moro em Brasília. Fui empresária por mais de 20 anos e por esse motivo resolvi estudar sobre as relações humanas. Fiz uma pós-graduação em Recursos Humanos e alguns cursos ligados ao tema. Resolvi me aprofundar mais ainda, fazendo o curso no IBPC em Psicanálise Clínica. Estudar sobre os mistérios e a capacidade da mente humana, me trouxeram uma nova visão para lidar com as incompreensões alheias. Hoje, busco aprimorar minha inteligência emocional e compartilhar esses ensinamentos na minha vida profissional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.