David Hume empirismo

David Hume: empirismo, ideias e natureza humana

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

David Hume é considerado um dos maiores pensadores do século XVIII, sendo um dos principais filósofos empiristas da Escola Escocesa de Pensamento Empírico. Que, sobretudo, valorizava a experiência sensorial e a observação como base para o conhecimento. Seu legado influenciou muitos filósofos, cientistas e teóricos sociais modernos.  

Em suma, David Hume é considerado um dos mais importantes filósofos do pensamento ocidental. Ele é conhecido por questionar a nossa capacidade de realmente conhecer a realidade que nos cerca. Segundo ele, a razão está muito mais ligada aos aspectos conativos da psicologia humana, e não a fatos objetivos. Esta interpretação aproxima-o da tradição sentimentalista, que enfatiza os sentimentos e o senso comum como principais meios de conhecer o mundo. 

Em sua história de vida, Hume, desde jovem, sempre se dedicou ao estudo, com foco em tornar-se um intelectual. Entretanto, sua primeira obra não teve muita receptividade, mas em seus outros estudos, gradativamente, ele passou a ser um dos pensadores mais difíceis de serem refutados. 

Quem foi David Hume? 

David Hume (1711-1776) foi um importante filósofo, historiador e economista escocês. Assim, é considerado um dos principais filósofos da era moderna. Nasceu em Edimburgo, na Escócia, vivendo sua infância na cidade de Dundee. Filho de Joseph Home e Katherine Falconer, ficou órfão de pai em 1713, sendo sua criação e de seus dois irmãos, John e Katherine, sob a responsabilidade da mãe, inclusive ao aspecto educacional. 

Somente com 11 anos ele passa a ter aulas na Universidade de Edimburgo, consequentemente, passou a estudar Direito, em 1726. Porém, abandona o curso após um ano, se tornando um leitor e escritor ávido pela busca do conhecimento, fora do ambiente acadêmico. Assim, passou os próximos anos adquirindo conhecimento sobre literatura, filosofia e história. 

Ainda jovem passou a escrever sobre filosofia, publicando seu primeiro livro aos 21 anos, intitulado “Tratado de Natureza Humana”. Sobretudo, seu estudo se baseava em que os nossos conhecimentos são originados por nossas experiências. Ou seja, nossas ideais são derivadas de nossas impressões sensoriais.  

Vida profissional de Hume

Embora tivesse tentado, Hume não ingressou em uma carreira acadêmica, nem tampouco se profissionalizou em outras áreas. Dentre suas atividades, trabalhou como tutor, Secretário da embaixada britânica na França e bibliotecário. Sendo nesta última, entre os anos de 1752 e 1756, que escreveu sua obra-prima: “História da Inglaterra”, publicada em seis volumes. Que, diante do seu sucesso, lhe garantiu a tão almejada estabilidade financeira. 

Filosofia empirista de David Hume 

Antes de tudo, saiba que David Hume foi um dos mais proeminentes filósofos do empirismo. Sendo a filosofia empirista de Hume caracterizada por um conjunto de crenças que sustentavam, principalmente, que todos os conhecimentos humanos advêm de experiências sensoriais. Em outras palavras, para ele, todo conhecimento tem origem na experiência. 

Ou seja, para Hume, nenhuma forma de conhecimento ou verdade pode ser derivada de princípios lógicos ou racionais. Ao invés disso, ele acreditava que a única fonte legítima de aprendizado é através de nossas experiências, como se fossem elas um guia do conhecimento. 

Acima de tudo, saiba que David Hume tornou-se famoso por suas análises sobre o conhecimento, sendo parte essencial do chamado empirismo britânico. Ainda mais, dentre os filósofos, era o considerado mais crítico, principalmente pode desafiar a filosofia, alegando que enquanto a ciência a avançava, a filosofia se estagnava. Isso porque, segundo ele, os filósofos faziam teorias sem considerar os fatos e as experiências. 

David Hume: Tratado da natureza humana 

Publicada em 1739, a obra de David Hume, “Tratado da natureza humana” foi o seu trabalho mais conhecido, que se tornou um dos marcos da filosofia moderna. Nesse sentido, em sua teoria sobre a natureza humana ele remete seus estudos sobre a razão e experiência humana. Sendo sua abordagem fonte de inspiração para escritores da sua época, como Locke, Berkeley e Newton. 

Dessa forma, no Tratado, Hume argumentou que todos os conhecimentos humanos derivam da experiência, que é dividida em impressões e ideias. Hume também discutiu o princípio da causalidade, a relação entre o físico e o mental, o conhecimento moral e a natureza da religião.  

Contudo, seus escritos influenciaram os filósofos e pensadores posteriores, como Kant, Schopenhauer e Wittgenstein. Ainda mais, o trabalho de Hume ainda é estudado e discutido até hoje, pois seus insights continuam sendo relevantes para a filosofia contemporânea. 

Teoria do conhecimento de David Hume 

Em síntese, para David Hume, o conhecimento pode ser obtido por meio da interpretação das operações mentais. Seu conceito sobre conteúdo da mente, que é mais extenso do que seria a percepção comum, pois abrange as diversas funções da mente. Segundo sua teoria, todo o conteúdo da mente – aquilo que John Locke denominou de “ideias” – pode ser entendido como percepção. 

Dentre os pensamentos mais inovadores de Hume está a exploração das questões de fato e identificar as causalidades que as regem. Assim, aquilo que parece ser causalidade é, na verdade, subjetivo, pois não conseguimos aprender a força que une os eventos, mas somente podemos observar os resultados que são gerados. 

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Segundo o famoso exemplo de David Hume, acreditamos pelo hábito que o sol nascerá todos os dias. Porém, isso é uma probabilidade, não uma verdade que foi estabelecida por nossa razão. Dessa forma, explica que tudo que está relacionado a fatos pode ser alterado. Enquanto as propriedades, por exemplo, de um triângulo, que são conceituais, são inalteráveis pela lógica. 

    David Hume Resumo

    Livros de David Hume 

    Contudo, se você quer conhecer mais sobre este célebre filósofo, conheça as suas obras:

    • Tratado da Natureza Humana (1739-1740); 
    • Ensaios Morais, Políticos e Literários (1741-1742) 
    • Investigações Sobre o Entendimento Humano (1748); 
    • Investigação sobre os Princípios da Moral (1751); 
    • A História da Inglaterra (1754-1762); 
    • Quatro Dissertações (1757); 
    • História Natural da Religião (1757); 
    • Diálogos sobre a Religião Natural (póstumo); 
    • Do suicídio e da imortalidade da alma (póstumo). 

    10 frases de David Hume 

    Enfim, conheça algumas das principais frases de David Hume, que expressam suas ideias e pensamentos: 

    1. “O hábito é o grande guia da vida humana”; 
    2. “A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla.” 
    3. “O papel principal da memória é conservar não simplesmente as ideias, mas a sua ordem e a sua posição.”; 
    4. “A memória não tanto produz, mas revela a identidade pessoal, ao nos mostrar a relação de causa e efeito existente entre nossas diferentes percepções.” 
    5. “Quando uma bola de bilhar choca com outra, a segunda deve mover-se.” 
    6. “Em nossos raciocínios a respeito dos fatos, existem todos os graus imagináveis de certeza. Um homem sábio, portanto, ajusta sua crença à evidência.” 
    7. “Seja um filósofo, mas, no meio de toda sua filosofia, não deixe de ser um homem.”; 
    8. “O hábito de culpar o presente e admitir o passado, esta profundamente arraigado na natureza humana.”; 
    9. “O homem sábio ajusta sua crença à evidência.”; 
    10. “Quando uma opinião leva a absurdos, é certamente falsa, mas não é certo que uma opinião é falsa porque sua consequência é perigosa.” 

    Portanto, David Hume é reconhecido como um dos principais filósofos empiristas, que afirma que os nossos conhecimentos são baseados em experiências sensoriais. Hume questionou o pensamento racionalista, que afirma que os conhecimentos podem ser obtidos a partir de deduções lógicas.  

    Por fim, se você gostou deste conteúdo, não esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Isso nos estimula muito a permanecer produzindo conteúdos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.