megalomaníaco

Megalomaníaco: significado em Psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise, Transtornos e Doenças

Volta e meia a gente se depara com pessoas superconfiantes, cuja autoestima é elevada e tem uma segurança que percebemos em sua postura. Porém, muitas delas exageram e passam a delirar sobre um poder que não possuem. Por isso, saiba o significado de megalomaníaco, como age e algumas de suas caraterísticas.

O que é megalomaníaco?

Um megalomaníaco é alguém que possui um apreço, uma admiração em exagero pela própria imagem. Com isso, tal pessoa acredita que ela está em um patamar acima de qualquer outra pessoa e vê uma inferioridade no outro. Para o megalômano o poder é a única meta capaz de motivar a fazer qualquer coisa.

De acordo com a Psicologia, a megalomania se mostra como um transtorno de personalidade delirante à grandeza. Isso significa que o portador fantasia eventos em que é visto por todos como salvador e adorado. Em linguagem mais popular, se comporta como uma super estrela ou diva intocável que vive para apreciar a adoração de todos.

De volta as origens, megalômano/megalomaníaco vem de mégalo, “grande, e maníaco, “mania”. Assim, se traduz em obsessões ligadas a uma fixação psíquica sobre determinadas coisas.

Causas

Com base em estudos psiquiátricos, o megalomaníaco se porta assim porque possui algum transtorno mental alicerçado em uma psicose maníaco-depressiva. Sem contar que a esquizofrenia e outras neuroses podem implicar no surgimento do problema. Indo mais além, uma lesão cerebral ou paralisia geral progressiva.

Alguns fatores de risco, como hereditariedade, podem contribuir para que o problema possa surgir. Porém, não apenas isso, quem tem:

  • dependência química;
  • quem teve sífilis cerebral
  • traumas de infância cerebrais;
  • e outros problemas psíquicos.

É tudo fachada

O segredo maior do megalomaníaco é o medo diário que o acompanha e tenta a todo custo esconder isso. Existe uma grande chance de que não tenha crescido com amor e segurança em sua vida para criar referências benéficas. Por conta disso que se vale da agressão verbal e imposição para proteger a onipotência falsa que sustenta.

A partir daí passa a ridicularizar qualquer um que o faça se sentir ameaçado para que não seja superado. O problema acontece quando não se importa em prejudicar qualquer pessoa capaz de ferir o seu grande ego. Com isso, temos uma imagem clara da sua falta de capacidade de fazer as suas conquistas de forma genuína sem se afetar.

Por fim, a sua baixa estima acaba coberta pelo drama impulsivo e exagero a respeito de suas conquistas. Se imaginar maior do que de fato é contribui para que não lide com a sua frustração.

Características do megalomaníaco

Já que adora ser o centro das atenções, é muito fácil reconhecer um megalomaníaco em qualquer local. Isso porque existe um prazer em dominar e fazer dos outros os seus subordinados. Ou seja, sendo mais específico, você pode reconhecer a mania de grandeza a partir de:

  • presunção extrema, ao acreditar que a sua presença é essencial em qualquer lugar e ocasião;
  • vigia como os demais se comportam em relação a ele e quando é rejeitado se exime de qualquer culpa;
  • ego gigantesco, ao fazer com que sua vaidade despreze qualquer pessoa;
  • invulnerabilidade, alimentando a crença de que nada pode abalá-lo;
  • gosta de avaliar os outros, encontrar suas limitações para que possa se gabar em cima delas;
  • mesmo que erre, não aprende com os erros e tão pouco se importa de corrigi-los;
  • narcisismo, de modo a fazer uma idealização suprema de si.

Teto de vidro

Quem possui mania de grandeza carrega a falha de pensar que é melhor que qualquer um. Assim, sua postura é tóxica tanto para os outros quanto para si mesmo. Nisso, seus delírios e fantasias absurdas por poder fogem do seu controle e assume proporções maiores do que deveria.

Obviamente, o seu narcisismo cego elimina qualquer importância que os outros mais próximos carregam. Assim, a questão é que essa ilusão alimentada por seu delírio o leva a crer que não existem limites ao que pode fazer. Nesse ponto os danos e prejuízos que pode causar ao meio social podem se mostrar maiores do que pensávamos.

Consequências

Esforçando-se para mascarar as suas fraquezas, o comportamento ofensivo do megalomaníaco é negativamente recompensado. Mesmo que afirme não se importar com isso, certamente sente os efeitos que isso traz para ele. Por exemplo:

Solidão

Já que ninguém suporta a sua arrogância, costuma ser isolado e não ter qualquer apoio ou companhia. Mesmo sendo desagradável, não cede, porém os outros evitam se aproximar dele o quanto podem. Internamente, o sentimento narcisista se defende ao firmar que os outros não são importantes e não valem a pena.

Instabilidade

Tanto faz realizar uma atividade mais agressiva e abruptamente se direcionar a uma mais passiva. Isso fica ainda mais evidente quando está sujeito a críticas que quando não são ignoradas, são retribuídas agressivamente. Não existe um pilar concreto em sua psique para que possa se apoiar e tomar decisões mais racionais e ponderadas.

Vazio emocional

A solidão que sente se transforma gradualmente a um vazio emotivo bastante sensível. O problema é que os seus problemas psicológicos tendem a aumentar à medida em que seu desconforto cresce. Não apenas criou uma barreira com os outros, mas também consigo, tendo problemas em conviver com a própria imagem.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Tratamento

    Em si, o problema do megalomaníaco não possui uma cura para eliminar por completo o problema. O que se faz através da terapia é diminuir os problemas do transtorno através de componentes da psicoterapia e medicamentos. Caso haja alguma doença alimentando isso, ela será devidamente atendida para contribuir ao propósito geral do recondicionamento.

    Infelizmente, os megalômanos não compreendem suas limitações ou aceitam a necessidade de se tratarem. A partir daqui, amigos próximos e parentes precisam intervir e, se necessário, acionar o tratamento compulsório se for muito grave.

    Considerações finais sobre megalomaníaco

    Embora seja comum prezar pela própria estima, o megalomaníaco exagera e se enxerga como uma divindade. Como tal, pode querer seguidores e subordinados para exercer a sua força e se mostrar superior. Acontece que no mundo real a sua postura é bastante desagradável, tóxica e quase impossível de se conviver.

    É preciso ter em mente que ninguém pode ser o centro do mundo e ninguém está acima do outro por qualquer razão. Se for o caso, é preciso buscar ajuda para condicionar esses impulsos e ter uma vida mais sadia e acessível.

    Uma saída acessível a questões como essa é a sua inscrição em nosso curso online de Psicanálise Clínica. Por meio dele terá uma ferramenta para reformular sua postura, trabalhar seu autoconhecimento e encontrar o limite do seu potencial. A Psicanálise pode dar as respostas que precisa para entender a si e aos outros, especialmente um megalomaníaco.

    One thought on “Megalomaníaco: significado em Psicologia

    1. Boa noite, descobri hoje que a minha amiga tem megalomaníaca. Sempre desconfiei pelo seu comportamento sobre minha pessoa. Busquei informações e foi confirmado.Como me conviver com ela, sendo que a mesma me faz sentir inferior a ela. Portanto tem causado vários desentendimentos entre nós.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *