O caso de David Reimer: Conheça sua história

Posted on Posted in Psicanálise, Transtornos e Doenças

Visto como um dos casos mais cruéis da Psicologia, a história de David Reimer ainda mexe bastante conosco. Isso porque o homem passou por uma transição forçada em sua vida, comprometendo sua percepção em relação a si mesmo. Vamos olhar tudo o que estava envolvido em sua trajetória e como isso causou impacto em todos.

A história

David Reimer, nascido como Bruce, nasceu de forma saudável como um indivíduo do sexo masculino, tendo um gêmeo correspondente. Perto de sétimo mês de vida, seus pais perceberam que os dois tinham problemas para evacuar a urina. Assim, sem saber como lidar com a situação, levaram os dois a um médico e descobriram sobre a fimose dupla de que sofriam.

Com isso, uma circuncisão fora marcada ao mês seguinte, mas todo o problema começou aí. Isso porque o urologista responsável usou uma agulha de cauterização ao invés de um bisturi, este um procedimento padrão. Por conta disso, a operação não saiu como esperado e David teve seu pênis queimado, necessitando de uma castração forçada.

Preocupados com a felicidade da criança, acabaram por levá-la a John Money, psicólogo que defendia a neutralidade de gênero. Segundo ele, era possível educar David como uma menina, submetendo ele a uma rotina de “feminilização”. Assim, ao longo de 10 anos, o garoto teve a sua masculinidade fisiológica retirada e foi encaixado como uma menina.

O treinamento para ser mulher

John Money foi encontrado pelos pais de David Reimer enquanto eles assistiam televisão. Este discutia abertamente as suas teorias a respeito do gênero, onde afirmava que tudo era questão social. Ou seja, um homem e uma mulher se tornam o que são porque são educados para tal, independente de suas genitálias.

Desse modo, Money forçou os gêmeos a entrarem numa espécie de ensaio sexual. Enquanto David assumia uma posição passiva, seu irmão Brian tinha o papel mais ativo. Com isso, David era forçado a se agachar enquanto seu irmão roçava a virilha por trás dele. Isso sem contar que Brian abria suas pernas para que ficasse por cima.

Apesar de incômodo, tudo era visto com naturalidade por John Money. O psicólogo afirmava que os jogos sexuais na infância construíam a identidade de gênero saudável na fase adulta. Contudo, David relata o desconforto com toda a situação, afirmando a dor do momento. À medida em que crescia, aumentava seu repúdio por John Money.

O erro de John

Caso não tivesse encontrado John Money, David Reimer poderia ter uma vida mais confortável o tanto quanto possível. John refletia muito bem os padrões de pensamento limitados àquela época sobre questões mais complexas. A teoria envolvendo o gênero das pessoas ainda estava sendo construída e não possuía uma base tão completa.

Podemos afirmar que houve certa ganância e ego na concordância de Money em trabalhar no caso. David e seu irmão figuravam como um teste perfeito para corroborar com suas ideias. Ele e seu irmão dividiam genes, ambiente físico e uterino além do sexo. Assim, propondo metodologias controversas, poderia sair como pioneiro na pesquisa.

Porém, fica bem claro que Money quis ver o que quis. O próprio Reimer já adulto afirmou o quanto o processo era doloroso para ele e para a família. Segundo ele, havia um estranhamento pessoal em relação a si e ao mundo. Independente disso, Money seguia firme em comprovar suas teorias por meio de um trabalho distorcido.

Consequências

Como se deve imaginar, David Reimer passou por traumas absurdos em seu desenvolvimento. Graças a essas experiências, houveram sequelas graves e irremediáveis em sua vida e na de sua família. Tudo isso colaborou para o triste fim que o homem levou no fim da vida. Entre tantas marcas, encontramos feridas na:

Na infância

Por conta de seu comportamento, David era frequentemente rejeitado pelas meninas, mesmo aparentando ser uma. Por outro lado, também era rejeitado pelos garotos justamente por sua aparência. Isso acabou por torná-lo solitário, tendo dificuldades em se relacionar com os demais.

A família

Após descobrir toda a verdade, embora o felicitou ao saber sua origem, David não nutria uma boa relação família. Fica evidente que este culpou a família pelo trauma que passou na infância. Sem contar também a negligência, visto que os pais afirmavam publicamente o sucesso do procedimento.

Brian

A situação também não foi nada fácil quando Brian descobriu a verdade sobre o seu irmão. Por conta da revelação de que David biologicamente também ser homem, Brian acabou desenvolvendo esquizofrenia. Por abusar de antidepressivos, acabou por sofrer uma overdose e faleceu no início dos anos 2000.

Impacto

A história de David Reimer encontrada em relatórios e no livro publicado mudou a dinâmica das práticas médicas. Seu caso serviu de exemplo para que entendamos melhor a ideia de biologia do gênero. Com isso, acabou por dar luz ao:

Declínio da cirurgia de mudança sexual

Temendo por casos semelhantes, a cirurgia para alterar sexualmente alguém foi rechaçada por especialistas e sociedade. Isso inclui cirurgias que visam reparar crianças masculinas com micro pênis, bem como qualquer outra deformação. Ainda que eles sejam dependentes, a falta de consentimento deles proibia qualquer intervenção.

O papel dos hormônios

Reimer deu apoio às falas de que os hormônios pré-natais influenciam na diferença cerebral. Ademais, agregava que a primeira infância também ajudava nisso, construindo identidade de gênero e o comportamento sexual-dimórfico.

Comentários finais sobre a história de David Reimer

Ainda que dolorosa, a trajetória de David Reimer nos ajuda a entender melhor a biologia do gênero. Embora possa ser utilizada por grupos extremistas para justificar suas crenças, corrobora com a linha de pensamento que inclui hormônios. Ou seja, a parte biológica pode ajudar a determinar a forma como um indivíduo se enxerga sexualmente.

Contudo, cabe ressaltar que os órgãos genitais não são os únicos componentes para a determinação sexual. Um homem pode se sentir um homem por ter um pênis, mas outro homem pode achar essa condição insuficiente. É preciso ter em mente a ideia real do que é gênero, sexo e orientação sexual.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Para compreender melhor essa questão quanto ao gênero, se inscreva em nosso curso 100% online de Psicanálise. O curso visa esclarecer as dinâmicas envolvendo a concepção comportamental dos indivíduos, mostrando o que movimenta suas ações. Além disso, se direciona a você, ajudando a criar um autoconhecimento a respeito de sua natureza.

Nosso curso é totalmente virtual, permitindo maior flexibilidade na hora de estudar. Isso porque pode acompanhar as aulas quando e onde achar mais conveniente e necessário. Tudo fica mais adequado à sua rotina, visto que não te atrapalhará em nada, com organização. Da mesma forma são os nossos professores, que ofertam apoio contínuo sempre que você precisar.

Com a ajuda deles, você trabalhará o rico material das apostilas e poderá lapidar seu potencial ao conhecimento. E assim que terminar suas aulas, enviaremos até você um certificado impresso, comprovando a sua excelente formação na área. Dessa forma, garanta a chance de se aprimorar e entender melhor histórias como a de David Reimer com nosso curso de Psicanálise!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 16 =