resumo do livro Mindset

Livro Mindset A Nova Psicologia do Sucesso, resumo de Carol Dweck

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

O livro Mindset, de Carol Dweck, explica que existem duas formas de pensamentos, determinantes para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, que chama de mindset fixo e mindset de crescimento. O livro mostra como as características e habilidades das pessoas podem ser desenvolvidas e, até mesmo, criadas, a dependente do seu tipo de mindset.

Nosso mindset tem um papel crucial em determinar como nos vemos e como vemos as outras pessoas. Dessa forma, nosso mindset molda nossas crenças em relação ao nosso desempenho e os nossos resultados.

Tipos de Mindset A Nova Psicologia do Sucesso

Segundo a autor, no livro Mindset, quando falamos sobre mentalidade basicamente existem dois tipos:

  • mindset  fixo;
  • mindset de crescimento.

Em suma, pessoas que possuem nosso mindset fixo acreditam que nascem naturalmente dotadas para fazer determinadas coisas e que são incapazes de fazer algumas.

Ao contrário, pessoas com mindset de crescimento, acreditam que se elas se esforçarem poderão se tornar habilidosos em qualquer coisa.

Aprendizado pela forma do mindset | Livro sobre mindset

As pessoas com mentalidade de crescimento, continuam crescendo ao longo de suas vidas adquirindo novas habilidades, sem colocar barreiras nelas mesmo. Assim, acabam ativamente se engajando em relacionamentos e novas atividades. Afinal, para elas a vida é uma constante mudança, e consequentemente elas estão sempre evoluindo e se adaptando.

Por outro lado, pessoas com nosso mindset fixo, na maioria das vezes, entram em um ciclo de autossabotagem e permitem que suas maneiras de enxergar o mundo acabe com seu próprio desenvolvimento. Assim, quando falham em algo, elas costumam se tornar reativas, fugindo da responsabilidade, e culpando os outros pelo seu fracasso.

Principais características do mindset fixo

Como explicado no livro mindset, pessoas com mindset fixo acreditam que o mais importante é o talento, na visão delas, as habilidades de uma pessoa são pré-determinadas desde o início de sua vida. Ou seja, a pessoa é por natureza, ou inteligente e talentosa, ou burra e incompetente, e serão para sempre dessa mesma maneira.

Conforme a autora, no livro mindset, diversas grandes empresas, nas quais seus departamentos de recursos humanos investem muito dinheiro para recrutar pessoas talentosas em universidades, esperam que os graduandos contratados tragam ganhos instantâneos para performance da empresa.

No entanto, por serem consideradas tão talentosas, essas empresas acabam não investindo tanto nessas pessoas e, assim, seus desenvolvimentos e resultados acabam ficando abaixo do que poderiam.

Em suma, pessoas com mindset fixo pensam que funcionários que não são perfeitos desde o primeiro dia de trabalho, jamais poderão se tornar funcionários extraordinários. Por esse motivo é, erroneamente, eles chegam à conclusão de que é melhor demiti-los ao invés de investir em seus desenvolvimentos.

Pessoas com mindset fixo pensam que funcionários que não são perfeitos desde o primeiro dia de trabalho, jamais poderão se tornar funcionários extraordinários

Mindset de crescimento é a chave para evolução, segundo livro Mindset A Nova Psicologia do Sucesso

Quando crianças com mindset de crescimento recebem um problema matemático difícil para resolverem na escola, elas correm atrás do desafio e querem resolver mais problemas como este em casa.

Nesse sentido, elas reconhecem que quanto mais problemas resolverem, mais elas irão aprender. Consequentemente, quanto mais elas aprenderem, melhores serão os resultados. O céu é o limite para crianças com mindset  de crescimento. Essas crianças acreditam que podem aprender muito mais, se tiverem dedicação e perseverança.

Além disso, elas não estão interessadas em obter as melhores notas ou serem melhores que os outros alunos. Elas querem sentir a satisfação de se esforçarem ao máximo e de chegar aos limites de seu potencial para que, então, possam evoluir e chegar no nível superior.

Buscar aprovação dos outros ou desenvolvimento? Exemplos de pessoas com Mindset fixo e Mindset de Crescimento

Exemplo profissional de mindset fixo:

Lee Iacocca se tornou símbolo da Chrysler Motors, que, na beira de sua falência, graças a sua habilidade em tomar decisões rapidamente e a capacidade de selecionar gerir seus funcionários, ele conseguiu trazer a empresa de volta à vida.

Logo após, seu comportamento se alterou completamente. Lee começou a se apoiar em suas vitórias, se vangloriando e focando mais na sua imagem do que no bem-estar da empresa, seu objetivo se tornou ter aprovação dos outros. Indo de mindset de crescimento para mindset fixo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Exemplo profissional de mindset de crescimento:

    Agora, um exemplo contrário, de mindset de crescimento. Lou Gerstner, que assumiu a IBM quando estava prestes a afundar. Assolada por um ambiente de trabalho com mindset fixo, a companhia gastava tempo com diversos conflitos internos, como, por exemplo:

    • não focar no cliente;
    • sem trabalho em equipe,
    • todos estavam tentando fazer o que era melhor para si mesmos.

    Dessa forma a empresa não estava indo de encontro com as necessidades dos clientes. Conforme descrito no livro mindset, para mudar este mindset da empresa, Lou mudou a sua estrutura e deu ênfase ao trabalho em equipe, recompensando aqueles que ajudassem seus colegas a melhorarem seus resultados. Ele também abriu a comunicação na empresa, se colocando no mesmo nível que seus empregados.

    Em suma, o mindset de crescimento de Lou permitiu com que ele criasse um ambiente de trabalho baseado no trabalho em equipe e, também, no desenvolvimento contínuo. Sobretudo, o foco mudou do sucesso individual para o sucesso coletivo do negócio. Baseado neste conceito, Lou conseguiu trazer um sucesso duradouro para IBM.

    Lições importantes do livro mindset

    Pessoas com mindset fixo impossibilitam seu próprio desenvolvimento, por acreditarem que o sucesso é determinado pelo talento. Além disso, pelo medo que possuem do fracasso.

    Ao contrário, pessoas com mindset de crescimento, estão sempre buscando maneiras de aprender algo novo e expandir suas habilidades e de atingir seu potencial máximo. Ao confrontarmos nossas próprias atitudes e ideias, poderemos desenvolver um mindset de crescimento e colher resultados muito melhores em nossas vidas.

    Então, nos conte sobre seus aprendizados com o livro mindset, de Carol Dweck e, se ainda não o leu, tire suas dúvidas conosco. Deixe seu comentário logo abaixo e vamos conversar sobre este importante conhecimento sobre desenvolvimento pessoal e profissional.

    Leia Também:  Hábitos Atômicos: o que são, como utilizar na prática

    Por fim, se gostou deste artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar produzindo sempre conteúdos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.