frases de wilhelm wundt

15 frases de Wilhelm Wundt

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Wilhelm Maximilian Wundt foi um dos maiores exemplos do que uma pessoa pode fazer com suas capacidades mentais. Boa parte do seu trabalho continua a reverberar em nós de forma grandiosa e profunda. Vamos conhecer 15 frases de Wilhelm Wundt e entender melhor um trecho de sua obra.

“A afirmação geral de que as faculdades mentais são conceitos de classe, pertencentes à Psicologia descritiva, nos libera da necessidade de discuti-las e de sua importância no atual estágio de nossa investigação”

Por mais que pareça complicado, uma das frases de Wilhelm Wundt fala a respeito do local de estudo. Nada mais é do que criar as condições ideais, incluindo ambientes, para fazer a medição dos processos mentais.

“A Psicologia infantil e a Psicologia animal são de importância relativamente pequena, comparadas às ciências que lidam com os problemas fisiológicos correspondentes da ontogenia e da filogenia”

Wilhelm Wundt não temia ser criticado por suas reflexões a respeito do próprio trabalho. Aqui ele acaba por categorizar as disciplinas, de modo a estabelecer uma relevância entre elas e sobre elas. Segundo ele, a Psicologia infantil e animal são mais limitadas se comparadas com a Ontogenia e a Filogenia.

“A tarefa da Psicologia fisiológica permanece a mesma na análise das ideias para investigar sensações: atuar como mediador entre as ciências vizinhas da fisiologia e Psicologia”

A Psicologia fisiológica mescla as interações entre a mente e o corpo do indivíduo. Ela serve de conector para que essas duas instâncias possam ser assistidas quando colocadas uma perto da outra.

“O ponto de vista da Psicologia materialista pode afirmar, no máximo, apenas o valor de uma hipótese heurística”

Wundt protegeu a ideia de que a Psicologia pode ignorar alguns fatos para que pudesse comprovar teorias. Tudo isso acontece porque queriam:

Respostas fáceis

O ser humano possui capacidades limitadas, mesmo que possuam grande alcance. Assim, as escolhas decididas precisariam ser acessíveis e de fácil entendimento.

E rápidas também

Há muitas alternativas a serem analisadas e divididas para melhor visualização. Por isso que decidir o mais rápido possível quais teriam mais valor era de estrema importância aos estudos.

“A Psicologia fisiológica é competente para investigar as relações entre os processos da física e os da vida mental”

Uma das frases de Wilhelm Wundt condensa muito bem a descrição da Psicologia fisiológica. Em suma, esse trabalho estuda como os estímulos físicos afetam a parte mental do indivíduo.

“Uma ideia não é constante como sentir uma emoção ou um processo volitivo. Só existem ideias transitórias e processos em modificação; Não há idéias permanentes”

Wundt enxergava a mente como algo inconstante, sempre em transformação e, portanto, não fixa. Da mesma forma acontecia com as nossas ideias, sempre amadurecendo, mudando ou simplesmente descartadas. Ao mesmo tempo em que existe um processo de construção, existem uma desconstrução em cima delas.

“Nossa mente está tão bem equipada, felizmente, que nos leva às bases mais importantes de nossos pensamentos sem que tenhamos o menor conhecimento desse trabalho de elaboração. Os resultados disso são inconscientes”

Trata-se de um mecanismo de resgate inerente à sociedade humana. Por mais que não tenhamos noção disso, conseguimos retornar constantemente à base de nossa própria psique de forma involuntária. Podemos citar, por exemplo, a ação dos impulsos e costumes.

“A Psicologia estuda a mente e as leis que a governam”

Historicamente falando, a Psicologia não era tão levada a sério pela época em que foi concebida. Apesar de ser simples, umas das citações explica bem o trabalho de Wilhelm Wundt. A Psicologia serve para construir um mapa da mente e entender suas próprias regras.

Leia Também:  O que são Instintos segundo Freud?

“Nós falamos sobre virtude, honra, razão, mas nosso pensamento não traduz um desses conceitos em uma substância”

As obras de Wilhelm Wundt falavam de nossa estrutura existencial sem uma forma definida. Isso não quer dizer que não tinha importância ou embasamento, nada disso. Contudo, indicava que os conceitos da frase acima são peças metafísicas encontradas por meio da moralidade.

A partir daí ficava mais acessível falar da:

Existência do ser

Por mais diferentes que sejamos uns dos outros, partilhamos de pilares em comum. Cada um de nós possui um nível diferenciado de honra, virtudes e razões, mesmo que não possam ser traduzidos facilmente.

Interpretação do mundo

As ações humanas não seguem um determinado padrão e podemos agir de forma imprevisível em diferentes ambientes. Por isso que um estudo levantado ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos de acordo com a sociedade inserida nele.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

“Fisiologia e Psicologia, no campo dos fenômenos vitais, lidam com os fatos da vida em geral, e em particular com os fatos da vida humana”

Wundt tinha uma certa predileção por estas duas áreas científicas. Por isso que as unia constantemente para realizar estudos e abordagens diferenciadas sobre o comportamento humano.

“As características distintivas da mente são meramente subjetivas; nós os conhecemos apenas através do conteúdo de nossa própria consciência”

A natureza da mente era um objeto constantemente avaliado por Wilhelm. Segundo ele, só podíamos conhecer as características de forma unilateral, já que implica em nosso próprio ponto de vista.

“A Psicologia do povo deve sempre vir em auxílio da Psicologia individual, quando as formas de desenvolvimento de processos mentais complexos são questionadas”

Nada mais é do que direcionar os conhecimentos terapêuticos gerais em prol do tratamento de um único indivíduo.

“Psicologia fisiológica é, portanto, em primeiro lugar Psicologia”

A Psicologia serviu de base para outras vertentes de estudo da mente humana. Por mais distintas que sejam, ainda são a Psicologia em suas essências.

“A atitude da Psicologia fisiológica às sensações e sentimentos, considerados como elementos psíquicos, é, naturalmente, a atitude da Psicologia em geral”

Como dito acima, as vertentes psicológicas respeitam a base de sua matriz idealista. Neste caso, a Psicologia fisiológica em relação aos elementos psíquicos reflete a Psicologia de um modo geral.

“Os resultados da Psicologia étnica são, ao mesmo tempo, a nossa principal fonte de informação sobre a Psicologia geral dos processos mentais complexos”

A Psicologia geral precisava de uma abordagem mais completa para que pudesse olhar a cada um de forma individual. Com isso, Wundt elaborou a Psicologia étnica onde se poderia estudar os povos e encontrar operações mentais mais ricas.

Considerações finais sobre frases de Wilhelm Wundt

Wundt carrega foi marcado por sua pluralidade acadêmica, humana e existencial. Graças a ele que a Psicologia ganhou elementos pertinentes a serem discutidos e avaliados no mundo em que vivemos. Assim, as frases de Wilhelm Wundt continuam como alicerces de um estudo contínuo da humanidade em seus mais variados aspectos.

Mesmo que não tenha inventado a Psicologia, certamente ajudou a revolucioná-la e isso ajuda a desvendar quem foi Wilhelm Wundt. Ademais, cabe ressaltar que o seu trabalho foi fruto de sua própria construção de vida. O psicólogo sempre se empenhou em quebrar as próprias barreiras e interligar adequadamente o físico e o mental.

Leia Também:  Sonhar com vaca: 7 interpretações possíveis

Para que entenda essa e outras propostas de transformação, se inscreva em nosso curso 100% EAD de Psicanálise. Com as aulas poderá fazer conexões internas, explorar seu potencial e encontrar bem mais do que imagina. Além das frases de Wilhelm Wundt, poderá construir suas próprias percepções a respeito de si e da vida sem impedimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =