8 melhores livros de psicologia comportamental

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Se você chegou até aqui, provavelmente você tem interesse em leitura, mas não só. Quer saber quais são os melhores livros de psicologia comportamental. Nesse artigo fizemos uma lista com eles e vamos apresentar uma breve definição do que é psicologia comportamental caso você seja leigo no que diz respeito a isso.
Vamos lá?

O que é psicologia comportamental

Basicamente, a psicologia comportamental é o estudo psicológico que conecta os pensamentos, as emoções, os estados fisiológicos e o comportamento. Essa teoria não separa a mente do corpo, e os estudiosos da área dizem que todos os comportamentos são aprendidos. Assim, esse aprendizado pode ser por meio de recompensas, punições ou associações.

A partir desse conceito, há intensa análise sobre padrões comportamentais que venham a influenciar as atitudes humanas.

Os percursores dessa área são E. L. Thorndike e J. Watson. A base teórica da psicologia comportamental é o behaviorismo. Assim, é por causa desse fato que muitos chamam a psicologia comportamental de behaviorismo.
Além de Thorndike e Watson, outro pesquisados importante é o B. F. Skinner. Skinner foi o fundador de uma filosofia que fundamenta o behaviorismo radical.

Depois dessa introdução, vamos apresentar a lista dos melhores livros de psicologia comportamental.

Lista dos melhores livros de psicologia experimental

Ter acesso aos melhores livros de psicologia comportamental é importante. Essa importância se dá porque é através das teorias que podemos nos aprofundar nos temas. Ademais, é necessário saber que os autores abordam a teoria de ponto de vista diferentes. Assim, até um mesmo autor pode abordar objetos de análise diferentes dependendo do que quer expor.

Além disso, os livros apresentam complexidades diferentes. Dessa forma, há livros mais didáticos e outros mais complexos que exigem conhecimento anterior. Além de uma opinião pessoal sobre a abordagem dos livros, vamos acrescentar em alguns casos as sinopses editoriais.

E como não há possibilidade de falar de psicologia comportamental sem falar de Skinner, não há como falar dos melhores livros de psicologia comportamental sem citar os livros dele. Assim sendo, nossa lista começa com ele:

1. Análise do Comportamento, de B. F. Skinner e J. G. Holland

Esse livro pode ser considerado o mais interessante dos melhores livros de psicologia experimental, uma vez que é ótimo para iniciar os estudos. Isso se dá porque ele começa dos conceitos mais simples para depois abordar o que é mais complexo.

Isso foi feito de maneira intencional, pois Skinner e Holland se basearam em Edward Thorndike e Arthur Gates. Eles diziam que, para uma melhor compreensão, os leitores só podem ler uma página depois de compreender a anterior.

Sobre o conteúdo em si, o livro segue a seguinte sequência: explicar o comportamento reflexo para depois explicar conceitos mais complexos. São eles, por exemplo, o comportamento operante, as contingências exatas e a modelagem do comportamento.

Todos os capítulos possuem pequenos textos. Dessa forma, se a leitura for seguida como indicado no livro, esse conhecimento é construído aos poucos.

2. Ciência e Comportamento Humano, de B. F. Skinner

Este livro, Ciência e Comportamento Humano, é considerado um clássico da abordagem.

Trata-se de um material um pouco mais complexo, pois exige do leitor conhecimentos prévios para acompanhá-lo.

Ademais, nesse livro, o autor também aborda a epistemologia da ciência no início. No entanto, a partir do segundo capítulo o autor foca na ciência do comportamento. Assim, a partir desse ponto, ele fala sobre os aspectos específicos do comportamento humano e dá vários exemplos.

3. O mito da liberdade, de B. F. Skinner

Esse livro é um dos mais filosóficos de Skinner. Aqui ele discute sobre a determinação (destino) e livre-arbítrio (liberdade). Dessa forma, procura também relacionar o indivíduo e a sociedade. Ele também dialoga como os princípios da psicologia comportamental podem ajudar na construção de uma sociedade melhor.

4. Sobre o behaviorismo, de B. F. Skinner

Neste livro Skinner apresenta sua visão do behaviorismo. Assim, ele expõe os conceitos básicos e discute as implicações gerais do campo de conhecimento. Ademais, refuta as interpretações que ele considera distorcidas. Considerando tal abordagem, este livro é um dos melhores livros de psicologia comportamental por causa de todo o acesso que temos aos princípios do behaviorismo e do pensamento de Skinner.

5. Compreender o Behaviorismo, de William M. Baum

Nesse livro, Baum explica a base analítica do comportamento. Ademais, discute como isso pode ser aplicado aos problemas humanos.

O início do livro inicia explorando o problema entre comportamento ser livre ou determinado. Assim, ele conduz essa discussão comparando o behaviorismo ao pragmatismo. Dessa forma, mostra como sentimentos e pensamentos podem ser tratados de forma cientifica. Portanto, é evidente o porquê de esse livro ser uma referência para os estudos psicológicos.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


6. Manual de Técnicas de Terapia e Modificação do Comportamento, organização de Caballo

Esse livro é um pouco mais complexo que os outros, e que é indicado a quem deseja se aprofundar nas técnicas comportamentais. Isso se dá pois podemos considerar esse livro como um grande resumo das principais técnicas utilizadas pelos terapeutas comportamentais.

A sinopse do livro “Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento” diz:

“O presente manual apresenta as técnicas terapêuticas mais importantes do campo da terapia e modificação do comportamento e de maneira prática, mas sem perder em profundidade.”

7. Princípios Básicos de Análise do Comportamento, de Moreira & Medeiros

Este é o principal livro brasileiro sobre teoria do comportamento. Ela é ricamente ilustrada e apresenta uma linguagem dinâmica proporcionando ao leitor uma visão global do comportamento humano. Aqui é apresentado como se pode trabalhar efetivamente nos mais variados campos de atuação da psicologia.

Assim sendo, por esse motivo, esse livro ajuda profissionais das mais diversas áreas: psicologia esportiva, a organizacional, a hospitalar, a escolar, entre outras.

8. Modificação do comportamento. O que é e como fazer?, de G. Martin e J. Pear

Podemos considerar esse livro muito básico e de leitura fácil. Ele fornece diretrizes para a aplicação de recursos terapêuticos.

Ademais, ao final de cada capítulo são apresentados exercícios e questões de aprendizagem para ajudar a testar e fixar os conhecimentos adquiridos. Assim, isso ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para aplicar efetivamente as técnicas de modificação do comportamento.

Em sua sinopse podemos ler:

“Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o tema para ler e compreender esta obra do início ao fim. […] Indicado a profissionais e estudantes de Psicologia e das diversas áreas assistenciais, este livro foi projetado para compor um manual de fácil utilização a todos que desejam aprender a superar déficits comportamentais.”

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a conhecer mais sobre a psicologia comportamental. Além disso, nós esperamos que a nossa lista dos melhores livros de psicologia comportamental te ajude a aprofundar no tema.

Por fim, caso você queira mais conteúdo além dos melhor livros de psicologia comportamental, por que não fazer um curso? O ser humano e seus padrões de comportamento são explorados em nosso curso de Psicanálise Clínica EAD. Assim, caso tenha interesse, é uma boa oportunidade de aprofundar o que você já sabe.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dois =