mitologia grega

Mitologia Grega: 20 deuses e heróis à luz da Psicanálise

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Os deuses da mitologia grega continuam a exercer um fascínio gigantesco mesmo em um mundo tão moderno. Tudo isso por conta da cultura, simbolismo e força dado a eles, algo perpetuado até hoje. Com isso, confira uma lista com 20 deuses e heróis da mitologia grega e entenda melhor seus significados.

Afrodite

Iniciamos a nossa lista com a figura que representa o ideal de beleza na antiguidade, Afrodite. A deusa representa o amor, a beleza e a sexualidade na humanidade. Por conta disso, serviu de influência ao movimento artístico e imaginário como:

Renascimento

Afrodite foi figura recorrente no Renascimento, servindo de inspiração a diversos pintores. Sem contar que ilustra uma das telas mais famosas do mundo, O nascimento de Afrodite (ou Vênus), pintada por Sandro Botticelli.

Popular

A deusa era conhecida considerada como uma protetora divina das prostitutas. Isso porque também era ligada aos prazeres carnais, originando a palavra “afrodisíaco”.

Ares

Ares é um dos personagens da mitologia grega onde há mais temor por causa de sua natureza. O deus representa a guerra, sendo bastante agressivo e até selvagem quando estava em campo de batalha. Contudo, o deus conseguiu uma improvável união com Afrodite, se tornando um amante dela.

Hades

Hades é o deus do submundo, sendo o regente máximo do lugar na mitologia grega. O mesmo se mostra impiedoso, sendo também insensível, sem escrúpulos e monstruoso. Por causa disso, o governante dos mortos se tornou uma figura a ser temida por todos, inclusive outros deuses.

Poseidon

Poseidon é um dos maiores nomes na mitologia grega, conhecido por seu poder e influência. O governante dos mares, tempestades, terremotos e dos cavalos auxilia os marinheiros e também é associado com a fertilidade. Entretanto, Poseidon era difícil de lidar, tendo temperamento explosivo e bastante violento.

Hera

Dentre as deusas da mitologia grega, Hera foi considerada a rainha do Olimpo, representando o nascimento e casamento. A função de Hera está ligada com a proteção do casamento, filhos, fidelidade e fertilidade. Todavia, é ciumenta, sendo bastante vingativa com as amantes e filhos bastardos do marido.

Hermes

O mensageiro dos deuses era marcado por sua irreverência, sendo até desrespeitoso com os outros deuses. Mesmo assim simboliza a riqueza, viagens, comércio, linguagem, ladrões e estradas. Por isso que também serve de guia aos mortos para entrarem no submundo.

Eros

Nas histórias da mitologia grega Eros simboliza o amor, a paixão e o erotismo. A sua figura é mundialmente reconhecida como o unificador de pessoas com suas flechas mágicas. Por isso que muitos hotéis, motéis e hospedagens para casais utilizam sua figura como decoração.

Atena

Atena é o simbolismo máximo da sabedoria, inteligência, justiça, guerra e da própria arte. É extremamente reverenciada por sua natureza e poder de proteção às cidades e aos construtores. Além de um belo nome, Atena nos incita a sermos corajosos e lutarmos contra qualquer limitação.

Héstia

Héstia é a deusa que nas histórias da mitologia grega representa o fogo, a chama que aquece as casas. Não o bastante, o fogo das mãos da deusa também representa a cidade, a vida, sacrifício e proteção. Entre as deusas, apesar de sua natureza, é vista como a deusa mais bondosa de todas.

Zeus

Zeus na mitologia grega é considerado o patrono e senhor dos deuses e homens no monte Olimpo. Por ter libertado os ciclopes da vilania do seu pai, ganhou o relâmpago e o trovão como armas, marcas registradas. Com isso, Zeus governou o Olimpo, sendo o mandatário supremo ali.

Leia Também:  Amizade por interesse: como identificar?

Belerofonte

Entre os nomes da mitologia grega, Belerofonte se destacava por sua composição. Isso porque o semideus era conhecido por sua força, beleza e valentia enquanto batalhava. Sua mãe era uma humana comum que se relacionou com Poseidon.

Teseu

O filho de Etra e Egeu é reconhecidamente um herói por ter vencido o Minotauro. Tudo foi alcançado graças à sua valentia e a sua força exacerbada, presente da herança paterna.

Atalanta

Atalanta era um exímia caçadora, tendo passado por provações ainda quando era um bebê. Seu pai a abandonou por causa do seu sexo, mas a mesma foi criada por um urso, segundo a história. Vencendo qualquer chance contrária, sobreviveu e demonstrou sua força ao mundo.

Perseu

Uma das lendas da mitologia grega é Perseu, filho do grande Zeus com a mortal Danai. Caso não esteja associando nome à figura, foi ele quem derrotou a temida Medusa. Pelos anos a frente, se tornou um governante de respeito por sua força e trajetória.

Cadmo

Cadmo teve uma história de vida fascinante, complexa e cheia de reviravoltas. De acordo com a mitologia grega, fundou a cidade de Tebas e ensinou o alfabeto fenício na Grécia.

Aquiles

Aquiles é considerado um dos maiores guerreiros da Grécia, tendo participado de várias batalhas. Além disso, era reconhecido facilmente por sua força, beleza e coragem entre os semideuses. Vem dele a expressão “calcanhar de Aquiles” para designar o ponto fraco de uma pessoa.

Agamenon

Agamenon conseguiu o status de um dos maiores nomes da mitologia grega por sua força à guerra. Ele foi o principal ativo para dar início na Guerra de Troia, conquistando ela após 10 anos de luta. Infelizmente, acabou assassinado por sua própria mulher e o amante dela.

Ajax

Ajax foi um grande herói grego, tendo participação ativa na guerra de Troia. Dentre vários feitos, conseguiu resgatar o corpo de Pátroclo, outro herói, de ser devorado por cães troianos.

Contudo, devido disputa perdida por uma armadura mágica, acabou entrando em acesso de loucura provocado por Atena. Ao perceber que matou animais inocentes com sua espada, comete suicídio para se livrar da vergonha.

Édipo

De modo direto, Édipo é conhecido por ser um herói de inteligência elevada. Com isso, acabou se tornando o único a conseguir desvendar o enigma da esfinge. Acabou se tornando o rei de Tebas e sua história é usada para designar um conceito muito importante para a Psicanálise: o complexo de Édipo.

Hércules

Por fim, trazemos um dos heróis mais famosos da mitologia grega, Hércules ou Héracles. O mesmo é filho de Zeus com a humana Alcmena, demonstrando sua imensa força ainda pequeno. Entretanto, Juno, sua madrasta, o detestava com toda sua energia, usando contra ele:

Uma serpente

Ainda quando criança, Hércules foi atacado por uma serpente enviada por Juno. Contudo, sua madrasta não esperava determinação e força de uma criança pequena. O jovem conseguiu agarrar a serpente e a estrangulou até a morte.

Loucura

Juno continuou insatisfeita com a existência do enteado e o amaldiçoou quando estava casado e com filhos. A feitiçaria dela fez com que ele enxergasse sua família como inimigos, os matando sem piedade.

Considerações finais sobre a mitologia grega

Os deuses e heróis são uma excelente ferramenta para entendermos melhor o que é mitologia grega. Isso porque fazem parte de eventos importantes que de fato aconteceram, mesclando o imaginário com o real. Assim, graças a isso, nossa realidade ganha tons mais surrealistas, porém divertidos.

Leia Também:  25 grandes filmes de mitologia grega

Todos os deuses da mitologia grega, tanto quanto os heróis, também podem ser vistos como parte de nós mesmos. Mesmo sendo divindades, possuem ações e comportamentos muito humanos e simplistas, causando uma identificação sincera. Talvez este seja o exemplo ideal de que a perfeição não existe, nem mesmo entre deuses.

Para que entenda melhor como a história construtiva deles reflete diretamente a sua, se inscreva em nosso curso de Psicanálise 100% online. Por meio dele você tem uma chave ao autoconhecimento, conseguindo entender a si mesmo e seu potencial. A mitologia grega se trata de um estudo para entendermos nós mesmos através da perspectiva dos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + dez =