catoptrofobia

Fobia de Espelho (Catoptrofobia): causas e tratamentos

Posted on Posted in Fobias

Fobia de espelho, chamada de catoptrofobia, é o medo irracional e mórbido de espelhos. Quem sofre desta fobia específica enfrenta um horror intenso de ver sua própria imagem ou de qualquer outra pessoa, ou objeto, refletivo em um espelho.

Comumente esta fobia está relacionada a questões supersticiosas e/ou sobrenaturais, que acabam por intensificá-la. Assim, o fóbico, em suas ideias irracionais, por exemplo, pode acreditar que o espelho pode vincular o seu destino ou lhe dar azar. Desse modo, acredita que se olhar para um espelho, algo de ruim lhe acontecerá, como se fosse uma sentença.

Portanto, a fobia de espelho é uma fobia específica rara, que acontece de forma individualizada, cujas causas dependem de características e experiências pessoais do fóbico.

Assim, catoptrofobia pode ser caracterizada quando a pessoa tem medo de sua própria imagem refletiva em um espelho ou também por crenças culturais ou sobrenaturais sobre o espelho. Nesse sentido, trazemos nesse artigo o significado da fobia e quais são as principais causas, sintomas e tratamentos.

O que é Catoptrofobia?

Catoptrofobia, ou fobia de espelho, é uma fobia do tipo específica, em que a pessoa sente um medo intenso e desproporcional de espelhos. Quem sofre de uma fobia específica entende que o seu medo é irracional e infundado. Entretanto, age de forma involuntária diante de sua aversão ao objeto ou situação, com ansiedade intensa ou ataque de pânico.

Contudo, quem sobre de fobia de espelho passa a ter uma vida condicionada, pois evita, a todo custo, situações onde possa encontrar um espelho, o que, de fato, é algo comum. Sendo assim, sua rotina é afetada negativamente, em seus diversos aspectos, pessoal, social e profissional.

Causas da fobia de espelho

Como dito anteriormente, a fobia de espelhos, no geral, é causada por crenças acerca do sobrenatural. Muitos acreditam que no reflexo do espelho aparecerão seres sobrenaturais, como fantasmas.

Também é comum as pessoas que relacionam o espelho questões de supersticiosas e culturais, como, por exemplo, se quebrar um espelho sofrerá com sete anos de azar. Existem diversas superstições associadas a espelhos, o que facilmente pode resultar em fobias para aqueles mais ansiosos e tendenciosos para desenvolver fobia de espelho.

Além disso, as causas da fobia do espelho podem advir de experiências traumáticas, em que emoções e sentimentos do fóbico são intensificadas ao ver seu reflexo em um espelho. Isso pode estar relacionado com aspectos de baixa autoestima e falta de amor-próprio.

Como, por exemplo, quem sofre com excesso de peso pode ter dificuldade de olhar para o espelho, o que, com o tempo, pode resultar em catoptrofobia.

fobia de espelho resumo

Sintomas da catoptrofobia

Os sintomas da fobia de espelho podem variar, conforme características e contextos de vida pessoais do fóbico. Entretanto, abaixo elencaremos os sintomas mais comuns ocorridos em meio ao estímulo fóbico:

  • aumento da frequência cardíaca;
  • suor excessivo;
  • dificuldade de respirar;
  • falta de senso de realidade;
  • ansiedade intensa;
  • agitação
  • choro involuntário;
  • ataque de pânico.
  • angústia.

Porém, vale enfatizar que somente com estes sintomas não é possível ter um diagnóstico sobre uma fobia. Sendo assim, se você apresentada alguns desses sintomas quando está diante de um espelho, importante procurar ajuda de um especialista em saúde mental, para ter um diagnóstico assertivo se se trata de uma fobia de espelho.

Tenho medo de espelho, o que fazer? Tratamentos para catoptrofobia

Primeiramente, entenda se o medo é comum, aqueles medos instintivos, para autodefesa, como, por exemplo, o medo de escuro em uma rua deserta, ou o medo de altura quando se está em um penhasco. Caso negativo, se for um medo irracional, de alguma coisa ou situação, ainda que não apresentem nenhum perigo, você pode estar sofrendo de uma fobia.

Neste caso é necessário procurar ajuda de um profissional da saúde mental. Dentre os tratamentos mais recomendados para fobias está o tratamento terapêutico.

Em sessões de terapia é possível encontrar melhores formas de cura, pois o profissional aplicará técnicas para encontrar as causas e, assim, buscar meios adequados para que você supere a fobia. Nos casos mais graves da fobia, aliado ao processo terapêutico, pode ser necessário o uso de medicamentos, receitados por um psiquiatra.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Afinal, o que é fobia?

    De antemão, saiba que as linhas que separam a fobia, o medo e a ansiedade são tênues e até os especialistas têm dificuldade em atribuir soluções a cada caso exposto sem um diagnóstico detalhado e minucioso.

    O medo é comum a todas as pessoas, eles fazem parte de nosso processo de autopreservação da vida. Ou seja, é a maneira que nosso cérebro responde quando estamos em uma situação de perigo e precisamos reagir.

    Leia Também:  Androfobia: medo ou fobia de homem

    Porém, esses medos passam de comuns para fóbicos quando seus estímulos são hiperdimensionados. Ou seja, o medo se torna desarrazoado e irracional, se manifestando ainda que a pessoa não esteja em nenhuma situação de perigo eminente.

    Caracterizando-se, assim, essa fobia como um transtorno psicológico, pois a pessoa vive em constante estado de alerta, vivendo de maneira condicionada a determinada coisa ou situação. Em resultado, a pessoa passa a levar uma vida em constante estado de angústia, ansiedade e terror. Desse modo, se não tratada corretamente, pode desencadear em diversos outros transtornos mentais.

    Portanto, se você sofre com fobia de espelho, saiba que tem cura e, com um tratamento adequado, você poderá se livrar desta fobia e ter qualidade de vida. Aceitar e confrontar os medos é uma forma de autoconhecimento. Infelizmente o medo não vai embora por si só, ele precisa ser confrontado e posturas devem ser modificadas. Desse modo, se você não está conseguindo lidar com seus medos sozinho, primordial que busque ajuda profissional.

    fobia de espelho citação

    Quer saber mais sobre fobias?

    Contudo, não podemos negar que a mente humana é cheia de segredos. Então, se você quer estudar mais sobre a psiquê humana e como se desenvolvem as fobias, sobre a visão psicanalítica, conheça nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica. Neste curso você aprenderá questões, como, por exemplo:

    • Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho;
    • Melhorar o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente, poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.

    Por fim, saiba que você pode sim enfrentar seus medos, por maiores que sejam. Se você sobre com fobia de espelho, vale a pena ter a seguinte reflexão: as pessoas não utilizam um espelho frenquentemente em suas vidas? O que de mal acontece a elas? Nada, elas continuam suas vidas, sendo felizes e seguindo suas vidas. Ainda que o pior possa acontecer, qual solução, física ou espiritual, para superação? Reflita sobre isso, repetidas vezes, possivelmente lhe auxiliará no seu processo de cura.

    Ainda, se você gosta dos nossos artigos e está lhe agregando conhecimento, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar produzindo conteúdos de qualidade aos nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.