grandes ideias de Platão

As 20 principais ideias de Platão

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Platão (428-348 a.C.), discípulo de Sócrates, foi um dos maiores pensadores da filosofia grega no período antropológico. Através de pensamentos metafísicos, as principais ideias de Platão se destacam, principalmente, por sua teoria dualista, onde o mundo é dividido entre o Mundo de Ideias e o Mundo dos Sentidos. 

Em suma, o Mundo das Ideias seria a realidade intelectual, ou seja, a racionalidade do ser humano. Ao passo que, o Mundo dos Sentidos, seria a realidade que enfrentamos no cotidiano, por meio de experiências sensíveis. Sendo que esta seria uma ilusão, que leva as pessoas a erro, pois a aparência das coisas não correspondem às suas essências.  

Quem foi Platão? 

Platão foi um dos mais proeminentes filósofos da Grécia Antiga e, como discípulo de Sócrates, se destacou por ter deixado o maior acervo dos textos deste, até então conhecidos.  

Quanto a história de Platão, ele foi um jovem aristocrata, que se dedicava aos esportes e à política. Ao tornar-se discípulo de Sócrates, foi autor de “Apologia de Sócrates”, onde narra a história de seu mentor, sobre seu julgamento, condenação e morte.  

Além disso, após a morte de seu mentor, fundou a Academia, que foi um espaço dedicado a ensino e discussão de questões políticas e filosóficas para jovens de Atenas.  

Principais ideias de Platão 

Principais ideias de Platão esquema

Dentre as principais ideias de Platão está a distinção entre o Mundo das Ideias e o Mundo dos Sentidos, onde o primeiro se caracteriza pelo conhecimento claro e objetivo. Ao contrário do conhecimento sensível, estaria relacionado à aparência, onde o ser humano é suscetível a ilusão. 

Entretanto, para que você entenda melhor sobre as principais ideias de Platão, é necessário entender os vários aspectos de seus pensamentos filosóficos, como: 

  • Dialética; 
  • Idealismo (Mundos das Ideias); 
  • Mundo Sensível; 
  • Política. 

Dialética 

A Dialética platônica consiste em uma técnica de se chegar a uma conclusão, com base em ideias opostas, que seria, então, síntese, tese e antítese. Em outras palavras, é a técnica de se chegar a uma conclusão a partir do diálogo, se debatendo ideias opostas para se chegar a um entendimento comum. 

Desse modo, a dialética está entre as principais ideias de Platão, sendo centrada no conceito de verdade e na crença de que a verdade pode ser alcançada através de discussões filosóficas. Assim, somente confrontando as alegações de um interlocutor, é possível chegar à verdade.  

Pois, por meio das discussões, o interlocutor é forçado a refletir sobre as premissas de sua argumentação e, assim, encontrar a verdade.  

Idealismo | Mundo das Ideias 

O Idealismo, ou também chamado de Mundo das Ideias, é uma das mais marcantes entre as principais ideias de Platão. Para essa teoria, através do conhecimento das ideias, como imutáveis e perfeitas, é que se chega ao conhecimento verdadeiro. Ao contrário do conhecimento da matéria, obtido pelos sentidos, que é enganoso. 

Nesse sentido, no Mundo das Ideias de Platão, o conhecimento ideal é o racional, que somente pode ser alcançado por nosso intelecto. Isso indica que a realidade verdadeira não está no mundo material, podendo ser atingida somente através da razão. 

Portanto, para Platão, todas as coisas do mundo físico são apenas uma imitação das ideias verdadeiras. Assim, acreditava que as ideias eram eternas, imutáveis e absolutas, e eram a base de todo conhecimento, verdade e intelecto.  

Desse modo, argumentava que, para realmente entender o mundo, é necessário um conhecimento das ideias por si mesmas, e não das coisas, pois as coisas são apenas imitações imperfeitas. Destacando, então, que o verdadeiro conhecimento vem de buscar as ideias e não de observar o mundo em si. 

Mundo dos Sentidos 

Em suma, o Mundo dos Sentidos é a teoria filosófica de Platão que explica a natureza da realidade. Assim, para Platão, existem dois mundos distintos: o mundo sensível, que inclui todas as coisas que podem ser percebidas pelos sentidos, e o Mundo das Ideias, que inclui as verdades universais e imutáveis.  

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Nesse sentido, o mundo sensível é constituído de objetos mudáveis e passíveis de mudança, enquanto o Mundo das Ideias é constituído de padrões eternos, imutáveis e perfeitos. Dessa forma, para Platão, o conhecimento das verdades universais não pode ser obtido através da observação do mundo sensível, mas somente através do raciocínio lógico. 

    Em conclusão, o Mundo dos Sentidos de Platão é o mundo que vivemos em sua forma material, que é uma cópia do Mundo das Ideias. E, em sendo uma cópia, está sujeito a erro, não se tornando eterno. 

    Política 

    Segundo Platão, existem três tipos diferentes de caráter que moldam a personalidade das pessoas. Assim, de acordo com a teoria política, cada tipo tem uma função na sociedade que deve ser preenchida para, assim, criar uma organização política perfeita. Classificadas como de caráter: 

    • Concupiscível: mais ligado à liberdade e aos desejos, seria adequado para o trabalho manual e artesanal;
    • Irascível: dominado por impulsos de raiva, daria aos indivíduos a capacidade de servir no exército;
    • Racional: mais próximo da racionalidade e da justiça, permitiria a pessoas governarem, ou seja, atuarem na política. 

    Ideias da filosofia de Platão em frases 

    Principais ideias de Platão frase

    • “As ideias são a fonte de todas as coisas.” 
    • “Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.” 
    • “Uma vida não questionada não merece ser vivida.” 
    • “As cidades somente alcançarão a felicidade se os filósofos se tornarem reis ou se os reis se tornarem filósofos.” 
    • “De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.” 
    • “Buscar e aprender, na realidade, não são mais do que recordar.” 
    • “A opinião é o meio-termo entre o conhecimento e a ignorância.” 
    • “Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.” 
    • “A verdade é o princípio de todo bem para os deuses e de todo bem para o homem.” 

    Principais obras das grandes ideias de Platão 

    A maior parte das obras de Platão são diálogos, nos quais Sócrates é o protagonista. Estes têm um tema central, mas ao contrário da escrita aristotélica, não se limitam ao assunto em questão, podendo abordar outros temas relacionados ou não. Sendo assim, separamos as obras destaques para as principais ideias de Platão: 

    • Apologia de Sócrates; 
    • Diálogos de juventude ou socráticos; 
    • Láques, ou Da coragem; 
    • Diálogos ditos de transição; 
    • Hípias menor e Hípias maior; 
    • Diálogos de maturidade; 
    • Górgias; 
    • Fédon; 
    • A República; 
    • Diálogos considerados de velhice; 
    • O Banquete. 

    Contudo, se você chegou até o final deste artigo sobre as principais ideias de Platão, é sinal que gosta de aprender sobre a mente humana. Por isso, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise. Dentre os principais benefícios do estudo, estão: 

    (a) Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho.  

    (b) Melhora o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas. 

    Por último, se gostou do artigo, curte e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar criando conteúdos de qualidade para nossos leitores. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.