frases de Sócrates

As 20 melhores frases de Sócrates

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

A Grécia antiga criou muitos dos fundamentos básicos usados na civilização moderna até hoje. Seja na democracia, política até à filosofia. No campo da filosofia muitos são os nomes que se destacaram. Heráclito, Aristóteles, Platão… Contudo, o nome possivelmente mais conhecido dentre eles é o de Sócrates! Assim sendo, hoje falaremos sobre 20 das melhores frases de Sócrates para que você entenda como ele pensava!

Índice de Conteúdos

E quem foi Sócrates?

Sócrates (469 a.C. a 399 a.C.), filósofo do período clássico da Grécia, fez grandes contribuições nos campos da ética e política, assim sendo um grande pensador que nunca escreveu nada nem em filosofia e nem sobre si mesmo.

Ele foi um orador empenhado em dialética e debates de bate e rebate para elevar a reflexão cívica e questionar o senso comum ateniense. Como não escreveu seus pensamentos, isso ficou a cargo de seus discípulos e estudiosos póstumos.

Por conta disso, muito do que sabemos sobre as frases de Sócrates vem das interpretações de outros, logo praticamente tornando-o um personagem, ou vários. Só seu discípulo Platão apresentou três versões dele.

Mesmo assim não se dúvida da existência dele ou de seu legado…

Historiadores e helenistas procuram determinar os passos concretos dele na história, enquanto filósofos visam apenas sua sabedoria, tomando-o como referência central em muitas questões.

Leia Também:  Filmes sobre Psicanálise: 10 principais

Por conta de tantas fontes existe riquíssimo material atribuído ao ateniense assim tendo numerosas frases contando sua história e filosofia de vida.

Aqui iremos enumerar e descrever vinte frases  de Sócrates que ficaram famosas por serem associadas a ele ao longo da história!

“Conhece-te a ti mesmo”

Esta frase muito associada a ele aparecia anteriormente no templo de Apolo, onde um oráculo declarou que ninguém era mais sábio do que Sócrates.

Duvidando dessa declaração ele saiu por Atenas para conversar e questionar diversas pessoas sobre muitos assuntos visando encontrar respostas mais sábias para questões a quais não tinha resposta. Entretanto, ele não encontrou isso nos sábios de Atenas.

“Aproximei-me de um homem que era considerado sábio e pensei comigo que eu era mais preparado que ele. Ninguém sabe mais do que o outro, mas ele acredita que sim, ainda que não seja verdade. Eu não sei mais do que ele, e sou consciente disso. Por isso, sou mais sábio que ele.”

Sua busca através do debate público em Atenas o fez perceber suas próprias limitações e equívocos e os dos outros. Assim, ele o fazia para superar seus defeitos através de insights e disciplina e estimular o mesmo nos outros.

“Só sei que nada sei”

Existem dúvidas de que ele tenha dito isso e desta forma, porém a frase define a atitude de Sócrates, não sendo uma declaração de humildade, mas uma afirmação de não se poder saber algo com certeza absoluta, mantendo a vontade de aprender mais.

“A sabedoria começa na reflexão”

Conforme demonstramos em outras frases de Sócrates, ele dava muita importância ao auto questionamento como medida da sabedoria. Assim, seria essa uma a forma de evitar presunção e arrogância.

“Uma vida não examinada não vale ser vivida”

Sócrates não agia por reflexo, e sim sempre de modo refletido na forma como agia e pensava. Valorizava o desafio pessoal para a vida.

“Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar”

O filósofo, depois da declaração do oráculo, não se achava um professor com lições para passar, mas considerava sua missão instigar os cidadãos de Atenas com suas declarações.

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”

Sócrates colocou sua vida nessa tarefa de investigar os outros e, com isso, também saber de si mesmo. Notou serem os homens de Atenas mais sábios à primeira vista, porém não respondiam de forma abrangente as suas perguntas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    “A vida sem ciência é uma espécie de morte”

    Acreditava que na vida deve-se sempre avaliar suas próprias crenças através de mecanismos de pontos de vista lógicos ou empirismo.

    “O homem faz mal porque não sabe o que é bem”

    Para Sócrates, não existia a “fraqueza de vontade”, logo, de posse das informações corretas o homem escolheria fazer o bem e não o mal.

    “Não penses mal dos que procedem mal; pense apenas que estão equivocados”

    Praticamente uma reafirmação da frase anterior!

    “Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará”

    Uma afirmação sobre o valor da educação sobre o castigo somente por castigar. O valor está em levar o outro a se questionar e se educar.

    “É costume de um tolo quando erra queixar-se do outro; É costume do sábio queixar-se de si mesmo”

    Uma pessoa consciente só culpa a si mesmo pelas suas imperfeições!

    Leia Também:  Quem era o pai de Ícaro na mitologia grega?

    “Tendo o mínimo de desejos chega-se mais perto dos deuses”

    Sócrates já foi descrito pelo seu discípulo Alcibíades como uma verdadeira “rocha”, pois seu autodomínio o tornava impermeável a seduções, bem como imbatível nos discursos e nas agruras da guerra.

    “Quantas coisas me são desnecessárias”

    Quando via a quantidade de objetos à venda no mercado, Sócrates visava apenas o indispensável, pois valorizava a vida austera desde jovem.

    “Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos”

    Em sua vida Sócrates participou como soldado nas guerras atenienses, e estas experiências teriam lhe ensinado o valor de um líder capaz na condução de seus subordinados.

    “Assim como seria ridículo chamar o filho do nosso alfaiate ou do nosso sapateiro para que nos fizessem um fato ou uma botas, não tendo eles aprendido o ofício, assim também seria ridículo admitir no governo da república os filhos daqueles varões que governam com acerto e prudência, não tendo eles a mesma capacidade dos pais”

    Beneficiado pela cultura ateniense para os jovens, envolta na formação social e política, Sócrates sabia da necessidade de governantes capacitados.

    “Eu sou totalmente esquisito e só crio senão perplexidade”

    Entre as frases de Sócrates, esta destaca como Sócrates era não convencional e autêntico.

    “O amor nos faz adotar atitudes nobres para sermos merecedores do amado”

    Conta-se que para Sócrates o amor era a busca pela beleza e o bem.

    “O amor é o impulso apaixonado de uma alma para a sabedoria e esta é, ao mesmo tempo, conhecimento e virtude.”

    Esta frase demonstra amor no sentido de elevação espiritual no caminho da Verdade adjetivada por Sócrates, dessa forma se contrapondo ao amor no sentido mais convencional.

    “Meu conselho é que se case. Se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo”

    Uma curiosidade. Sócrates casou-se com Xantipa, com quem não tinha nada em comum. Assim, tinham uma relação tensa por parte dela. Porém, essa era a motivação do filósofo para ficar com ela, pois em seu objetivo de melhor se relacionar com as pessoas acreditava que se desse bem com ela, dar-se-ia bem com qualquer um.

    Vocês gostaram deste artigo sobre as melhores frases de Sócrates? Então conheça nosso curso online de Psicanálise Clínica. Você aprenderá mais sobre este e mais assuntos relacionados a psicanálise e cultura no conforto de sua casa. Aproveite!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *