10 ótimos filmes sobre autismo

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

O que você faz quando tem um tempinho livre? Muitas pessoas gostam de sair para se divertir com os amigos ou até mesmo sozinhas. Elas vão para shoppings, gastam dinheiro comprando coisas ou se reúnem para comer algo diferente. No entanto, nós sabemos que há outras opções de diversão. Por exemplo, você pode ter um ótimo momento assistindo filmes sobre autismo.

Por que se informar sobre o autismo

Você poderia argumentar que esse não é um bom jeito de ocupar o seu tempo livre. Contudo, nós gostaríamos de te convencer do contrário. Em primeiro lugar, quem não gosta de assistir a um bom filme? Quando temos uma grande vasilha de pipoca e uma boa companhia, podemos passar boas horas sentados no sofá.

No entanto, existe um benefício maior em assistir filmes sobre autismo. Nós entendemos que essa é uma das melhores formas de você entender a realidade de pessoas com esse transtorno.

Você poderia ler livros sobre o assunto,e inclusive aconselhamos você a fazer isso. Contudo, a arte tem a capacidade de ilustrar melhor os problemas vividos por essas pessoas, nos ajudando a ter mais empatia.

O que é o autismo

Caso você não saiba, o autismo é um transtorno de desenvolvimento, conhecido como TEA (transtorno do espectro autista). Normalmente ele é identificado em um indivíduo no período da infância. A pessoa que tem esse problema pode apresentar problemas de comunicação, além de mostrar dificuldades para aprender novas coisas. Assim sendo, é provável que ela também tenha dificuldades para se relacionar.

Há pessoas que afirmam que o autismo tem cura, pois não o consideram uma doença. Elas entendem que esse é um modo de viver que precisa ser melhor entendido pelas pessoas. No entanto, há também quem afirme que esse transtorno é crônico e, portanto, não tem cura.

De qualquer forma, o autismo tem tratamento. Ele tem o objetivo de integrar a pessoa que tem esse transtorno à sociedade, melhorando a sua capacidade de comunicação com as outras pessoas. Ademais, é possível aumentar a concentração dos autistas e reduzir a tendência deles de fazer movimentos repetitivos.

Para o autista ser tratado, por vezes é necessário que eles façam uso de medicamentos. Outras formas de terapia estão relacionados à fonoaudiologia, à musicoterapia, à psicoterapia e à ecoterapia. Agora que você conhece mais sobre esse distúrbio, iremos te apresentar a nossa lista de filmes sobre autismo. Nós te daremos indicações suficientes para uma boa maratona!

10 sugestões de filmes sobre autismo

Temple Grandin (2010)

Essa uma sugestão para quem gosta de histórias reais e inspiradoras. Temple Grandin é um filme dirigido por Mick Jackson que trata sobre a vida de uma mulher autista que vivia em uma época em que o transtorno ainda não era muito conhecido. Quem interpreta a personagem é a atriz Claire Danes.

O filme mostra que, apesar das suas dificuldades, a jovem consegue ingressar na faculdade. Além disso, ela desenvolver conhecimentos que tiveram grande impacto na indústria agropecuária dos Estados Unidos. Certamente esse filme é uma ótima maneira de entendermos como pessoas autistas também podem ser revolucionárias.

Missão especial (2004)

Esse filme, dirigido por Gregg Champion, trata sobre a vida de uma família composta por uma mulher e seus filhos gêmeos, os quais têm autismo. Um desses meninos é interpretado pelo ator Zac Efron. Ao saber que o distúrbio não tinha possibilidade de cura, essa mãe busca garantir aos seus filhos a vida mais normal possível.

O resultado dessa luta foi o excelente desenvolvimento dessas crianças em algumas atividades. Assim, se prepare para uma excelente história de superação. Isso porque essa família precisou superar muitas dificuldades como o preconceito da sociedade e a rejeição de muitas instituições.

Loucos de amor (2005)

Esse filme teve a direção de Petter Naess. Para quem gosta de histórias de amor, essa é uma boa indicação. O longa-metragem trata do encontro de duas pessoas que têm um tipo de autismo chamado de Síndrome de Asperger. Elas se conhecem em um grupo de apoio e se apaixonam. Quem assiste ao filme acompanha o desenvolvimento desse relacionamento.

O enigma das cartas (1993)

O longa-metragem dirigido por Michael Lessac trata sobre a reação que Sally teve à morte de seu pai. A menina deixou de falar, o que levou a sua mãe a permitir que um especialista em crianças autistas examinasse a criança. Assim, esse homem tenta tratar a garota se utilizando de métodos tradicionais. No entanto a mãe entendeu que poderia ajudar a filha de outra forma.


Leia Também:  Grandes poetas no olhar da Psicanálise

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Meu nome é Radio (2003)

Esse filme, baseado em uma história real, se trata sobre o encontro de um treinador de futebol americano com um jovem autista. Essa história é encantadora porque uma amizade se desenvolve entre essas duas pessoas, o que modifica as suas vidas e altera a dinâmica da sua comunidade.

Adam (2009)

Esse longa-metragem também é indicado para as pessoas que gostam de uma história de amor. Ele trata sobre o momento em que Adam conhece a sua nova vizinha Beth. O jovem tem Síndrome de Asperger e, por essa razão, tem dificuldade de se relacionar. Assim, o filme nos leva a acompanhar o desenvolvimento do relacionamento entre os dois.

Uma lição de amor (2001)

Esse filme emocionante trata da vida de um pai autista e sua filha. Esse homem cuida da menina graças ao auxílio que recebe dos seus amigos. A história começa a se complicar quando uma assistente social se empenha em internar a criança em um orfanato. Nesse momento, uma guerra judicial é iniciada por esse homem, o qual é representado por uma advogada que se interessa pelo caso.

Uma família especial (2005)

Esse filme também é inspirado é uma história real. Ele trata sobre a vida de Maggi, uma mãe de sete filhos. O surpreendente é que quatro deles são autistas e os outros três possuem outros transtornos. Assim, acompanhamos o desafio dessa mulher de ajudar os membros da sua família a terem uma vida feliz.

Mary e Max: uma amizade diferente (2009)

Que tal assistir também a uma animação? Esse filme trata da amizade de um homem de 44 anos e uma criança de 8 anos. Ambos são solitários e o homem tem a Síndrome de Asperger. O filme se desenrola nos mostrando como eles mantém essa relação por meio de cartas.



Sei que vou te amar (2008)

Terminamos a nossa lista com mais uma história de amor. Esse filme trata sobre a vida de Thomas. Ele se apaixona por uma garota, mas o seu relacionamento passa por dificuldades quando ele passa a cuidar do seu irmão mais velho, que é autista. Vale a pena acompanhar essa história emocionante.

Considerações finais: filmes sobre autismo

Neste artigo, nós buscamos te apresentar alguns filmes sobre autismo. Esperamos que você possa se informar mais sobre esse distúrbio e possa entender melhor os problemas vividos pelas pessoas que sofrem com ele. Falando nisso, também gostaríamos de te convidar a fazer o nosso curso de Psicanálise Clínica, que pode te auxiliar a ajudar pessoas a lidarem com os seus problemas.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =