como ter paciência

Como ter paciência em momentos difíceis?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

É provável que você já tenha vivido situações onde sua paciência foi levada ao limite. Lidar com algumas pessoas e circunstâncias pode ser difícil se você não tiver o preparo adequado para tal. Pensando nisso, nós reunimos sete dicas de como ter paciência em momentos difíceis.

Dica 1: Não se deixe levar pelas suas emoções

A princípio, nós podemos aprender como ter paciência não deixando que as emoções nos controlem. Tudo porque nós sentimos mais dor emocional e estresse quando as emoções se descontrolam. Como resultado, nós agimos de forma impulsiva e sem pensar nas consequências.

Para você ter mais paciência, é preciso deixar a sua consciência no controle. Se possível, diga para si mesmo “Certo: essa situação não me agrada, mas preciso ser racional para lidar com ela”.

Se assim você fizer já terá dado o primeiro passo para resolver esse conflito interno. Em seguida, você deve se acalmar por meio da sua respiração para controlar o seu excesso emocional. Além de você compreender as suas próprias emoções no momento de estresse, saberá como se concentrar e evitar desgastes.

Dica 2: Medite

A meditação pode te ensinar como ficar paciente em situações de estresse. Não se trata de apenas sentar em um lugar calmo, mas, sim, treinar a sua mente para ficar no controle. Com a ajuda das técnicas de relaxamento você será mais resiliente em relação aos incômodos do cotidiano.

Por exemplo, que tal você experimentar a técnica de visualização, se imaginando em um lugar mais confortável? A meditação te ajudará a se concentrar em algo positivo para não ser afetado pelas emoções negativas. Caso você aprenda a manter a paciência terá mais consciência corporal e do fluxo das suas ideias.

Dica 3: Aceite as suas emoções

Muitas pessoas acreditam que aceitar emoções negativas significa gostar de se sentir mal por elas. Nós devemos compreender que sentiremos as nossas emoções, sejam boas ou não, como uma resposta ao que estamos vivemos. Ou seja, nós enfrentaremos situações frustrantes, mas não significa que devemos nos prejudicar por nos sentirmos mal dessa forma.

Pensando nisso:

Entenda as suas emoções como um alerta

Em outras palavras, observe as suas emoções como um sinal de que não está bem. Se você sabe como olhar para si em momentos de estresse terá mais consciência do seu estado emocional. Logo, você não será levado por essas emoções.

Aprenda a se expressar de forma adequada

Se uma pessoa aceita as suas emoções ela consegue expressá-las de forma saudável. Ao ventilar as suas emoções você compreende a origem delas, o que te causou mal-estar e como deixar que fluam. Assim que você liberar a tensão emocional será capaz de focar no que é importante para você.

Leia Também:  Isso também passa: diga nos piores e melhores momentos

Dica 4: Saiba o que te deixa calmo

A nossa quarta dica para você aprender como ter paciência é saber o que te acalma. É difícil para uma pessoa ter paciência se ela não se sente confortável ou não pode relaxar. Contudo, se nós descobrirmos qual o nosso lugar de calmaria temos mais chances de manter a calma enquanto somos pacientes.

As pessoas costumam:

Respirar de forma profunda para se acalmar,

Meditar ou orar a fim de relaxar,

Imaginar-se em um lugar que trouxe alegria para ela em algum momento.

Evite usar alternativas que possam te fazer mal a longo prazo, como beber álcool, usar tabaco ou abusar da comida.

Dica 5: Se possível, se afaste

Às vezes você deve manter distância do lugar ou situação que te causa impaciência. Esse conselho vale para quando você está no limite e sabe que não ficará bem perto do problema. Ou seja, você nunca deve fugir dos seus problemas com o intuito de não lidar com eles.

Você deve seguir essa dica apenas para descansar a sua mente. Dessa forma, você pensará com mais clareza a respeito do que fazer para resolver as suas dificuldades.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Imagine que a situação que você vive acontece com outra pessoa e você é um espectador. À medida que você se distancia do estímulo que causa estresse pensa de forma mais racional. Ao passo que você analisa a situação com calma saberá como se sentir no controle dela.

    Dica 6: Faça atividades físicas

    Quando nós falamos em atividades físicas não significa que você deve ir apenas para a academia. Movimentar e cuidar do corpo pode te ensinar como ter paciência em uma discussão ou no cotidiano. Esse investimento de médio prazo fortalecerá tanto o seu corpo quanto a sua mente, pois a paciência começa consigo.

    Você pode experimentar atividades que te causam prazer e experiências gostosas. Estimule os seus cinco sentidos, de modo que você se sinta confortável para melhorar a sua saúde. Quando uma pessoa faz atividades físicas ela estimula o organismo a liberar substâncias capazes de equilibrar o corpo.

    Como resultado, o organismo dessa pessoa diminui toxinas que causam o estresse e mal-estar. Dessa forma, a pessoa que faz atividades físicas libera a tensão dos músculos e consegue relaxar com mais facilidade. Essa dica é importante para quem quer descobrir como manter a paciência no trabalho e evitar desgastes emocionais.

    Dica 7: Seja a sua própria referência

    Como ter paciência em nossos relacionamentos, trabalho ou projetos pessoais? Muitas pessoas buscam por referências externas de como manter paciência em momentos de conflito. Entretanto, elas esquecem das vitórias passadas e dos conflitos que conseguiram solucionar.

    Relembrar as suas conquistas te dará esperança e consolo para as situações difíceis que desafiam a sua paciência. Logo, é importante você se considerar como uma referência que já venceu muitos desafios.

    Você precisa se lembrar de como se sentiu no passado e o quão forte você já conseguiu ser. Pense nas ações que você fez e nos pensamentos que disse para si e te ajudaram a ser mais paciente com os problemas. Você, com certeza, já teve a sua paciência testada, mas se lembre das vezes que já contornou essa situação.

    Leia Também:  Faculdade de Psicologia a distância: onde fazer?

    Considerações finais sobre como ter paciência

    Saber como ter paciência pode livrar você de conflitos desnecessários e desgastantes. Mesmo que algumas situações nos desagradem, nós devemos ser capazes de lidar com elas. A primeira atitude que nós devemos ter é manter as emoções sob controle e não ceder ao estresse do momento.

    Em seguida, nós devemos utilizar as técnicas acima a fim de nos manter no controle das nossas atitudes. Saber como ter paciência em uma discussão é uma habilidade que leva tempo para aprender. Contudo, assim que você descobre como ser mais paciente as recompensas logo aparecem.

    Você pode descobrir como ter paciência se inscrevendo em nosso curso online de Psicanálise. O nosso curso foi criado para que as pessoas desenvolvam as suas habilidades pessoais e alcancem equilíbrio interno. Caso você garanta a sua vaga em nosso curso, terá em mãos uma ferramenta para desenvolver o seu autoconhecimento e transformar a sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *