defeitos de caráter

Relação de defeitos de caráter: os 15 piores

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Características negativas são difíceis de serem assumidas porque nem mesmo nós queremos olhá-las. Entretanto, é preciso reconhecer as nossas próprias falhas para que possamos viver adequadamente em sociedade e conosco. Confira uma relação de defeitos de caráter para repensar sobre suas atitudes.

Agressividade

A agressividade é um dos piores defeitos de caráter que qualquer indivíduo pode desenvolver. Independente de sua origem, a mesma carrega uma força destruidora e capaz de atingir tudo ao redor. Graças à ela, muitas situações acabam em tragédias, como discussões, brigas e também a morte de alguém.

Ciúmes

De modo algum o ciúmes deve ser romantizado, independente da situação vivenciada, seja pessoal ou não. A sensação de posse leva facilmente alguém a perder o controle e cometer atrocidades, com a desculpa de fazer cuidados. Esse tipo de defeito costuma ser bastante tóxico, o que implica na integridade de alguém em um relacionamento.

Deslealdade

É bastante doloroso conviver com alguém que abusou de sua confiança em qualquer nível e não se importa com sequelas. Cabe ressaltar que isso faz referência com as tendências comportamentais alheias e distantes de expectativas. Em consequência, sua credibilidade no mundo fica fragilizada e difícil de ser reposta quando precisa fazê-la novamente.

Ganância

Ser ambicioso deve ser visto como uma fome de prosperar através dos próprios esforços para ter uma vida melhor. Entretanto, quando isso passa a atingir outras pessoas e é levado ao extremo, se torna ganância, o veneno da cobiça. Essa é uma falha gravíssima no caráter de qualquer pessoa, pois pode atingir e prejudicar os demais.

Antipatia

Claro que ninguém é obrigado a andar com um sorriso no rosto durante todo o dia. Todavia, isso não é desculpa para sermos mal-educados e não termos respeito algum pelos outros enquanto estivermos no mesmo ambiente. Ademais, cabe ressaltar que esse defeito é opcional, gerado pela força de vontade do indivíduo em não querer se relacionar.

Intolerância

Em um mundo tão pluralizado quanto o nosso, ainda é duro aceitar que há pessoas que não aceitam as diferenças. A intolerância (a exemplo da intolerância religiosa) vem sendo o alimento de diversas discussões a respeito da violência em sua forma mais pura. Enquanto alguns não acreditam nela, a maioria tenta trabalhar para erradicá-la e tornar o mundo um lugar mais apaziguado.

Narcisismo

Um dos defeitos de caráter mais comuns é a apreciação da própria existência em excesso. Por causa do narcisismo, muitos compram a ideia de serem pessoas extremamente relevantes e indispensáveis, diminuindo qualquer outro. Esse excesso de vaidade é o ingrediente certo para o isolamento social e solidão.

Sarcasmo

Ironia pode até ser conveniente em alguns momentos para lidar com situações complicadas de modo mais fácil. O problema é quando alguém ultrapassa um limite e acaba apelando à agressão disfarçada em um insulto elaborado. Como você deve imaginar, é um sinal bem evidente de desrespeito e intolerância.

Autoritarismo

Nada pior do que viver ao lado de um ditador ou alguém que pensa assim, concorda? Muitos acreditam que possuem o direito nato de decidirem como bem querem o destino de tudo e todos. Em geral, esse tipo de indivíduo tende a recorrer à repressão e até a violência.

Oportunismo

Mesmo no meio social existem parasitas, sendo estes mais conscientes e maliciosos. Dentre os defeitos de caráter, este costuma agregar mais valor negativo pois é a soma de diversas falhas. Entre elas podemos citar a:

Incompetência

O oportunista se vale de qualquer artifício para conseguir alguma coisa porque é incompetente para usar qualquer qualidade própria. Com isso, só consegue o que quer por meio de trapaças, aumentando a desvantagem dos outros. Sem esses artifícios, com toda a certeza que ficará para trás.

Cobiça

Um oportunista nunca se dá por satisfeito e sempre procura por uma chance de se dar bem, independente dos meios. Mesmo que já tenha ido longe, certamente vai querer ir mais além, rompendo qualquer limite. Por exemplo, quando uma pessoa deseja ter tudo o que um conhecido possui para ter a mesma sensação.

Obsessão

Na relação de defeitos de caráter, obsessão assume a figura de uma insistência contínua em alguém ou algo. No caso de uma pessoa, a situação se complica pois um indivíduo acredita que determinado ente pertence a ele. Isso é bastante comum em relacionamentos abusivos onde um dos parceiros passa a enxergar o outro como objeto dele.

Leia Também:  Insubstituível: significado do que não pode ser trocado

Procrastinação

Adiar projetos pessoais por uma escolha é bem mais prejudicial do que parece. Quem procrastina demonstra claramente que não se importa tanto com o próprio caminho. Mais a frente experimentará os frutos vazios dessa escolha, assistindo um futuro que desejava escorrer pelas mãos.

Teimosia

Em geral, a teimosia é vista de forma dúbia, sendo considerada um defeito e, dependendo do contexto, uma qualidade. A teimosia envolve uma aposta insistente em determinado caminho, independente de ser certo ou errado. Essa inflexibilidade pode trazer problemas não só ao teimoso, mas também a qualquer pessoa que dependa dele.

Dependência

Tratando-se de defeitos de caráter do dependente químico ou social, o vício é um defeito extremamente sensível. A fraqueza de alguém em relação a um objeto expõe uma instabilidade que é pouco confiável. Em relação aos vícios, estes podem ser:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Químico

    Aqui podem ser listadas bebidas, cigarros, drogas ilícitas, medicamentos e outras fontes de componentes químicos.

    Físico

    Neste caso, exercícios físicos em excesso, dietas, sexo em demasia, comer ou ficar em jejum.

    Outros

    Existem mais tipos de vícios que se encaixam numa categoria distinta dos demais citados anteriormente. A dependência de jogos de azar, jogos eletrônicos, trabalho, dispositivos e até internet. Tudo isso prejudica qualquer chance que uma pessoa pode ter na vida.

    Egoísmo

    Por fim, para encerrar a lista de defeitos de caráter, trazemos o egoísmo. Evidentemente, precisamos pensar em nós ao ponto de nos cuidarmos e nos sentirmos bem em relação ao mundo. Todavia, muitos acabam extrapolando isso e em momento algum pensam minimamente no bem-estar dos demais.

    Considerações finais sobre defeitos de caráter

    Respondendo ao questionamento “o que é defeito de caráter“, se trata de todo aspecto negativo em nossa personalidade. Nossas falhas são resultado de nossa construção social e percepção em relação ao mundo. Do mesmo modo que aprendemos a ser bons, também podemos ser educados para ir na direção contrária.

    Acima listamos apenas 15, mas existem outros defeitos que precisam ser revistos e reeducados. Uma sociedade mais harmoniosa também surge quando cada um enxerga suas falhas e trabalha para melhorá-las. Você já se revisitou hoje e encontrou algo que quer melhorar?

    Se quiser fazer melhorias de verdade em si mesmo, se inscreva em nosso curso EAD de Psicanálise. Por meio dele poderá aprender a se conhecer e fazer uma reformulação interna em prol do seu sucesso. Não importa quais defeitos de caráter alguém possua, a Psicanálise pode ajudar.

    5 thoughts on “Relação de defeitos de caráter: os 15 piores

    1. Nossa que texto maravilhoso e explicativo.
      Me identifiquei com vários desvio de caráter, não tenho condições financeiras para fazer curso de psicanálise mas vou colocar na minha lista de prioridades.

    2. Eu vim procurar entender um pouco porque tudo isso está me deixando louca…
      Eu me mudei para uma Kitnet e justa a minha é do Diego ( nome fictício). Nós nos tornamos muito amigos por afinidades eu sou TOURO ele CAPRICÓRNIO, era muito agradável conversar com ele, ele sempre muito querido comigo.
      Em junho tivemos um lance íntimo mas continuamos amigos, isso continuou até outubro, ele me contou que usava drogas maconha, crack e cocaína, além de beber bastante.
      Me pedia dinheiro emprestado, mas sempre foi certinho pagava, nunca mexeu nas minhas coisas ou roubou. De outubro pra cá ele começou ficar diferente, desconfiado, eu comecei a gostar dele e ele tbm disse que gostava muito de MIM, mas que jamais ia dar certo. A mãe dele começou a perceber, fui e contei pra ela, ele sempre tinha muito medo da mãe descobrir. Só que eu não queria que ela ficasse sabendo de qualquer jeito.
      Mas em fim ele começou com neuras que eu tinha prints das nossas conversas. Começou a ser mais agressivo para falar, as vezes estava bem, as vezes parecia o Diabo em pessoa.
      Vejo que a mãe apoia muito ele, defende. Descobri que ele mostra todas as conversas nossas para a mãe, fala mal de mim disse que eu tento controlar a vida dele.
      Eu já havia deixado claro Diego se eu pergunto se vc está bem ?se precisa de ajuda pra voltar pra casa? Porque gosto de vc é me preocupo com sua vida!
      Mas não…. Ele sumiu fim de semana, no Natal era para buscar a filhinha não foi…Bateram na minha porta e pediram para eu ir ver se achava com amigo dele.
      Eu fui arrisquei minha vida nas bocas de fumo , nunca na minha vida imaginei ir em lugares assim, era traficantes, blitz eu com meu carro com documentos atrasados. Doida Para morrer ou ficar sem carro.
      Cheguei, a mãe não foi capaz de dizer um obrigada pra mim. Nem um 20 reais para pagar a gasolina.
      Ele chegou todo macho: Ah tu foi lá no brejo levar ele pra comprar drogas? Falei : Desce eu quero falar com vc.
      A mãe dele: ele não vai descer, tu tá na minha esquerda faz tempo, vai tomar no teu c….
      E ele eu quero minha Kitnet em janeiro. Eu moro em Balneário Camboriú temporada vc não acha nem uma casinha de cachorro essa época.
      Daí pra finalizar tu não sobe mais essa escada da minha casa e falou vc abriu a porta para ele ( o amigo) ? Igual deixava aberta pra mim de madrugada né? Me chamando de vagabunda na lata. Sim abri pra ver quem era, era alguém preocupado com ele.
      Vou dizer eu entrei, eu chorei tanto, porque eu sempre tentei ajudar ele e a mãe. Eu sou professora de berçário de escola particular, eu tenho um nome a zelar. Ele detonou com meu psicológico foi tão mesquinha, tão, falso, eu não reconheci ele em nenhum momento. Pra mim, Deus que me perdoe pode morrer que não quero nem saber.
      Eu estou na Kitnet ainda vivo trancada…como uma prisioneira porque eu não confio em mais ninguém, eu só quero embora daqui. Ele é vingativo, ele só me usou nesses 8 meses

      1. Gi vc fez bem e sair dessa relação. Te digo com propriedade de quem viveu por 12 anos com uma pessoa assim. Não tem futuro, só mudam se quiserem e a maioria não quer. São manipuladores, mentirosos, traidores, narcisistas. Levanta a cabeça, se ame e siga a sua vida. Existem pessoas maravilhosas nesse mundo ainda. Não permita que sua vida fique estacionada por uma pessoa que não vale a pena. Seja forte e corajosa. Busque a Deus, tenha fé. Vc tem uma vida linda para viver. Bora ser feliz.

    3. Pior coisa é lidar com homens ou qualquer tipo de mal caráter, já passei coisas desagradáveis! Tenso!

    4. Esse texto me fez ver que a maioria desses defeitos eu reconheço em meu esposo e pior que ele não reconhece precisar desses cuidados. Conclusão: quem está adoecendo sou eu. Tenho depressão e ansiedade. Tomo vários medicamentos. Como diz o texto seria ideal se todos reconhecesse suas falhas e procurasse melhorá-las. Mas, infelizmente não é que acontece.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.