o que é obsessão

O que é obsessão

Posted on Posted in Conceitos e Significados

O conceito de obsessão é ser uma ideia fixa, permanente, constante e que transforma ou determina, positivamente ou não, a personalidade e as ações de uma pessoa.

O que é obsessão

Quando as obsessões vêm acompanhadas de uma sensação de medo se desenvolvem de maneira patológica, iniciando assim o que se conhece por neurose obsessiva. Para exemplificar podemos citar um caso em que a obsessão de um indivíduo por outro é tão forte e tão grave que o mesmo busca se aproximar do seu objeto de obsessão a qualquer custo, comprando uma casa próxima à casa do seu obsediado.

Para entendermos um pouco a origem deste termo disserto agora sobre sua etimologia. Obcecado tem origem no latim (obcaecare) e significa cegueira, o que justifica o uso deste termo é o fato do indivíduo obcecado não conseguir avaliar com clareza seu comportamento e a sua realidade. Já a palavra obsessão vem do latim (obsedere), que significa , indica, o ato de cercar algo ou alguém.

Para Freud a obsessão representava um substituto de uma ideia sexual incompatível. Ele entendia que nas obsessões o afeto presente era caracterizado como desalojado e que poderia se traduzir em termos sexuais.

Como surge e o que é obsessão?

Há vertentes que acreditam que a obsessão seja resultado da genética ou de causas biológicas e ambientais. Há estudos que indicam ser resultado de alterações cerebrais ou mesmo de alguma pré-disposição genética que influencia nos casos de compulsão.

Um comportamento obsessivo pode ser um sintoma do TOC (transtorno obsessivo compulsivo), um exemplo é quando a pessoa não consegue sair de casa sem antes verificar diversas vezes se a porta está trancada corretamente, ou quando conta seus passos até chegar ao local de destino, ou mesmo quando não consegue pisar em cima de faixas de trânsito ou rejuntes de calçada.

Este comportamento é visto, por vezes, como atitude imprópria por quem não a entende. A obsessão pode ocorrer em função de um trabalho ou de uma atividade e não só em função de um indivíduo a outro.

Tratamentos para a compulsão

Os tratamentos mais efetivos para o TOC são medicamentos que se utiliza para tratamentos de depressão e que se descobriu serem efetivos também para o TOC. Outro tratamento eficaz é o TCC (terapia cognitivo-comportamental) que inclui exercícios de exposição e abstenção da execução dos rituais.

É possível ajudar uma pessoa com TOC? Sempre é possível ajudar e até amenizar os sintomas do TOC, para isso a pessoa que convive deve evitar culpar a pessoa pelo TOC, incentivar esta pessoa a buscar ajuda profissional e técnica (com um médico ou psicólogo ou psicanalista) e principalmente tem que ajudar a pessoa com TOC a sentir-se menos culpada com seus sintomas.

Vertente espírita sobre o que é obsessão

Para os mais espiritualizados, que acreditam nos fundamentos espíritas, a obsessão consiste em uma intervenção negativa de um espírito sobre o outro. Quando ocorre esta intervenção são oferecidos tratamentos espirituais (como exemplo sessões de orações) onde o espírito que obsidia o encarnado deve ser tratado e ajudado para que deixe seu objeto de obsessão seguir sua vida sem interferir, sem trazer desequilíbrio.

Este tratamento é uma forma de fazer o obsessor entender que deve buscar entender os motivos de ter esta obsessão e então buscar ajuda para deixar de obsediar e seguir seu caminho de evolução.

Significado de obsessão no Dicionário

Como sempre gosto de fazer, trago aqui o significado literal da palavra obsessão, de acordo ao dicionário Oxford Languages: obsessão, substantivo feminino 1. motivação irresistível para realizar um ato irracional; compulsão. 2. apego exagerado a um sentimento ou a uma ideia desarrazoada.

O que é Obsessão Amorosa

Esta obsessão é traduzida como sendo um comportamento obsessivo em relação a outra pessoa, ambas estando ou não em um relacionamento. O obsessor tende a direcionar todos os aspectos de sua vida para a pessoa de seu interesse.

Neste momento o obsessor “esquece” seus próprios interesses e sua interação social passa a ficar escassa ou mesmo desaparecer.

Quando ocorre a rejeição ou a desilusão amorosa o obsessor, ao não aceitar, se torna um perseguidor, fixando sempre sua atenção e suas emoções na pessoa “amada”.

Leia Também:  Afinal, o que é Atenção Flutuante?

Como se livrar de uma obsessão?

A obsessão não tem cura, porém há algumas ações que podem ajudar a amenizar os sintomas:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    1. O paciente deve buscar entender quais são os gatilhos para os pensamentos obsessivos surgirem;

    2. Escrever os pensamentos, no momento em que ocorrem, pode ajudar a descobrir os galhos;

    3. No momento em que perceber que está iniciando um pensamento obsessivo o paciente deve buscar mudar seu foco, como por exemplo iniciar uma atividade física que exija concentração;

    4. O paciente deve tentar visualizar algo que indique que deve parar seus pensamentos, como por exemplo uma placa de “Pare”.

    Conclusão

    Como podemos identificar pelas dicas acima citadas, a ação de mudar o foco dos pensamentos obsessivos e trazer alguma atividade física no momento que iniciar os mesmos deve ajudar a diminuir, amenizar os sintomas.

    Como não é um processo simples e fácil de lidar/ tratar, o indivíduo que tem algum tipo de obsessão deve procurar ajuda profissional e em nenhum momento deve sentir-se culpado por seus sintomas, afinal o próprio “fardo” de se ver em meio à uma disfunção já é pesado demais e não deve ser carregado de forma solitária.

    Há formas cada vez mais eficazes de lidar com os transtornos obsessivos e é direito de todo ser humano obter ajuda e tratamento para seguir sua vida da forma mais leve possível.

    Este artigo sobre o que é obsessão foi escrito por Adriana Gobbi ([email protected]) – Pedagoga, formanda em Psicanálise Clínica.

    One thought on “O que é obsessão

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.