mania de perseguição

Mania de Perseguição: características e sintomas

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise, Transtornos e Doenças

Com tantas informações nos dias atuais, é necessário ampliar a percepção para se atentar ao fluxo do cotidiano. O problema é que esse estado de alerta e cuidado podem ultrapassar o limite do seguro e chegar a patologias. Por isso, vamos entender melhor sobre a mania de perseguição, algumas características fundamentais e tratamento.

O que é mania de perseguição?

A mania de perseguição se trata de uma condição delirante em que o indivíduo acredita ser perseguido. Em sua mente é válida a ideia de que um dano está lhe acontecendo ou muito em breve vai acontecer. Porém, não sabe ao certo qual mal existe e quem está por trás disso.

O problema do delírio de perseguição é classificado como um transtorno psicológico que interfere de forma direta na qualidade de vida. Ou seja, partir daqui, se cria uma crença exagerada de que está sendo observado por todos. É como se a mente o colocasse em uma posição de acreditar que é o centro do mundo.

Infelizmente, se alimenta aqui uma desconfiança exagerada que afasta qualquer possibilidade de relacionamentos sadios. Tanto a família, como amigos e parceiros encontram dificuldades em ter uma rotina normal com esse indivíduo.

Causas

Especialistas apontam que a baixa autoestima influencia de forma direta no aparecimento da mania de perseguição. O indivíduo não consegue alimentar confiança em si mesmo e acaba sentindo que provoca as tragédias do mundo. Acontece que, em sua mente, todos concordam com isso e o culpam também.

Nisso, ele alimenta a ideia de que está sendo vigiado, sobretudo por gozação ou conspiração dos outros. Além disso, fica mais evidente no ambiente de trabalho em que a competição colabora para o aumento do estresse. Porém, tentando ter o seu espaço, quem se sente perseguido se compara de forma excessiva aos outros, sendo, inclusive, muito autocrítico.

Sintomas da mania de perseguição

Embora seja fácil identificar a mania de perseguição, ressaltamos que um diagnóstico oficial deve ser feito com o especialista. Mesmo assim, ter consciência de sua postura e comportamento pode dar clareza sobre algum problema escondido. Comecemos os sintomas por:

Pensar que está sendo observado

A sua mente o leva a acreditar que está sendo vigiado, ridicularizado ou comentado por outras pessoas. Assim, passa a viver desconfiado de todas as pessoas conhecidas ou não.

Afastamento

O primeiro sintoma e sua consequência faz com que deixe de lado seus relacionamentos antigos, se afastando. Isso acontece por conta do medo em ser julgado por sua postura.

Pouca autoconfiança

Outra das características da mania de perseguição é a baixa autoestima e confiança em si. O indivíduo sempre é inseguro demais em relação a si.

Culpabilização

Mesmo que não seja da sua conta, acaba se sentindo responsável pelos problemas de todos, sentindo angústia frequente.

Comparação

A sua baixa auto estima o força a se comparar com os outros, fazendo autocríticas pesadas e destrutivas sobre si.

Apresentações

Mesmo sem um diagnóstico oficial, a mania de perseguição pode ser sentida pelas demais pessoas diariamente. Por exemplo, na forma mais leve faz com que o portador se mostre tímido em meio social. Embora queira escapar, esse tipo de postura costuma causar má impressão em algumas pessoas.

Porém, quando o problema é grave, pode se mostrar como indício de outros transtornos maiores. A exemplo, citamos:

  • a síndrome do pânico;
  • esquizofrenia;
  • ou mesmo depressão.

Ou seja, independente da forma, ambos são nocivos e comprometedores a uma rotina comum e sadia.

Barreiras

Note que os sintomas da síndrome de perseguição são comprometedores ao seu cotidiano e pode atrapalhar as suas atividades. Citando o isolamento, graças as obrigações há a necessidade constante em interagir com os demais. Por mais que queira, não se pode se esconder do mundo e esperar que fique tudo bem.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Indo além, existe um gasto emocional muito grande e desnecessário ao alimentar a sua desconfiança. Como dito linhas acima, fica bastante complicado se ligar a alguém por falta de confiança nela. Assim, não se cria um suporte emocional adequado para lidar com o problema e sair da zona conflituosa.

    Ademais, esse tipo de postura no trabalho, embora seja sobre saúde, pode se confundir com negligência. Seu rendimento aqui ou nos estudos pode cair de forma fácil pelas impressões equivocadas sobre o mundo.

    Testes

    Um autocuidado é necessário em qualquer época da vida, mas tudo o que se faz de maneira exagerada pode atrapalhar também. Quando se fala em mania de perseguição é preciso buscar ajuda para lidar com o problema. Por causa disso que se fazer algumas perguntas, guiadas por um profissional, é recomendado, iniciando por:

    • Sente que está sendo olhado demais pelas pessoas próximas?
    • Desconfia que pessoa muito próximas a você estão tentando te prejudicar?
    • Já encontrou um grupo de pessoas aleatórias rindo de algo e pensou ser você a piada em questão?
    • Acredita que alguém desgoste de você mesmo que sem razão aparente ou ter feito algo?
    Leia Também:  Sonhar com temperos: o que significa

    Tratamentos para mania de perseguição

    Deve-se buscar a ajuda de um profissional qualificado para lidar de forma adequada com o delírio de perseguição. Ele pode determinar as causas envolvidas, definir o alcance das características e indicar o tratamento. Através da análise mental e emocional, a busca pelo autoconhecimento vai se iniciar de forma imediata. Por isso é importante tratar.

    Entendendo as características e fonte do problema, pode reavivar a sua confiança em relação a si mesmo. Ocupar-se em atividades produtivas pode ajudar a amenizar de forma gradual o desconforto do problema. Por exemplo, fazer atividades esportivas à sua escolha pode contribuir ao balanceamento no corpo e mente.

    A proposta é alcançar a sensação de tranquilidade e paz enquanto reaprende a valorizar seus relacionamentos. Portanto, com a ajuda terapêutica terá mais apoio para refinar a sua visão e separar o que é real da projeção fantasiosa. Não precisa fugir do mundo, somente entender como ele funciona e de que maneira se sente sobre isso.

    Considerações finais sobre mania de perseguição

    O problema com a mania de perseguição é a falsa projeção de sua mente em relação ao mundo. Ou seja, esse inimigo em questão é apenas a sua mente mirando uma preocupação sobre algo inexistente e elevando os seus temores. Por conta disso que essa barreira é tão forte quanto o que você acredita ser.

    Nesse sentido, seja você ou um conhecimento, absorva a ideia de estar livre para viver sem ninguém para te caçar, além disso não permita que os seus temores direcionem a maneira como você deve viver e o prive da liberdade. Entenda mais sobre como se coloca no mundo e de que maneira isso reflete na sua saúde e bem-estar.

    Isso pode ser facilmente alcançado através do nosso curso online de Psicanálise Clínica. Além de trabalhar seu autoconhecimento, fundamental aqui, pode criar o pilares necessários à sua força e alcance do seu potencial. Portanto, a reforma que conquistará no curso garante resiliência à sua vida, o protegendo de coisas como a mania de perseguição.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *