filmes sobre a vida de Freud

Filmes sobre Freud (ficção e documentários): 15 melhores

Posted on Posted in Filmes

PorantoFreud, conhecido até hoje como o pai da psicanálise, foi um neurologista que criou teorias sobre a mente humana. Deixando um legado sobre o estudo da psiquê, foi personagem de diversos documentários e filmes, ainda que ficcionais. Nesse artigo verá quais são os mais famosos filmes sobre Freud.

Nesse sentido, para ter uma imersão no “mundo de Freud”, segue lista de filmes e documentário que, entre ficção e realidade, mostram a história de Sigmund Freud (1856-1939), um dos nomes mais influentes do Século XX. Médico neurologista e pesquisador, foi o criador da Psicanálise, utilizando-a como método de tratamento de doenças mentais.

1. Filme: Freud, Além da Alma

Este é um dos clássicos filmes sobre Freud, onde é descrita a história de Freud, desde sua trajetória na graduação de medicina, na Universidade de Viena. Mostrando, então, o desenvolvimento de suas primeiras teorias psicanalíticas.

Ainda mais, o filme busca mostrar suas descobertas acerca dos segredos da mente inconsciente, em uma experiência prática no tratamento de uma jovem. Diagnosticada como uma jovem histérica e sexualmente reprimida, Freud, interpretado por Montgomery Clift, cria o conceito do Complexo de Édipo.

2. Série ficcional do Netflix: Freud

Em uma mistura de ficção e realidade, a série Freud, disponível no Netflix, mostra a união entre o psicanalista Freud e uma médium, chamada Fleur Salomé.

Em conjunto, eles, durante toda temporada, estão em busca de um serial killer. Com 8 episódios, a série é ambientada em Viena do Século XIX, época em que surgem as primeiras teorias de Freud.

3. Documentário da BBC: O século do Ego

O Século do Ego é do documentário que, com 4 episódios, mostram as teorias de Sigmund Freud, utilizadas em governos e empresas para manipulação das massas. Teorias desenvolvidas, também, pela filha do psicanalista, Anna Freud e por seu sobrinho Edward Bernays.

Contudo, aos que pretende entender mais como as vidas são manipuladas por técnicas utilizadas em propagandas, governos e empresas. O Século do Eu, mostra quais são as estratégias então utilizadas para convencer a população. Onde se usam estratégias para atingir o inconsciente humano para manipulação das massas.

4. Filme: Quando Nietzsche chorou

Um romance de ficção, Quando Nietzsche Chorou, baseado no livro do psicoterapeuta Irvin D. Yalom, conta a história de vida do Dr. Jose Breuer e o filósofo Friedrich Nietzsche, ambientada em Viena dos anos 1880. Ambos, colegas do famoso Sigmund Freud, recorrem aos ensinamentos destes durante o filme.

A trama mostra uma avaliação da história da aplicação psicanálise, aliada a filosofia. Nesse sentido, são explorados os mais diversos sentimentos e comportamentos humanos, aplicando-se técnicas para cura de doenças mentais.

5. Documentário: Freud, Análise de uma Mente

Em 50 minutos, este documentário mostra os principais eventos da vida de Sigmund Freud (1856-1939), ficando entre os principais filmes sobre Freud. Desde a sua infância, onde era chamado “menino de ouro” até o desenvolvimento de sua profissão como psicanalista.

No documentário Freud, Análise de uma Mente, também enfatiza o estudo de Freud para trazer a Psicologia para a Ciência. Além disso, também mostra sua relação com Carl Jung, inclusive com os conflitos que estes enfrentaram em seus respectivos estudos, o que levou, de certo modo, a uma rivalidade.

6. Filme: Anônimo

O Filme Anônima mostra discussões entre as mentes mais brilhantes da Inglaterra Elizabetana (período do reinado de Isabel I). Os mestres Mark Twain, Charles Dickens e Sigmund Freud discutem acerca de quem, de fato, criou os trabalhos creditados a William Shakespeare.

Ou seja, os estudiosos dedicam suas vidas para proteger, ou até mesmo desmentir, teorias acerca da autoria de um dos trabalhos mais ilustres da literatura inglesa.

7. Documentário do YouTube: A invenção da psicanálise

Em suma, este documentário busca explicar como foi a criação do método analítico da mente humana, criado por Sigmund Freud. Além de mostrar a história de vida do psicanalista, até a sua morte.

Leia Também:  A Quinta Onda (2016): sinopse e resumo do filme

O documentário “A invenção da psicanálise” está disponível, gratuitamente, no YouTube. Com narração e comentários de Elisabeth Roudinesco, historiadora e psicanalista, em conjunto com Peter Gay, biografo de Freud.

8. Filme: Um método perigoso

Um jovem psicanalista, Carl Jung, durante um tratamento novo para histeria de sua paciente, tem a orientação do seu mestre Sigmund Freud. Entretanto, em dado momento, algumas ideias passaram a ser conflitantes entre os psicanalistas, durante os estudos sobre os mistérios da mente humana.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    9. Documentário do YouTube: Explorando o Inconsciente

    Similarmente, também pode ser visto de forma gratuita pelo YouTube, o documentário “Explorando o Inconsciente“, conta, brevemente, a história de vida e obra de Freud. Documentário de pouco mais de 20 minutos, conta como foi a vida de Freud e como desenvolveu suas teorias sobre Psicanálise.

    10. Documentário: Encontro com Lacan

    Embora não esteja entre os filmes sobre Freud, especificamente, é oportuno citarmos este documentário, de Jacques Lacan, considerado atualmente o psicanalista mais controverso às teorias de Freud.

    Dessa forma, neste documentário, há uma leitura sobre os mistérios da mente inconsciente, demostrando como se desenvolveu a história da psicanálise. Por meio das experiências de Lacan, inclusive pela psiquiatria, para o desenvolvimento de teorias psicanalíticas.

    11. Documentário: Pensamento Contemporâneo

    Disponível na plataforma Prime Video, esta série documental, conta com a participação dos grandes pensadores da atualidade: Leandro Karnal, Christian Dukner e Clóvis de Barros Filho.

    Onde, no 6.° episódio, intitulado “Sob o Domínio o Vício”, traz um diagnóstico social do sofrimento do Brasil, sob a visão da psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan.

    12. Filme: O Sopro do Coração

    Este filme apresenta o Complexo de Édipo, teoria criada por Freud. Nesse ínterim, retratada teoria sob a qual o psicanalista explica a importância da presença, sob a análise do prazer atrelado aos órgãos sexuais.

    Analisando a relação entre crianças e seus pais, no aspecto das necessidades infantis para satisfação de suas necessidades sexuais, versus, às ameaças sofridas durante a educação.

    13. Filme: Babadook

    Lançado em 2014, na forma de ficção, o filme Babadook mostra uma mãe cuidadosa, que enfrenta problemas com o filho, que não consegue dormir, pois acredita que um monstro o persegue. Fato este resultante em inúmeros comportamentos negativos da criança, mas que a mãe, Amelia, se recusa a ver como um problema da psiquê do filho.

    Neste filme de ficção, por meio de uma metáfora do monstro chamado “Babadook”, relaciona sua criação em meio ao trauma sofrido pela criança, Samuel, com a forte de seu pai. Ou seja, este é, de fato, o “monstro” que tanto o perturba.

    Entretanto, afinal, qual relação do filme com as teorias psicanalíticas de Freud? No texto de Freud, “Luto e Melancolia”, de 1915, ele explica as reações das pessoas em situações de luto. Onde há comportamentos inconscientes de negação à perda, mantendo-se fixo na pessoa falecida. Ou seja, a recusa de enfrentamento da morte é tão intensa, que o sujeito tem alucinações.

    14. Filme: Melancolia

    O filme de Lars Von Trier aborda a melancolia sob a ótica da psicanálise, com um discurso melancólico que, conforme Freud, resultada da condição de desamparo do ser humano.

    O filme Melancolia, pode ser considerado entre os filmes sobre Freud, pois demonstra a problemática acerca de questões psíquicas, políticas e estéticas, relacionando ao temor que as pessoas têm do desemparo.

    15. Malèna

    Em suma, relacionando-se ao Complexo de Édipo, teoria criada por Freud, esta ficção demonstra como o jovem chamado Amoroso, reprime os seus desejos e fantasias sexuais pela linda Malèna.

    Além disso, mostra o desenvolvimento psicossocial de Amoroso em sua adolescência em meio a estrutura do ego, para o progresso até a fase adulta. O que se relaciona ao texto de Freud, de 1921, chamado de “Psicologia de grupo e análise do ego”.

    Então, nos conte se gostou dessas indicações de filmes sobre Freud nos comentários logo abaixo. E, ainda, se quer saber mais sobre as profundezas da mente inconsciente, conheça nosso curso de formação em psicanálise.

    Nesse sentido, aprenderá diversas teorias psicanalíticas, sob as quais conhecerá, por exemplo, técnicas para autoconhecimento e aprimoramento de relações interpessoais.

    Por fim, se gostou deste artigo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar produzindo sempre conteúdos de qualidade.

    One thought on “Filmes sobre Freud (ficção e documentários): 15 melhores

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.