melhores livros de romance

Livros de romance e amor: 30 melhores de todos os tempos

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Os livros de romance são um grande atrativo ao público do mundo todo, desde a época pré-moderna, por volta do século XVII. Tendo isso em mente, pode-se saber que há milhões de títulos espalhados por todos os países, sendo eles envolvidos em diversas e diferentes tramas, com suas mais distintas características.

Conseguimos encontrar livros de romance e de amor tanto juvenis quanto adultos, além de clássicos e contemporâneos. Por essa razão, há obras literárias para todos os gostos.

O que são livros de romance?

Os romances são considerados gêneros literários de narrativas escritas em prosa, com um enredo muito amplo e inúmeras personagens. Por ser um texto literário, possui muitos aspectos em sua composição, sendo eles:

  • espaço;
  • foco narrativo;
  • enredo;
  • personagens;
  • tempo

Nesse sentido, os livros de romance são, geralmente, uma história contada em diversas páginas e, além disso, estão distribuídos em algumas categorias, como: romance histórico, romance de formação, romance policial, romance autobiográfico, romance epistolar, romance psicológico etc. 

O que é romance?

Os romances se popularizaram a partir do século XVII e possuíram como fonte de “inspiração” para seu surgimento, as epopeias, de muito tempo atrás. 

Em vista disso, são um gênero literário com uma longa prosa, isto é, uma narrativa (uma história contada) de forma extensa. Por esse motivo, pode-se reparar que durante a época da modernidade, por exemplo, os livros de romance eram muito grandes – os famosos “calhamaços”, chegando a mais de mil páginas. 

Com o passar do tempo, este tipo de livro foi se transformando e sua popularidade aumentando ainda mais, possuindo público para os múltiplos gostos e preferências. Em razão disso, existem romances, atualmente, para quem curte uma literatura mais young adult (ficção juvenil) e romances, também, para quem curte uma literatura mais “sofisticada” e atemporal, como os clássicos. 

Livros de romance nacionais

Livros de romance brasileiros (Minas Gerais)

A literatura brasileira possui muitos escritores renomados mundialmente, sendo campo de estudo em diferentes países. Por esse motivo, encontramos nos acervos literários do país incontáveis romances, uma vez que o Brasil é riquíssimo em obras escritas, desde muitos séculos atrás. 

Espalhados por todas as regiões, pode-se encontrar grandes escritores do extremo-norte ao extremo-sul, em pequenas ou grandes cidades, com suas variadas temáticas de escrita. Em Minas Gerais, encontramos importantes romances como: Grande Sertão, Veredas, de João Guimarães Rosa; Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso.

Minas Gerais, ainda que seja mais “conhecida” na literatura pelo grande número de poetas, como Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, possui como terra natal um dos maiores autores internacionais: Guimarães Rosa. Além disso, os dois livros citados acima, são prestigiados há décadas em diferentes países, trazendo suas histórias de lutas, mistérios e amor. 

Livros de romance brasileiros (São Paulo)

Ainda, em São Paulo, encontram-se mais livros de romance que são indispensáveis para a leitura durante a vida, como As meninas, de Lygia Fagundes Telles e Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. Ambos os escritores possuem seus títulos lidos por diversas gerações brasileiras, principalmente Lygia Fagundes Telles, que veio a falecer há pouco tempo, já bastante idosa.

Livros de romance brasileiros (Rio de Janeiro)

No Rio de Janeiro, é possível encontrar inestimáveis livros de romance como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, A hora da estrela, de Clarice Lispector e Os sertões, de Euclides da Cunha.

Tem-se, também, grandes obras do compositor Chico Buarque, que além de ser um prestigiado cantor da Bossa Nova, é um escritor reconhecido, tendo ganhado diversos prêmios com suas obras. Buarque tem títulos indispensáveis para leitura, como: Leite derramado e Budapeste.

Maiores livros de romance brasileiro de todos os tempos

  • Capitães da Areia, de Jorge Amado;
  • Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa;
  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos;
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;
  • A hora da estrela, de Clarice Lispector;
  • As meninas, de Lygia Fagundes Telles;
  • Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso;
  • Torto Arado, de Itamar Vieira Junior;
  • O avesso da pele, de Jeferson Tenório;
  • Leite derramado, de Chico Buarque.

Os escritores citados acima são de diferentes épocas e, é importante frisar: a lista de grandes livros de romance da literatura brasileira é imensa, então coube citar algumas das referências mais atuais neste cenário. Desse modo, encontram-se autores de diferentes regiões do país e, também, de diversas gerações da literatura. 

No cenário de agora, por exemplo, Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, e O avesso da pele, de Jeferson Tenório, são livros de destaque no país. Ambos títulos ganharam prêmios recentemente e seus escritores viajam pelas cidades espalhadas no país para discutir sobre suas obras. Essas obras, inclusive, chegaram a ser adaptadas ao teatro, à música e outras demais artes. 

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Livros de romance conhecidos mundialmente

    Livros de romance internacionais

    Há muitos livros de romance lidos pelo mundo todo, dos tempos antigos até atualmente. Gerações de escritores que ganham notoriedade cada vez mais entre os leitores, não se restringindo somente aos clássicos, visto que há várias ficções juvenis que explodiram nas redes nos últimos anos.

    Diante disso, elencamos alguns títulos que são muito lidos pelos jovens e pelos adultos, com os diferentes gostos e de diferentes países. 

    • Pessoas Normais, de Sally Rooney (Estados Unidos);
    • Uma vida pequena, de Hanya Yanagihara (Estados Unidos);
    • É assim que acaba, de Colleen Hoover (Estados Unidos);
    • Os miseráveis, de Victor Hugo (França);
    • Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez (Colômbia);
    • Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (Inglaterra);
    • Guerra e Paz, de Liev Tolstói (Rússia);
    • Dom Quixote, de Miguel de Cervantes (Espanha);
    • Ulysses, de James Joyce (Inglaterra);
    • O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger (Estados Unidos);
    • Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie (Nigéria);
    • Terra Sonâmbula, de Mia Couto (Moçambique);
    • Os Maias, de Eça de Queiroz (Portugal);
    • O morro dos ventos uivantes, de Emily Bronte (Inglaterra);
    • A revolução dos bichos, de George Orwell (Inglaterra);
    • As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky (Estados Unidos).

    A lista segue muito grande e é possível encontrar todos esses livros de romance em sites de vendas, livrarias, bibliotecas e sebos. Todos esses títulos são considerados fundamentais na vida dos diferentes tipos de leitores. 

    Há quem prefira livros de romance mais leves e curto a livros mais densos e longos, e tendo isso em mente, existem livros de romances para todo mundo. O ideal é sempre pesquisar sobre qual tipo de obra você quer se ambientar, qual tipo de escritor, de narrativa, de escrita, entre outros diversos fatores.

    Hoje em dia, a acessibilidade ao livro está cada vez mais fácil, embora o número de leitores venha caindo, em decorrência da internet. No entanto, pode-se ainda perceber leitores em vários lugares e com distintas idades, além de encontrar uma nova geração de escritores que vêm escrevendo nos últimos anos e ganhando representatividade, seja em seu local de nascença ou até mesmo fora de sua região. 

    Se você gostou deste artigo e dos títulos escolhidos como dicas de leitura, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a manter nossos conteúdos em dia e a sempre melhorar nosso trabalho.

    One thought on “Livros de romance e amor: 30 melhores de todos os tempos

    1. MIKE DE PAULA disse:

      Obrigado pelas dicas. Estou procurando alguns livros para dar de presente para uma amiga. Ela gosta muito de conhecer livros de romances nacionais…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *