nível inconsciente

Nível inconsciente da mente: como se expressa

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

Em palavras simples e até superficiais, podemos considerar nível inconsciente como uma espécie de arquivador de dados que são reprimidos pelo nosso consciente. Esse “arquivamento” deixa essas memórias, sentimentos, momentos e pensamentos mais difíceis de serem acessados pelo consciente.

Entendendo o nível inconsciente

As razões para se reprimir esses conteúdos podem ser de ordem natural (cujo objetivo é não causar uma certa sobrecarga no consciente) e também podem ser por vias acidentais onde se sofre intensamente emocionalmente como em casos de abusos sexuais, torturas psicológicas, luto, etc.

Nesse caso a repressão para o nível inconsciente aconteceria para que se consiga seguir adiante na vida. Para Freud o inconsciente é capaz de fazer vir a tona doenças, problemas mentais, distúrbios de comportamento e muitas outras enfermidades para o indivíduo.

Isso acontece pelo motivo de que o conteúdo que está no inconsciente e deseja sair, geralmente não tem as portas psíquicas abertas para a passagem, buscando com isso, outras formas de libertar. Podemos lembrar da famosa frase de Freud, “Não conseguimos guardar um segredo, tudo o que não revelamos pela fala, escapa pela ponta dos dedos.”

Como atua o nível inconsciente

O nível inconsciente atua arquivando tudo aquilo que nos é nocivo guardando-os em um local de difícil acesso, existem de certo, formas de acessar o inconsciente, mas não é uma tarefa fácil e confortável para aqueles que o fazem, isso porque está no inconsciente os traumas, as memórias de dor, sentimentos desafiadores para aqueles que o sentem, essa é uma das razões pela qual a maioria das pessoas negligenciam esse nosso setor mental, no nível inconsciente estão as nossas sombras, nossos fantasmas e muitas vezes não estamos preparados pera encará-los.

Por que é tão importante nos encontrarmos com nossos “fantasmas psíquicos”?

Mesmo estando no inconsciente tudo aquilo que nos traz sentimentos de medo, pavor, tristeza e mesmo dor, é de suma importância que nós acessemos, mesmo de forma lenta e gradual o inconsciente.

Os motivos são vários, um deles é que, se não começarmos de forma direta ou indireta a afetar esses medos, traumas e limitações nos imposta pelo inconsciente, elas surgirão e começarão a afetar a nossa vida, desde pequenos detalhes até sentimentos e atitudes monumentais.

O inconsciente pode nos moldar, no dia a dia, nas ralações, no trabalho e em todas as outras áreas da nossa vida.

O impacto do nível inconsciente

O impacto que o nível inconsciente tem em nossa vida é estridente, ele ao contrário do consciente, não dorme, está sempre trabalhado, está sempre nos afetando.

Outra razão para conhecermos melhor nosso nível inconsciente é que nele reside energia pura, foi dele que veio a inspiração de grandes obras de arte, veio grandes obras literárias, o inconsciente atua sempre querendo libertar desejos e memórias, quando isso não é socialmente aceitável os mecanismos de defesa atuam para deixar que toda essa energia pulsional venha a tona de uma forma de seja conveniente e aceitável.

O inconsciente também é arte, também é criação, conhecer ele nos faz mergulhar em um mar de energia pura que pulsa para se libertar.

Leia Também:  Noções básicas de Psicanálise: começando do zero

Formas excêntricas do nível inconsciente se expressar

Sabe aquelas paixões arrebatadoras? Aquela antipatia que temos por alguém que mal conhecemos? Aqueles sonhos estranhos e muitas recorrentes? Essa são algumas das formas que o inconsciente tem de manifestar e nos dizer “estou aqui, pulsando, falando com você.”

Muitas vezes nos desentendemos com essa manifestação psíquica por que o falar do inconsciente não é usual, ele não se comunica da forma social que o consciente atua, mas ele vem trazendo imagens, sonhos, padrões comportamentais e sentimentais que nos revela que sabemos pouco, muito pouco sobre nós mesmos.

A expressão do inconsciente O inconsciente pode está agindo na forma que você escolher um parceiro amoroso, ou na forma que você se comporta no trabalho, são todas pequenas coisas que revelam muito sobre quem você e sobre o que está guardado no seu “arquivador”. Muitas de nossas ações feitas no dia a dia são inconsciente mesmo quando escolhemos por uma ação ao invés de outra, isso por que não podendo emergir de uma vez, as memórias e sentimentos retidos no nível inconsciente chegam pelos “cantos” comportamentais e sentimentais.

Um equilíbrio necessário

Dentro no nosso mundo psíquico, o inconsciente tem várias funções, uma delas é deixar em equilíbrio nosso momento presente, no que diz respeito as nossas ações e sentimentos, não seria muito viável e produtivo que lembrássemos de tudo o que vivemos, não seria equilibrado.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    O nosso inconsciente pode nos alimentar por meio dos seus símbolos e imagens, ele pode muitas vezes nos orientar e até se comunicar com a consciência. O que sabemos sobre o inconsciente, ainda é pouco no que diz respeito ao que temos para aprender, mas desse pouco que sabemos é que no inconsciente mora muita da nossa força psíquica, é uma área rica e me arrisco a dizer, infinita.

    Para conhecer e interpretar o seu nível inconsciente passe a prestar mais atenção no seu dia a dia, comece a analisar seus hábitos e ações que você considera estranha. O que de mais inusitado você encontrar em si mesmo, é onde tem maior probabilidade de ser uma manifestação inconsciente.

    Sobre o Autor: Me chamo Thays Rodrigues [[email protected]] e amo de paixão filosofia e psicanálise. Para mim o verbo é cura.

    4 thoughts on “Nível inconsciente da mente: como se expressa

    1. O que dizer deste texto: Encantador! Parabéns. Estou iniciando a jornada da psicanálise e este texto me ajudou a esclarecer mais.

    2. Que belíssimo texto,já sofri muito por questões do inconsciente e esse texto me mostrou que sempre há algo novo para se descobrir.espero encontrar mais textos como esse no futuro.

    3. Que texto incrível podemos dizer uma louvor ao inconveniente,mesmo sendo um mecanismo de recalque pode ser a mais bela fonte de inspiração.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *