Se você é estudante de psicologia ou está procurando adentrar nessa área para aquisição de conhecimento, esse post é para você. Pois, mostraremos os 15 melhores livros de Psicologia para iniciantes. Assim, todos eles abordam a psicologia de um ponto de vista singular. Então, venha conosco e acompanhe quais são!
Veja os melhores livros de Psicologia para iniciantes
1 – O homem que confundiu sua esposa com um chapéu (1985) – Oliver Sacks
Oliver Sacks é cientista e neurologista. Assim, nesse livro, composto de 24 ensaios, o autor relata casos de pacientes que sofreram danos cerebrais. Como consequência, acabam criando situações únicas. Nesse sentido, as histórias são recheadas de imaginação e fantasia. Isso porque os pacientes perderam a memória e não diferenciam as pessoas de objetos.
Ademais, o diferencial do livro é que Sacks tem a habilidade de transformar relatos clínicos, muitas vezes frios, em narrações literárias, aguçando a curiosidade do leitor. Então, vale conferir essa obra.
2 – História da Psicologia Moderna (1969) – Sydney Ellen Schultz e Duane P. Schultz
Este livro aborda a chamada era da psicologia moderna, que dá os seus primeiros passos no fim do século XIX. Isso ocorre pois a psicologia começa a se desvincular de outras ciências como a Filosofia e a Sociologia.
Ademais, esta edição contém sites que falam sobre fatos, pessoas e movimentos que foram importantes nesse período de emancipação da psicologia. Portanto, o diferencial deste livro é um capítulo que aborda um pouco da história da Psicologia no Brasil.
3 – Cartas a um jovem terapeuta (2021) – Contardo Calligaris
O psicanalista e escritor Contardo Calligaris morreu neste ano de 2021. Calligaris tinha 72 anos e foi vítima de um câncer. Assim, o autor nos deixou um farto material, desde livros, palestras gravadas a aulas. Dentre tudo isso, há o destaque para o livro Cartas a um jovem terapeuta.
Dessa maneira, em seu subtítulo temos: reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos. Ou seja, o autor recomenda esse livro a todos. Isso porque, temos reflexões e dilemas da profissão, a vocação profissional. Também é colocada os prazeres e dificuldades da profissão e a insistência em abordar os problemas dos pacientes através da sexualidade.
4. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia – Ana Mercês Bahia Bock – um clássico dos livros de Psicologia para iniciantes
A autora explora conceitos básicos da psicologia. É reconhecido como uma obra introdutória importante sobre diversas abordagens e práticas na psicologia. Por isso, o livro é ideal para quem deseja entender os fundamentos da área.
5. Mal-Estar na Civilização (1930) – Sigmund Freud
Na nossa lista não poderia faltar o pai da psicanálise. Assim, para Freud, a civilização seria criada a partir da renúncia às pulsões dos indivíduos. Vontades universais como a opressão, repressão e regras impostas a todos, como se fossem um contrato já estabelecido, são a base para o estabelecimento da sociedade.
A obra Mal-Estar na Civilização é considerada relevante para entender como a psicanálise enxerga a psique humana e o papel da vida social na formação psíquica dos sujeitos.
Freud aprofunda a tensão entre as necessidades e desejos individuais em face das restrições impostas pela sociedade.
Freud considera que a civilização exige um alto grau de renúncia aos instintos básicos do ser humano. Por um lado, traz benefícios, como a divisão social do trabalho. Por outro, a sociedade cria sujeitos tanto mais neuróticos quanto mais se restrinja meramente aos desejos dos outros.
6 – O corpo guarda as marcas (2020) – Bessel Van Der Kolk
O Dr. Van Der Kolk fala sobre um assunto que é comum a muitas pessoas: a questão do trauma. Deste modo, o autor nos traz casos de coragem e superação. Ademais, como isso pode ser tratado através da neuroplasticidade do cérebro, resultado de décadas de pesquisa.
7 – Inteligência Emocional (1995) – Daniel Goleman
A Psicologia aborda cada vez mais o conceito de inteligência emocional. Aqui, Daniel Goleman nos fala sobre como as mentes, racional e emocional, são essenciais para moldar o nosso destino. Entretanto, o emocional, se trabalhado de forma errada, pode arruinar carreiras e criar contendas na família. Além de atrasar o processo de maturidade nas pessoas.
Conheça mais alguns livros de Psicologia para iniciantes
8 – Mentes Inquietas (2014) – Ana Beatriz Barbosa Silva
Crianças hiperativas, adolescentes com dificuldades de aprendizagem e adultos com frequentes episódios de esquecimento. Esses e outros temas são abordados pela Dra. Ana Beatriz nesse livro. Por meio de uma linguagem acessível, a autora trata de desmistificar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou apenas, TDAH.
Assim sendo, esse transtorno se manifesta de diversas formas. Portanto, um acompanhamento desde a infância é a chave para minimizar seus efeitos na vida adulta.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
9 – Imagens do Inconsciente (1981) – Nise da Silveira
Nise da Silveira foi uma importante psiquiatra brasileira. Neste livro, a autora traz a sua rica experiência no Centro Psiquiátrico de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Avessa às técnicas dominantes da época, como o uso de eletrochoque e lobotomia, Nise introduziu a terapia ocupacional no local, extraindo excelentes resultados.
Dessa forma, o livro possui 271 ilustrações feitas pelos pacientes, muitos deles com esquizofrenia. Assim, mostram os talentos escondidos. Além de uma forma alternativa de linguagem, que pudesse auxiliar na recuperação dos pacientes.
10 – Massa e Poder (2019) – Elias Canetti
Autor de mais um dos livros de psicologia para iniciantes, Elias Canetti foi o vencedor do Nobel de Literatura. O pesquisador foi contemporâneo ao crescimento do regime nazista na década de 1930. Por causa desse acontecimento, ele procurou desvendar nos 30 anos seguintes todas as motivações manifestadas pelas pessoas que viveram esse período.
Nesse sentido, Massa e Poder contém reflexões pautadas não só na Psicologia, mas em Antropologia, Ciência Política e a História das Religiões.
11 – Psicologia das Massas (1895) – Gustave Le Bon
Como o indivíduo reage diante de manifestações coletivas? Ele consegue raciocinar sobre o que acontece em seu entorno, ou age apenas pelo instinto? Com essas e outras indagações, o ensaísta Gustave Le Bon reflete sobre os movimentos de massa, especificamente o fascismo e o nazismo.
Ademais, o autor defende que a multidão é formada por um corpo só. Esta é dotada de comportamentos e características únicas que influenciam os indivíduos, tornando-os uma única unidade em suas opiniões.
Livros de Psicologia para iniciantes que você precisa conhecer
12 – O Corpo Fala (2015) – Pierre Weil e Roland Tompakow: um dos melhores livros de Psicologia para iniciantes
A obra discorre sobre o poder da comunicação não-verbal, em que os movimentos do corpo podem dizer muito sobre várias situações. Assim, as cerca de 350 ilustrações dão uma visibilidade melhor do que queremos dizer com coisas simples. Ou seja, os significados por trás de um movimento de braço, um cruzamento de pernas ou um sorriso.
13 – Mindset: A nova psicologia do sucesso (2017) – Carol S. Dweck
O mindset é algo que pode dizer muito sobre o nosso sucesso ou o fracasso. Essa é a teoria que a Dra. Carol Dweck defende em suas pesquisas. Para ela, o mindset deve ser sempre trabalhado para que possamos alcançar o crescimento constante.
14 – O Animal Social (2009) – Elliot Aronson
Em mais um livro de psicologia para psicólogos e não psicólogos, O Animal Social traz temas da Psicologia Social. Assim, o autor mostra como é o comportamento do homem em grupo e diante de situações absurdas.
15 – O Palhaço e o Psicanalista (2019) – Christian Dunker e Cláudio Thebas
Neste livro, os dois autores discorrem sobre o poder da escuta e como ela pode transformar vidas. Ou seja, em um mundo onde ninguém parece escutar ninguém, falar sobre esse tema é muito pertinente.
16 – Coisa de menina?: Uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo (2019) – Maria Homem e Contardo Calligaris
Freud costumava chamar a mulher de “o continente negro” para falar sobre sua sexualidade. Aqui, neste livro, existe uma conversa franca entre dois renomados psicanalistas sobre como esse conceito mudou. Apesar de ainda haver certos preconceitos acerca do feminino.
Assim sendo, qual o papel do desejo entre homens e mulheres? Como colocar um debate saudável sobre as várias facetas do feminino nos dias de hoje? Portanto, os autores procuram responder essas e outras questões.
Considerações finais sobre os 15 melhores livros de Psicologia para iniciantes
Você acompanhou conosco uma seleção dos 15 melhores livros de Psicologia para iniciantes. Todos eles abordam essa área de um prisma diferente e direcionado para todos os tipos de públicos.
Além disso, o nosso curso online de Psicanálise Clínica também proporciona uma extensa abordagem do tema. Assim, para aqueles que estão interessados em aprender um pouco mais ou mesmo fazer disso uma profissão. Por isso, não perca tempo e matricule-se já!
2 thoughts on “Livros de Psicologia para Iniciantes: 16 melhores”
Muito boa a lista! Alguns desses já li e reli!
Excelente artigo! Já li alguns e outros entraram agora para a minha lista de próximas leituras. Obrigada 🙂