o que é psicologia geral

Psicologia Geral: ideias, livros e autores

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

Você já se perguntou quais são as áreas que a Psicologia Geral pesquisa? Por ser uma ciência bastante ampla, ela possui diversas abordagens sobre o estudo da mente humana. Nesse sentido, ao longo desse texto traremos as suas principais ideias.   

“Psicologia” vem de “psique”, que significa mente, e de “logia”, atestando o conceito de estudo. Logo, etimologicamente já se tem a percepção de que ela é um fenômeno que se trata de uma ciência da mente

O que é Psicologia Geral?

Por mais que os campos de atuação da psicologia carreguem o mesmo nome, suas subdisciplinas tendem a diferenciar-se em algumas questões, embora a Psicologia Geral possua um mesmo objetivo.

Nesse sentido, quando se trata da Psicologia Geral, constatamos uma ciência que se dedica aos estudos sobre as capacidades mentais presentes em todos os seres humanos. Ou seja, é o objetivo comum entre todas as subdisciplinas, sendo a fonte que serve de consumo às várias pesquisas dessa ciência.

É bastante comum e normal os indivíduos questionarem a si mesmos, principalmente a respeito de sua subjetividade. Tendo isso em mente, esses processos de questionamentos são a base do estudo da Psicologia Geral.

Conceitos da Psicologia Geral

A Psicologia Geral possui alguns conceitos, é possível perceber que essa ciência está na categoria, atualmente, da área social. Os enfoques de estudos estão voltados aos processos mentais, ao inconsciente, aos sentimentos, à razão, aos pensamentos, às angústias, à sensação de vazio, dentre outros. 

Desse modo, ela atua em vários campos do ser social, trabalhando, por exemplo, o comportamento, a linguagem, os sonhos, a percepção, a inteligência, a memória e a personalidade. Isso, por conseguinte, são vários dos fenômenos psicológicos que o profissional da Psicologia Geral pode atuar. 

Em vista disso, o acervo bibliográfico da Psicologia é bastante amplo, trazendo importantes textos de iniciação aos seus conceitos, além de diversos tipos de materiais complementares.

Diante da informação da existência desses materiais complementares, temos: filmes, séries, documentários, livretos, palestras, grupos de estudo, trabalhos sociais, dentre outros.

Alguns campos de atuação da Psicologia

Apresentados os conceitos, pode-se perceber que os campos de atuação da Psicologia estão interligados às abordagens (ou linhas de pesquisa) que o profissional escolhe. Dessa forma, essas linhas de pesquisa variam muito do processo de identificação do estudante durante a graduação, com os autores estudados.

Desse modo, alguns dos campos de atuação são psicologia do trabalho, clínica, escolar e do esporte.

Escolas da Psicologia

Nessa perspectiva, como todas as ciências humanas, a Psicologia também apresenta diferentes correntes de pensamentos, como pode-se observar, por exemplo, na Literatura e na História. A estas correntes, atribuímos a existência de escolas. 

Diante disso, essas correntes de pensamentos estão ligadas às escolas de funcionamento, as quais citaremos logo abaixo. Algumas dessas escolas são:

  • Gestalt;
  • Funcionalismo;
  • Behaviorismo;
  • Cognitivismo;
  • Psicanálise.

Portanto, a existência dessas escolas fundamenta as áreas da Psicologia Geral, apresentando teorias de psicólogos e pesquisadores, que até hoje influenciam os modos de pensar.

Além de que escolas ainda mais recentes, não citadas, vêm traçando novos caminhos na profissão, abrindo espaços para diferentes maneiras de estudar e exercer a psicoterapia. 

Psicologia e Psiquiatria

Não é totalmente de conhecimento popular a diferença entre Psicologia e Psiquiatria, visto que grande parcela da população ainda confunde suas funções. E qual é a diferença entre ambas as profissões? Primeiramente, os profissionais psicólogos são formados na graduação da Psicologia, embasada na filosofia, também. 

Já os psiquiatras são formados em Medicina, e credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), enquanto os psicólogos são credenciados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP). 

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Nesse sentido, são profissões que requerem graduações diferentes, embora caminhem juntas: os profissionais da psicologia trabalham com os problemas psicológicos por meio de terapias. Ainda, os profissionais da psiquiatria trabalham as mesmas questões, porém por intermédio de medicamentos, portanto, eles precisam se formar em Medicina e em residência de psiquiatria.

    Grandes autores da Psicologia Geral

    Sendo assim, já apresentado necessários pontos sobre a Psicologia, destacam-se na história dessa profissão grandes autores que influenciaram (e ainda influenciam) o exercício dessa profissão. 

    Dentre eles, pode-se citar alguns como o Sigmund Freud (1856-1939), considerado um dos maiores nomes intelectuais do século XX, sendo o pai da Psicanálise. Também, tem-se Jean Piaget (1896-1980), fundador da epistemologia genética. 

    Além disso, outras importantes figuras dessa ciência foram: Jacques Lacan, Ivan Pavlov, Carl Rogers, Carl G. Jung dentre outros. Além, também, do fato de que a Psicologia Geral influenciou-se muito em filósofos como Michel Foucault

    É importante pontuar que embora todos (e muitos mais outros) autores tenham desenvolvido o pensamento dessa ciência ao longo de muitas décadas, alguns ainda são fontes ainda mais inesgotáveis até hoje.

    Como, por exemplo, Freud, Lacan, Jung e Piaget. Portanto, esses sujeitos ainda marcam importantes discussões entre os pesquisadores atuais da Psicologia, já que continuam a produzir uma fortuna crítica sobre eles, atribuindo-os à história.

    Livros de psicologia geral

    Nesse sentido, segue aqui uma lista de sugestão de leituras, para quem venha a se interessar pelo amplo campo de pensamento e de atuação da Psicologia, muitos já citados acima. 

    Uma alerta: muitos dos títulos possuem uma profundidade maior, sendo talvez necessário, ao leitor leigo, buscar alternativas de leitura-base, que podem ser encontradas também em nosso site. 

    • O eu e o inconsciente, de Carl G. Jung;
    • História da psicologia moderna, de Duane P. e Sydney Ellen Schultz;
    • Psicologia social para principiantes: Estudo da interação humana, de Aroldo Rodrigues;
    • O palhaço e o psicanalista: Como escutar os outros pode transformar vidas, de Christian Dunker;
    • Introdução clínica à psicanálise lacaniana, de Bruce Fink;
    • A interpretação dos sonhos, de Freud;
    • O Mal-estar na Civilização, de Freud;
    • Psicologia geral, de Elaine Maria Braghirolli, Guy Paulo Bisi, Luiz Antônio Rizzon e Ugo Nicoletto. 

    Ainda, se você quer estudar mais sobre a mente humana, principalmente sobre a mente inconsciente, conheça o nosso curso de formação em psicanálise. Em suma, reúne ensinamentos preciosos sobre a mente e como ela reflete sobre a vida, tanto pessoal quanto profissional.

    Leia Também:  Melhores Psicólogos em Sorocaba (SP)

    Por fim, se gostou desse artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    One thought on “Psicologia Geral: ideias, livros e autores

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.