por qual motivo a empresa deve me contratar

Por que a empresa deve me contratar: redação e entrevista

Posted on Posted in Comportamento

Por que a empresa deve me contratar?” é uma das principais perguntas de recrutadores em entrevistas de emprego e que pode ser considerada umas mais difíceis de responder. Se você está buscando uma colocação no mercado de trabalho, veja este artigo até o final. Traremos dicas importantes para responder essa pergunta de maneira clara e se sair bem nas entrevistas. 

Antecipadamente, saiba que essa pergunta é positiva para sua entrevista, pois será a sua oportunidade de mostrar são seus valores e como agregará à empresa. Desse modo, importante não se sentir ansioso ou desconfortável, e utilize este momento ao seu favor.  

Nesse sentido, primordial que você treine e monte a estrutura correta para sua resposta, pois este momento pode ser decisivo para sua aprovação no emprego. Então, responda para si mesmo: “Por que a empresa deve me contratar?”. 

Por que a empresa deve me contratar? Como responder 

Acima de tudo, responder por que a empresa deve me contratar é o momento certo de você expor ao recrutador quais são suas habilidades e como elas contribuirão para o progresso da empresa. Antes de você saber como montar uma estrutura para essa resposta, saiba qual a intenção por detrás desta pergunta.  

Por que a empresa deve me contratar esquema

Primeiramente, a pessoa que está o entrevistando quer saber mais como você está respondendo. Pois, ainda que você esteja dizendo o que pretendem, se a sua comunicação não-verbal não seja adequada. Nesse sentido, com esta pergunta, a empresa pretende conhecer algumas características suas, como, por exemplo: 

  • Capacidade de comunicação; 
  • Autoconhecimento; 
  • Clareza nos objetivos profissionais; 
  • Seu conhecimento sobre a empresa; 
  • Resultados da sua trajetória profissional. 

Nesse ínterim, vale ressaltar algo em comum para todas as empresas: todas pretende encontrar profissionais competentes para resolverem problemas para que, assim, possam atingir seus lucros. Portanto, ao responder essa pergunta, essencial que demonstre clareza e objetividade, em suas palavras e comportamentos, para demonstrar que você está apto a preencher a vaga de emprego. 

Como montar uma estrutura para responder por qual motivo a empresa deve me contratar? 

Como dito anteriormente, essa é uma das perguntas mais importantes de uma entrevista de emprego e existem algumas técnicas que podem lhe ajudar a estruturar uma boa resposta. Em resultado, terá chances maiores de aprovação para a vaga, pois pode contribuir para convencer o recrutador que você é o candidato ideal para preencher aquele cargo. 

Para você entender como funciona estrutura e seja capaz de responder a importante pergunta “Por que a empresa deve me contratar?”, seja como for, você deve fazer uma autoanálise, exercitar o seu autoconhecimento. Pois, sem dúvidas, sua postura e equilíbrio emocional que serão o enfoque do entrevistador.  

Além disso, não subestime suas conquistas profissionais, ainda que pequenas. Pois são os seus resultados diários que demonstram a sua capacidade profissional. Sendo assim, fundamental que você fala sobre seus resultados e como eles contribuíram tanto para a empresa e quanto para formar o profissional que você é hoje. Estamos falando tanto de suas competências técnicas e comportamentais, as chamadas hard e soft skills. 

Saiba quais são os requisitos da vaga 

Em primeiro lugar, para se preparar para entrevista, saiba quais são os requisitos da vaga. Assim, vá até o anúncio e busque entender qual perfil profissional que a empresa está buscando. Assim, faça uma lista com os requisitos, como: 

  • Habilidades técnicas e comportamentais; 
  • Conhecimento; 
  • Experiência; 
  • Competências. 

Veja quais são as suas habilidades compatíveis à vaga 

Logo após entender o perfil profissional buscado para vaga, compare-os com suas características pessoais e profissionais e, então, use isso ao seu favor no decorrer da entrevista. Faça pequenas anotações, que servirão como insights para responder “Por que a empresa deve me contratar”. 

Mas saiba que não precisa de um discurso pronto, mas sim deve responder de forma a se sentir confortável, destacando seus pontos fortes e como eles contribuirão para a vaga e para os resultados da empresa. Entenda que não é necessário que demonstre todas as suas habilidades e experiências curriculares neste momento, mas sim quais atenderão às expectativas da vaga em si. 

Estude sobre a empresa 

Para se preparar para a entrevista de emprego é primordial que você saiba sobre a empresa, pois, somente assim, poderá estruturar melhor suas respostas. Pois, ao saber informações sobre a empresa, como ramo de atuação, seu momento no mercado e quais são seus “problemas”, poderá utilizar de argumentos sólidos para demonstrar ser o candidato que eles procuram. 

Por que a empresa deve me contratar frase

Tenha entusiasmo 

Sobretudo, as empresas se interessam por profissionais entusiasmados com aquilo que trabalham, aqueles que demonstram paixão por suas conquistas, que almejam sempre bons resultados. Por isso, durante a entrevista busque demonstrar ao máximo entusiasmo, principalmente quando estiver contando sobre suas conquistas profissionais. 

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Aquele famoso “brilho nos olhos” é que a empresa está buscando em você, desse modo, trata-se mais de uma comunicação não-verbal. Ou seja, o recrutador buscará encontrar respostas em seu comportamento e postura, enquanto você conta sobre sua carreira. 

    Estruture suas respostas com antecedência 

    Antecipadamente crie suas respostas para eventuais perguntas que surgirem na entrevista, sobremaneira a nossa famosa “Por que a empresa deve me contratar?”. Assim, evitará constrangimentos na hora da entrevista, evitando aquele assustador “meu deu um branco”. 

    Portanto, faça pesquisas sobre as perguntas mais frequentes de entrevistadores – estamos no mundo da internet, use a seu favor – e, então, treine e melhore seu discurso. Então, assim que possuir tiver todas os pontos acima esclarecidos, monte sua resposta e treine. Isso diminuirá sua ansiedade na hora da entrevista, fazendo tudo fluir de forma mais leve e objetiva. 

    Exemplo de redação porque a empresa deve me contratar 

    Por último, para que lhe ajudar elaborar sua resposta para “Por que a empresa deve me contratar?”, separamos três exemplos de respostas, retirados de pesquisas a conteúdos de profissionais especializados em Recursos Humanos. 

    “Eu acredito que vocês devam me contratar porque ao longo da minha trajetória profissional eu pude desenvolver uma excelente capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal, negociação. E, através dessas competências, tenho uma grande habilidade de atender o cliente de forma construtiva, personalizada, focando em suas necessidades. Dessa forma, nós conseguimos fidelizar esse cliente, aumentando a credibilidade e confiança nele na empresa. E como a empresa ela tem como fator principal trabalhar essa credibilidade com o cliente, eu acredito que eu sou a profissional certa para manter o nível de qualidade, e quem sabe até elevar com as minhas habilidades, assim como eu fiz em outras empresas.”. Fonte: Adriana Cubas. YouTube 

    “O meu perfil e minha experiência estão ligados à tecnologia. Sei que minha habilidade de gerenciar conteúdos, atualizar sites e mídias sociais tornam-me capacitado para a vaga. Na minha última função, eu era responsável pela manutenção do site do nosso departamento. Isso demandava atualizações dos nossos produtos, serviços e dos nossos perfis nas redes sociais, além de postar informações sobre novos eventos. 

    Para mim, é um prazer trabalhar com isso. Também uso meu tempo livre para aprender novas linguagens de programação. Utilizo esses conhecimentos para atualizar nossa página, que é algo que considero muito valioso. Adoraria trazer minhas habilidades e minha paixão pelo aprendizado de novas tecnologias para contribuir a partir dessa vaga.”. Fonte: Indeed 

    “Sempre fui fascinado pelo mundo do varejo, pois trabalhei em vários departamentos do mercado e acredito que posso trazer crescimento à sua loja. Minha posição mais recente foi no atendimento ao cliente e minha capacidade de conexão com os clientes resultou em um aumento de 5% nas vendas.” Fonte: Vagas.com 

    Por fim, se gostou deste artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Com isso, nos incentivará a continuar criando conteúdo de qualidade. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.