megalomaníaco

Megalomaníaco: significado em Psicologia

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise, Transtornos e Doenças

Volta e meia a gente se depara com pessoas superconfiantes, cuja autoestima é extremamente elevada e a segurança que elas tem nelas mesmas é notável só de observar sua postura. Porém, muitas delas exageram e passam a delirar sobre um poder que não possuem. Isso pode ser o que chamamos de megalomaníaco. 

Apesar de muitas vezes o termo ser usado de forma pejorativa, a megalomania é um transtorno mental grave que pode causar problemas significativos na vida de uma pessoa, incluindo isolamento social, dificuldade em manter relacionamentos e emprego, e até mesmo violência.

Por isso, hoje vamos entender o significado de megalomaníaco, como esse tipo de pessoa age e algumas de suas caraterísticas. Continue lendo para entender melhor essa condição!

O que é megalomaníaco?

Um megalomaníaco é alguém que possui um apreço, uma admiração em exagero pela própria imagem. Com isso, essa pessoa acredita que ela está em um patamar acima de qualquer outra pessoa e vê uma inferioridade no outro. Para o megalômano o poder é a única meta capaz de motivar a fazer qualquer coisa.

De acordo com a psicologia, a megalomania se mostra como um transtorno de personalidade delirante à grandeza. Isso significa que o portador fantasia eventos em que é visto por todos como salvador e adorado. Em linguagem mais popular, se comporta como uma super estrela ou diva intocável que vive para apreciar a adoração de todos.

De volta as origens, megalômano/megalomaníaco vem de mégalo, “grande, e maníaco, “mania”. Assim, se traduz em obsessões ligadas a uma fixação psíquica sobre determinadas coisas.

A megalomania pode ser dividida em dois tipos principais:

  • Megalomania grandiosa: É o tipo mais comum de megalomania. As pessoas com megalomania grandiosa acreditam que são superiores a todos os outros e que têm direito a tratamento especial. Elas podem acreditar que são ricas, famosas, poderosas ou mesmo divinas.
  • Megalomania esquizofrénica: Este tipo de megalomania é associado à esquizofrenia. As pessoas com megalomania esquizofrénica podem ter delírios de grandeza, mas também podem ter outros sintomas de esquizofrenia, como alucinações ou pensamento desorganizado.

Causas

Com base em estudos psiquiátricos, o megalomaníaco se porta assim porque possui algum transtorno mental alicerçado em uma psicose maníaco-depressiva. Sem contar que a esquizofrenia e outras neuroses podem implicar no surgimento do problema. Indo mais além, uma lesão cerebral ou paralisia geral progressiva.

Os especialistas acreditam que uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicológicos causa a megalomania, embora sua compreensão completa ainda não exista.

Fatores genéticos

Estudos têm demonstrado que a megalomania pode ser hereditária. Pessoas com histórico familiar de megalomania ou outros transtornos de personalidade narcisistas têm maior probabilidade de desenvolver a condição.

Fatores ambientais

Fatores ambientais como abuso ou negligência na infância também podem causar a megalomania. Essas experiências podem induzir sentimentos de insegurança e inferioridade, que, por sua vez, podem ser compensados pelo desenvolvimento de um senso de grandeza ilusório.

Fatores psicológicos

Alguns fatores psicológicos também podem contribuir para o desenvolvimento da megalomania, como:

  • Baixa auto-estima: As pessoas com baixa auto-estima podem desenvolver um senso de grandeza para compensar seus sentimentos de inadequação.
  • Transtornos de personalidade: A megalomania é frequentemente associada a outros transtornos de personalidade, como o narcisismo, o borderline e o histriônico.
  • Traumatismo cerebral: O traumatismo cerebral pode causar alterações no cérebro que podem levar à megalomania.

Além disso, aguns fatores de risco, como hereditariedade, podem contribuir para que o problema possa surgir. Porém, não apenas isso, quem tem:

  • dependência química;
  • quem teve sífilis cerebral
  • traumas de infância cerebrais;
  • e outros problemas psíquicos.

Sintomas da megalomania

Os sintomas da megalomania variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

  • Um senso grandioso de auto-importância: As pessoas com megalomania acreditam que são superiores a todos os outros e que têm direito a tratamento especial.
  • Uma crença delirante de poder ou grandeza: As pessoas com megalomania podem acreditar que são ricas, famosas, poderosas ou mesmo divinas.
  • Uma necessidade de admiração: As pessoas com megalomania precisam constantemente de aprovação e admiração dos outros.
  • Uma falta de empatia: As pessoas com megalomania são incapazes de compreender ou se importar com os sentimentos dos outros.
  • Um comportamento arrogante ou pretensioso: As pessoas com megalomania podem ser arrogantes, prepotentes ou egocêntricas.

No entanto, o segredo maior do megalomaníaco é o medo diário que o acompanha e tenta a todo custo esconder isso. Existe uma grande chance de que não tenha crescido com amor e segurança em sua vida para criar referências benéficas. Por conta disso que se vale da agressão verbal e imposição para proteger a onipotência falsa que sustenta.

Ele começa a ridicularizar qualquer um que o faça sentir-se ameaçado para evitar ser superado. Quando ele não se importa em prejudicar qualquer pessoa capaz de ferir seu grande ego, surge um problema. Isso nos oferece uma imagem clara da sua incapacidade de alcançar conquistas de forma genuína sem se afetar.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Por fim, a sua baixa estima acaba coberta pelo drama impulsivo e exagero a respeito de suas conquistas. Se imaginar maior do que de fato é contribui para que não lide com a sua frustração.

    Características do megalomaníaco

    Já que adora ser o centro das atenções, é muito fácil reconhecer um megalomaníaco em qualquer local. Isso porque existe um prazer em dominar e fazer dos outros os seus subordinados. Ou seja, sendo mais específico, você pode reconhecer a mania de grandeza a partir de:

    • presunção extrema, ao acreditar que a sua presença é essencial em qualquer lugar e ocasião;
    • vigia como os demais se comportam em relação a ele e quando é rejeitado se exime de qualquer culpa;
    • ego gigantesco, ao fazer com que sua vaidade despreze qualquer pessoa;
    • invulnerabilidade, alimentando a crença de que nada pode abalá-lo;
    • gosta de avaliar os outros, encontrar suas limitações para que possa se gabar em cima delas;
    • mesmo que erre, não aprende com os erros e tão pouco se importa de corrigi-los;
    • narcisismo, de modo a fazer uma idealização suprema de si.

    Quem possui mania de grandeza carrega a falha de pensar que é melhor que qualquer um. Assim, sua postura é tóxica tanto para os outros quanto para si mesmo. Nisso, seus delírios e fantasias absurdas por poder fogem do seu controle e assume proporções maiores do que deveria.

    Obviamente, o seu narcisismo cego elimina qualquer importância que os outros mais próximos carregam. Assim, a questão é que essa ilusão alimentada por seu delírio o leva a crer que não existem limites ao que pode fazer. Nesse ponto os danos e prejuízos que pode causar ao meio social podem se mostrar maiores do que pensávamos.

    Consequências

    O megalomaníaco se esforça para mascarar suas fraquezas e recebe uma recompensa negativa por seu comportamento ofensivo. Ele afirma não se importar, mas certamente sente os efeitos disso. Por exemplo:

    Solidão

    Já que ninguém suporta a sua arrogância, costuma ser isolado e não ter qualquer apoio ou companhia. Mesmo sendo desagradável, não cede, porém os outros evitam se aproximar dele o quanto podem. Internamente, o sentimento narcisista se defende ao firmar que os outros não são importantes e não valem a pena.

    Instabilidade

    Tanto faz realizar uma atividade mais agressiva e abruptamente se direcionar a uma mais passiva. Isso fica ainda mais evidente quando está sujeito a críticas que quando não são ignoradas, são retribuídas agressivamente. Não existe um pilar concreto em sua psique para que possa se apoiar e tomar decisões mais racionais e ponderadas.

    Vazio emocional

    A solidão que sente se transforma gradualmente a um vazio emotivo bastante sensível. O problema é que os seus problemas psicológicos tendem a aumentar à medida em que seu desconforto cresce. Não apenas criou uma barreira com os outros, mas também consigo, tendo problemas em conviver com a própria imagem.

    Tratamento

    O tratamento para a megalomania depende do tipo de megalomania e da gravidade dos sintomas. O tratamento geralmente envolve psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos.

    Psicoterapia

    A psicoterapia é o tratamento mais eficaz para a megalomania. A terapia pode ajudar as pessoas com megalomania a entender suas crenças e comportamentos ilusórios e a desenvolver habilidades para lidar com seus sentimentos de inferioridade.

    Medicamentos

    Em alguns casos, pode-se usar medicamentos para tratar a megalomania. Os médicos podem utilizar antipsicóticos para tratar sintomas psicóticos da megalomania, como delírios e alucinações. Além disso, pode-se empregar estabilizadores de humor para tratar sintomas de mania associados à megalomania.

    Prognóstico

    O prognóstico da megalomania varia de pessoa para pessoa. O prognóstico é melhor para pessoas que recebem tratamento precoce e que estão dispostas a trabalhar em seu tratamento.

    Considerações finais sobre megalomaníaco

    Embora seja comum prezar pela própria estima, o megalomaníaco exagera e se enxerga como uma divindade. Como tal, pode querer seguidores e subordinados para exercer a sua força e se mostrar superior. Acontece que no mundo real a sua postura é bastante desagradável, tóxica e quase impossível de se conviver.

    É preciso ter em mente que ninguém pode ser o centro do mundo e ninguém está acima do outro por qualquer razão. Se for o caso, é preciso buscar ajuda para condicionar esses impulsos e ter uma vida mais sadia e acessível.

    Se você acha que você ou alguém que você conhece pode ter megalomania, é importante procurar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode diagnosticar a condição e desenvolver um plano de tratamento.

    Uma saída acessível a questões como essa é a sua inscrição em nosso curso online de Psicanálise Clínica. Por meio dele terá uma ferramenta para reformular sua postura, trabalhar seu autoconhecimento e encontrar o limite do seu potencial. A Psicanálise pode dar as respostas que precisa para entender a si e aos outros, especialmente um megalomaníaco.

    One thought on “Megalomaníaco: significado em Psicologia

    1. Luci Dalva da Silva disse:

      Boa noite, descobri hoje que a minha amiga tem megalomaníaca. Sempre desconfiei pelo seu comportamento sobre minha pessoa. Busquei informações e foi confirmado.Como me conviver com ela, sendo que a mesma me faz sentir inferior a ela. Portanto tem causado vários desentendimentos entre nós.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *