o que significa Cultura

O que significa Cultura?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Entende-se a cultura dentro de um contexto amplo, que pode ser o conjunto de tradições, crenças e costumes de uma determinada sociedade. A cultura seria o conjunto de conhecimento, das religiões, da arte, da moral, das leis, dos costumes, hábitos e habilidades adquiridos pelo homem através do tempo, e que são passados de geração em geração em uma sociedade. Veja com o texto a seguir o que significa Cultura.

O que significa Cultura para Ariano Suassuna

Segundo Ariano Suassuna, a cultura não possuiria um ritmo de evolução crescente, de forma a estar sempre se aperfeiçoando e aumentando o seu nível ilimitadamente.

Para o escritor, a cultura operaria em ciclos de altos e baixos, de forma que não se deveria esperar por exemplo, o surgimento de alguém mais genial do que Machado de Assis na literatura, ou como João Gilberto na música, mas, após um período de baixa produção intelectual, a cultura se renovaria em um ciclo de alta produção cultural, e assim por diante, sucessivamente.

A literatura, a música contemporânea e a TV em relação à cultura

A literatura e a música contemporânea tem sido alvo dos críticos. Muitos dos fãs do rock nacional e internacional dos anos 80 e 90, são utópicos e vanguardistas e saem em defesa desses em detrimento das produções atuais.

Critica-se o sertanejo universitário, e o funk por exemplo. O caso do escritor Paulo Coelho também é intrigante, odiado no Brasil e ovacionado no exterior. Sendo o Brasil um país parcamente alfabetizado, com poucas bibliotecas e livrarias, a leitura não faz parte do cotidiano, e a televisão corresponde pela maior parcela de “esclarecimento” da população.

Não tenho lembrança de meus pais lendo, mas me recordo de que minha mãe, sempre se sentava para assistir à novela após lavar a louça do jantar.

O que é cultura e a TV

A TV era o entretenimento do final da noite, algo que se fazia quando não tinha mais nada a fazer, hoje em dia se deixa de fazer o serviço doméstico para assistir novelas, big brother, ou “maratonar” uma série no Netflix.

Pode-se observar hoje na sociedade brasileira, duas culturas muito dominantes, a da cerveja e do churrasco, e do sofá e Netflix. A primeira é a cultura de ostentação, o bom brasileiro, gosta de um churrasquinho e de postar nas redes sociais a picanha ou a bebida que está consumindo, é o programa do fim de semana.

O que significa cultura e o hábito da leitura

Já o segundo hábito está mais relacionado ao conforto, comodismo e entretenimento. A rotina de vida e trabalho é tão exaustiva, principalmente nos grandes centros urbanos, que no final do dia, no feriado ou no final de semana, só se deseja estar no conforto de sua casa “de bobeira” de frente para a TV e de preferência sem precisar cozinhar, pedindo comida pelo aplicativo.

A leitura, assim como a TV, são hábitos de entretenimento e um não anula o outro. Pode-se gostar de ler filosofia e assistir ao big brother, é possível ouvir música clássica enquanto estuda e dançar funk em uma festa sem ser diminuído intelectualmente.

A cultura é uma construção socio-histórica

Em todas sociedades, em diferentes épocas, sempre haverão os conservadores e os progressistas. O que se deve ter em mente, é que se tratando do que significa cultura, tudo deve ser considerado, e sem preconceitos.

Leia Também:  Significado de Bondade segundo a Filosofia

A cultura é uma construção socio-histórica, e os hábitos estão muito relacionados ao local de nascimento, a língua falada, e também à influencia dos progenitores durante a infância. Não só os hábitos, mas a religião e suas proibições, as leis e a moral de uma sociedade e de determinada família, serão profundamente internalizadas no superego do indivíduo influenciado assim seus hábitos e seu comportamento na fase adulta.

Sendo assim pode-se concluir que a sociedade é a principal fonte geradora das subjetividades humanas, e influenciará na formação do inconsciente e de toda a dinâmica das instâncias ID, EGO e SUPEREGO.

A expansão tecnológica em relação e o que significa cultura

Talvez a sociedade contemporânea esteja passando por uma crise cultural, adaptada e acomodada com a realidade, entrou em um baixo período de produção intelectual, e musical por exemplo.

Entretanto, estamos na era da globalização e da expansão tecnológica, o armazenamento de dados o (big data), e a internet, tem proporcionado um aumento exponencial de conteúdo, e a democratização da informação. Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, desde que ligado a rede mundial de computadores tem acesso as mesmas informações, se informar nunca foi tão fácil, inclusive hoje se pode cursar um nível superior à distância.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Ademais, surge outro problema, que é a Fake News, falsas informações ou informações descontextualizadas. Deixou-se o “penso, logo existo” de Descartes, para se apegar ao, “li na internet, acredito, logo estou certo”.

    Considerações finais

    Em suma, pode se chegar à conclusão de que essa cultura da pós-modernidade engloba todos esses fenômenos, de individualismo, indiferença e relativismo de tudo, inclusive da informação.

    A lógica cultural opera em processos intelectuais flutuantes e indeterminados, pois o excesso de informação (incluindo as falsas) tem influenciado inclusive os rumos da política, da economia, das religiões, e da cultura no geral. Um revisionismo histórico e equivocado, com um forte apelo as ideologias do século passado, tem criado um delírio coletivo, principalmente na cabeça dos mais jovens, que tem uma experiência de vida e uma bagagem cultural menor.

    Tanto a filosofia, quanto a psicanálise nos ajuda a problematizar a cultura contemporânea, que tem relativizado e banalizado tudo, inclusive o sujeito, contudo, a verdade histórica e cultural da humanidade, e a verdade íntima do sujeito não podem ser relativizadas, a opinião é relativa, a verdade jamais.

    O presente artigo foi escrito pelo autor Igor Alves([email protected]om). Igor está cursando o último módulo do curso de Psicanálise Clínica, licenciando em Letras e Filosofia.

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *