Filosofia de vida

Filosofia de vida: o que é, como definir a sua

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados, Psicanálise, Psicanálise e Cultura

As pessoas têm as suas opiniões sobre os mais diversos assuntos. Afinal, não há como não se posicionar de alguma forma nessa vida. Se não escolhemos aquilo no que realmente acreditamos, não somos capazes de viver de forma coerente e, como resultado disso, não saímos do lugar. Em vista disso, falaremos sobre o que é filosofia de vida neste artigo.

O que é filosofia de vida?

A filosofia de vida nada mais é do que o conjunto de crenças e valores que norteiam uma pessoa ou um grupo. Veja, se você tem uma filosofia de vida que é lógica e bem fundamentada, você naturalmente toma decisões que estão de acordo com ela. Como consequência, as pessoas ao seu redor tendem a ter uma noção do que esperar de você, afinal elas sabem no que você acredita.

Quais são os tipos de filosofia de vida?

Existem diversas filosofias de vida entre as pessoas. Algumas delas são muito antigas, passando por várias gerações. Outros deles são mais recentes e apareceram em virtude das mudanças que ocorreram no mundo. A fim de que você conheça algumas das mais importantes, nós iremos apresentá-las a seguir.

Minimalismo

Essa é uma filosofia de vida que foi adotada por várias pessoas no mundo, principalmente porque há nelas a preocupação com a formação de um mundo mais sustentável.

Consumo consciente

Um dos princípios dos minimalistas é não ceder ao consumismo desenfreado. Eles se preocupam em comprar só aquilo que realmente agrega valor para a sua vida. Assim, o princípio do “menos é mais” faz todo o sentido para essas pessoas.

Mínimo de desperdício

Por existir essa preocupação em só ter o que é essencial, os minimalistas evitam o desperdício. Claro que isso é consequência de eles fazerem uma reflexão constante sobre como consumirem menos e melhor. Para quem tem essa filosofia de vida, importa até a quantidade de lixo que eles produzem.

Frugalidade

As pessoas frugais entendem que devem buscar a eficiência em tudo o que fazem. Assim, eles fazem uso do tempo e do dinheiro sempre muito conscientes de suas prioridades. Por exemplo, se podem aproveitar uma hora do seu dia para dormir melhor, eles não gastam esse momento observando o que está acontecendo em suas redes sociais.

Uso máximo de recursos para o que realmente interessa

Os frugais também evitam desperdícios por saberem que assim eles não usam os seus recursos de maneira eficiente. Para quê pagar por serviços que eles mal usam? Por que jogar partes de alimentos fora se eles podem ser utilizados em outras refeições? Para essas pessoas não faz sentido usarem os seus recursos de forma descuidada se elas podem fazer uso máximo deles.

Nomadismo digital

O nomadismo não é uma novidade da nossa geração. Como se sabe, os povos da Antiguidade viviam em constante deslocamento para viabilizar a sua sobrevivência.

Só que de lá pra cá, o nomadismo ganhou novos significados. Hoje em dia, por causa da tecnologia, ele também nomeia uma filosofia de vida que está vinculada ao trabalho remoto que pode ser realizado em qualquer lugar do mundo.

Liberdade geográfica

Os nômades digitais são pessoas que valorizam a liberdade de estar onde quiserem para trabalhar. Assim, podem fazer isso na sua própria casa, num espaço de coworking ou no outro lado do mundo.

Fuga da lógica industrial

Ao aderirem a essa filosofia de vida, os nômades digitais desafiam a lógica industrial de que uma pessoa precisa ficar “presa” durante boa parte do seu dia no seu local de trabalho. Para elas, faz mais sentido construir uma carreira profissional tendo a liberdade de conhecer lugares e culturas diversas.

Ikigai

O Ikigai é uma filosofia de vida japonesa que tem conquistado milhares de adeptos ao redor do mundo. A sua essência é a busca por uma vida com propósito. Para isso, é necessário identificar um ponto de intersecção entre aquilo que você é bom, aquilo que você ama, o que alguém te pagaria para fazer e do que o mundo precisa.

Leia Também:  Como usar meditação para dormir?

Carpe Diem

A famosa filosofia de vida Carpe Diem (expressão latina que pode ser traduzida como “aproveite o dia”) consiste na busca pelos prazeres da vida tendo-se em mente a finitude dela.

A lógica é “se amanhã você pode estar morto, porque não aproveitar ao máximo o dia de hoje?”. A expressão foi utilizada por Horácio, poeta da Antiguidade, o que mostra que essa filosofia de vida não é nada recente.

Crenças religiosas e filosofias de vida

É importante destacar que as crenças religiosas são filosofias de vida também. Afinal de contas, elas orientam as pessoas a agirem da forma como agem. Cada uma delas tem os seus próprios princípios, que geralmente ficam expressos em livros sagrados para seus adeptos.

É importante dizer que ter uma filosofia de vida não te dá direito a ser intolerante com o próximo. Afinal, cada pessoa tem a liberdade de acreditar no que quiser, contanto que todas as suas interações com o outro sejam mediadas pelo respeito. Fazemos esse adendo porque sabemos que muitas crenças religiosas acabam sendo alvo de preconceitos na nossa sociedade.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    E você? Tem a sua filosofia de vida?

    Agora que já falamos sobre o que é uma filosofia de vida e apresentamos algumas das mais importantes, você já parou para pensar qual é a sua?

    É importante refletir sobre isso para que você tenha em mente o que motiva as suas ações. A falta de consciência sobre essa questão pode fazer com que você viva a vida de forma apática e desinteressada, o que não te levará a lugar algum.

    Como definir qual a sua filosofia de vida

    Primeiro é necessário questionar o que te atrai na vida e quais são as causas pelas quais você crê que vale a pena lutar. Esse será um excelente indicativo do que você acredita que seja importante para você e para o mundo.

    Depois, estude! Você precisa conhecer quais são as filosofias de vida existentes para descobrir de qual você é mais afim. Nós apresentamos só algumas opções, mas há muitas outras que também têm vários adeptos.

    Além disso, você pode conversar com pessoas esclarecidas sobre suas filosofias de vida e notar se as ideias delas se assemelham às suas. Essa também é uma excelente forma de trilhar a caminhada do autoconhecimento: se ver no outro.

    Considerações finais

    Agora que você já sabe mais sobre o assunto, precisamos dizer que esse é um assunto que importa para a Psicanálise. Afinal, as pessoas escolhem a sua filosofia de vida tendo em vista os valores que construiu em sua história de vida. Todo esse processo que ocorre em sua mente é valioso para os profissionais da área.

    Em vista disso, caso você queira saber mais sobre como as pessoas escolhem sua filosofia de vida, faça o nosso curso 100% online de Psicanálise. Nós te daremos toda a base teórica de que precisa para entender melhor a mente humana e o comportamento das pessoas. Não perca essa oportunidade valiosa de aumentar o seu conhecimento sobre um assunto tão caro para a área da Psicanálise.

    2 thoughts on “Filosofia de vida: o que é, como definir a sua

    1. Uma análise em que podemos presenciar Filosofia de Vida é a vida de cada morador de um Edifício ou do andar em que se mora! Cada um com seu horário: a vizinha do andar de cima nada pacata em suas rotinas: sei quando ela passa o aspirador de pó, no quarto, antes das 8 da manhã ou varre o chão da sala por volta das 19hs, arrastando cadeiras ou mesa e claro com aspirador ligado, também. As vezes penso que será que ela me considera chefe dela, como se quisesse que eu soubesse que ela adora serviço de limpeza! Mas não sigo as convenções de almoçar ao meio dia, fazer o “rancho inicio do mês”, lavar roupa em dia fixo na semana e nem comprar nada sem antes mensurar custo X benefício! Aliás nem imaginariam, no inicio do Seculo XX, que existiria alguém adotando como profissão “Influenciar” (no Século XXI) o que comer, vestir, decorar (outrora Arquitetura era criar fachada de prédio, depois se tornou decoração de interiores como maior demanda)! Naturalmente quando o Ser Humano se afasta do seu Eu: Estilo de Vida e vai deixando ser guiado em todas as áreas pelos outros, enseja a busca pela Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria! Até música com a cantora fazendo gestual de chamada de cachorro e dizendo ser “sua dona” e, como se diz: “caiu na boca do povo” a letra da “música”! Por fim ou as pessoas definem uma Filosofia de Vida para si ou Alice em seu pais das maravilhas, já lhes sentenciou: ” Quem não tem caminho, qualquer caminho serve”!

    2. Muito bom comentário! Realmente o respeito, não pode faltar ! Filosofia de vida cada um tem a liberdade de fazer a sua escolha.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.