5 filmes sobre amnésia (para nunca mais esquecer)

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

A perda de memória sempre é um assunto de extrema delicadeza a ser lidado. Com isso, serve de excelente ponto de partida às histórias de romance e drama que emocionam mundo a fora. Veja essa lista de cinco filmes sobre amnésia para que nunca esqueça deles.

Como se fosse a primeira vez

Estrelado por Drew Barrymore, que interpreta Lucy, e Adam Sandler, Henry, a comédia romântica encabeça a lista de filmes sobre amnésia. Henry é um mulherengo assumido, que certo dia encontra Lucy e e se apaixona por ela. Entretanto, Lucy perde a memória toda vez que dorme e esquece completamente do dia anterior que viveu.

Isso acontece porque, anos antes, Lucy sofreu um acidente de carro e machucou os hipocampos, regiões responsáveis pela memória. A partir daí, ela não se lembra de nada após o acidente, vivendo o mesmo dia várias vezes sem desconfiar de nada. Mesmo com esse trauma, Henry não desiste dela e insiste na relação.

Todos os dias ele faz com que Lucy se apaixone por ele, recebendo respostas variadas ao longo do tempo. Ainda que não se lembre de nada após acordar, ela se torna capaz de reter algumas informações sobre Henry. Para evitar mais sustos, Henry decide gravar um vídeo para que ela veja o que perdeu e ganhou nesse tempo.

Para sempre Alice

Estrelado pela excelentíssima Julianne Moore, o filme aborda a temática delicada do Alzheimer. Moore vive uma professora de Harvard e também uma especialista linguística. Contudo e aos poucos, ela percebe que está perdendo pequenos detalhes de sua vida. Ao se consultar com um médico, o diagnóstico da doença é trazido à tona e mexe com a sua vida.

Ao longo do filme, nos sensibilizamos com o drama da personagem, acompanhando as suas dificuldades crescentes. Isso acontece quando ela esquece do banheiro da própria casa ou se perde no campus do próprio trabalho. Mesmo se desfazendo, ela mistura o seu lado negro e o humor quando culpa o Alzheimer por sua ausência no jantar.

Para sempre Alice mostra como a personagem lida com a doença e ainda continua a sua vida. Em passagens tocantes, ela consegue rever o seu passado com a ajuda do marido. Com isso, nós mesmos podemos perceber como coisas tão simples podem significar tanto para nós. Certamente, um dos melhores filmes sobre Amnésia.

Amnésia

Sendo o título mais óbvio da lista de filmes sobre amnésia, Amnésia tem uma proposta bastante interessante. O personagem Leonard tem a sua casa invadida por ladrões bárbaros que destroem a sua vida. Infelizmente, eles acabam violentando a sua mulher e a assassinando, deixando Leonard inconsciente no chão com uma pancada na cabeça.

Ao acordar, é verificado que a pancada deixou uma grave sequela: perda de memória recente. Dessa forma, Leonard se torna incapaz de lembrar eventos que aconteceram há 15 minutos ou mesmo sabe para aonde vai. Mesmo assim, o personagem está decidido a encontrar o assassino e vingar a morte da esposa.

O filme possui algumas características interessantes:

Confusão entre público e personagem

Ao longo da trama, vamos nutrindo uma afeição natural ao personagem. Por conta disso, sentimos cada variação e sentimento que o mesmo possui. Entretanto, graças às reviravoltas dadas pelo roteiro, esse desejo de identificação nos confunde. De forma positiva, o longa nos surpreende e nos faz questionar algumas certezas construídas no começo.

Filme inclusivo

O roteiro complexo só funciona porque ele dá abertura para nos incluir. A originalidade da obra também está na forma como ela nos impacta. É necessário que participemos ativamente do projeto para que nós possamos entendê-lo.

Antes de dormir

Estrelado por Nicole Kidman e Colin Firth, Antes de dormir conta a história de Christine. Todos os dias, a mulher acorda em uma cama com um homem desconhecido e uma casa pouco familiar. Acontece que Ben, interpretado por Firth, é o seu marido e repete a mesma rotina há 20 anos. Com um mural de fotos, ele tenta fazer com que ela se lembre de sua vida.

Sem que ele saiba, Christine faz terapia com um médico para restruturar sua vida vida. Entretanto, ela passa a desconfiar que a realidade onde vive, bem como os componentes dela, não são o que parecem ser. Em quem confiar? Essa é uma das grandes questões levantadas no filme, já que a própria Christine entra em conflito consigo.

É importante observar alguns pontos interessantes:

Câmera

Christine utiliza de uma câmera para tentar se guiar em meio à tanta confusão. Ainda assim, o recurso se torna uma ferramenta enganosa que prejudica ainda mais os próximos cenários. Além disso, é um excelente recurso para mostrar a passagem de tempo no filme.

Leia Também:  15 indicações de filmes sobre amadurecimento

O conflito de realidades

Para Christine, inicialmente, ela vive na mesma realidade que tinha aos 20 anos. Contudo, a mulher aparenta estar na casa dos 40 anos. A sua consciência precisa se adaptar a uma história e um corpo envelhecidos, o que levanta questões quanto à sua sanidade. Assistindo novamente o filme temos uma maior clareza quanto a isso.

Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Protagonizado por Kate Winslet e Jim Carrey, o filme aborda de modo surreal a possibilidade de apagar o amor das lembranças. Os atores vivem um casal com uma relação desgastada e Clementine, Kate, decide apagar Joel, Jim, de sua mente. Com isso ela acredita que se livrará de toda a dor que alcançou na relação.

Joel decide fazer o mesmo, mas percebe que o trauma ao lado da ex-mulher é importante de alguma forma. Na tentativa de apagá-la, ele refaz alguns cenários e constrói outros sem a presença dela. Para quem procura por um entretenimento complexo, Brilho eterno de uma mente sem lembranças é ideal pela narrativa e cronologia.

Considerações finais: Filmes sobre amnésia

Embora a amnésia seja algo trabalhoso de ser lidado, é um excelente catalisador para produções de magnitude no cinema. Os filmes sobre amnésia evocam a necessidade de lembrar o que é importante a nós. Há uma mensagem muito profunda nas entrelinhas que corrobora com isso.

Sempre que encontrar filmes sobre amnésia, tente garimpar o que está escrito nas sombras deles. Pode ser que você enxergue uma reflexão que procurava. Afinal, o cinema também é um excelente professor.

Além disso, garanta a sua vaga em nosso curso de Psicanálise Clínica. Se procura por um agregador em sua vida, nosso curso é o encaixe perfeito para você. Graças à ferramenta, você obterá mais respostas quanto ao que pensa e quanto ao que faz. Literalmente, é como retirar um óculos escuro de sua vida.

As aulas são feitas via internet, dando mais comodidade a você, já que estuda de qualquer lugar em qualquer hora. Mas em momento algum você sai prejudicado. Professores da mais alta qualidade se encarregam de te ajudar nessa jornada, obtendo o máximo do potencial que você carrega. No fim do curso, você recebe um certificado que comprova sua competência como psicanalista.

Não perca mais tempo. Estudar em um curso de qualidade pagando pouco por mês não é visto em qualquer lugar. Faça já seu curso de Psicanálise. Lembre-se de que a amnésia é um tema dolorido tanto para quem sofre com o problema quanto para aqueles ao redor dessa pessoa. Assim, o curso é mais efetivo para ajudar do que os próprios filmes sobre amnésia, que servem para sensibilizar.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *