psicologia transpessoal

Psicologia Transpessoal

Posted on Posted in Terapias

Muitas pessoas mostram facilidade para encontrarem o seu próprio eu e conhecerem a própria essência. Ainda assim, mesmo aqueles que precisam de um direcionamento e tempo são perfeitamente capazes de encontrar a mesma clareza na consciência. Nós vamos explicar hoje o que é a Psicologia Transpessoal e como ela pode te ajudar a desenvolver a sua percepção sobre si.

O que é Psicologia Transpessoal?

A Psicologia Transpessoal é um método terapêutico focado em elevar os pilares espirituais de uma pessoa. Sendo feita de forma humanista, a terapia trabalha pacientemente no desenvolvimento espiritual do indivíduo usando técnicas psicológicas eficazes e precisas.

Esse trabalho foi desenvolvido por Abraham Maslow em meados dos anos 70 com outros colaboradores conhecidos. Não só ele, mas também Stanislav Grof, Viktor Frankl, James Fadiman, Antony Sutich e outros mais deram corpo à terapia.

Em suma, a terapia transpessoal busca a expansão do ego do paciente para que ele chegue na própria essência. Dessa forma, é possível mudar comportamentos falhos e revigorar a sua postura e a sua linha de pensamento. Assim, a transformação de um indivíduo revela a sua capacidade de mudança enquanto reconstrói o seu bem-estar físico, mental e emocional.

O transe é a passagem

À medida que a Psicologia Transpessoal avança, o uso do transe em terapias assume um papel cada vez maior. Por meio dele que é feita a conexão com os componentes do inconsciente do paciente. Desse modo fica mais fácil encontrar as dificuldades vivenciadas pelo indivíduo de forma constante.

Mesmo que os problemas sejam difíceis de ser expostos, uma simples espontaneidade na sessão pode resolver esse bloqueio inicial. Por exemplo, o terapeuta pode utilizar a associação livre de ideias ou um diálogo para chegar ao paciente. Por meio dessa dinâmica que essa pessoa se sentirá confortável e dará as informações de que o profissional precisa para analisar o seu inconsciente.

A fim de garantir uma boa recepção do indivíduo, o terapeuta usará tais abordagens através de uma indução confortável. Ele pode empregar técnicas de relaxamento, regressão e até imaginação ativa para responder as dúvidas do começo da terapia.

Como funciona a Psicologia Transpessoal?

A Psicologia Transpessoal possui o intuito de responder devidamente às necessidades do visitante de forma satisfatória e eficaz. Por causa disso que o método utiliza técnicas variadas que favorecem, após a terapia, o uso do conhecimento adquirido.

A partir daí que serão ensinados ao paciente modos intuitivos de ganhar e expandir o conhecimento de forma consciente. Para que a figura mental do indivíduo seja enriquecida, tudo aquilo que complementá-lo positivamente será acolhido. Em suma, essa pessoa receberá estímulo para que nas sessões aprenda a ter autonomia, crescimento e satisfação pessoal.

O indivíduo aprenderá também a desenvolver a sua consciência corporal e emocional com a ajuda do terapeuta. Essa conquista pode ser alcançada através de escrita terapêutica, musicoterapia, meditação, exercícios respiratórios e dentre outras possibilidades.

Quais as técnicas mais conhecidas?

As técnicas mais conhecidas dentro da Psicologia Transpessoal são:

Imaginação ativa

Em suma, o indivíduo vai mentalizar uma realidade que seja confortável para ele. Para isso ele pensará em cenários que o acalmem e tragam relaxamento, podendo ser até momentos felizes da sua vida.

Relaxamento

Por meio do relaxamento a pessoa em terapia será capaz de visualizar a sua estrutura mental e emotiva confortavelmente. A meditação, por exemplo, costuma trazer resultados significativos para transformar a percepção do indivíduo.

Regressão

Por meio da regressão, qualquer pessoa pode ver experiências passadas que influenciaram a construção de suas limitações. Assim, se uma pessoa visualiza a origem dos traumas, ela também pode reconstruir a sua mentalidade, suas emoções e sua postura. Esse tipo de técnica tem se mostrado eficaz com pessoas confusas, que têm psicose estável ou grávidas.

Leia Também:  Neurose de transferência: significado em Psicanálise

Os resultados no cotidiano

O que mais chama atenção na Psicologia Transpessoal são os efeitos a curto prazo, isto é, desde o primeiro contato entre o terapeuta e o paciente. Ao passo que a terapia aumenta a confidencialidade entre a dupla, ela irá revelar a essência produtiva do paciente. Desse modo, o canal comunicativo entre o profissional e o paciente abre espaço para o aumento da empatia.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Com o tempo, as mudanças experimentadas pelo analisado começam a afetar positivamente em seus relacionamentos. Já que a perspectiva se torna plural, a forma de interagir com as outras pessoas se torna mais dinâmica e produtiva. Assim, durante o cotidiano, o paciente se mostra mais atento, relaxado e resiliente quando experimenta momentos estressantes.

Quais são os benefícios dessa terapia?

Por meio da Psicologia Transpessoal, é possível modificar a forma como uma pessoa reage e interage com consigo mesma e com a realidade. Essa conquista acontece por meio do:

Autoconhecimento

O autoconhecimento adquirido ao longo da terapia é um dos maiores ganhos do indivíduo. Por meio dele é possível alcançar a compreensão de si mesmo, sendo mais fácil atingir os próprios objetivos. Dessa forma, ele conseguirá suprir as suas próprias necessidades conforme elas surgirem.

Atenção

Em suma, o paciente entende como ampliar sua percepção para encontrar oportunidades de desenvolvimento. Em vez de obedecer a um comportamento que leva a resultados já conhecidos, a pessoa em terapia será mais inventiva ao realizar novas conquistas.

Aceitação

Outro ganho que um indivíduo terá na terapia transpessoal é o respeito por si mesmo, que o levará a aceitar a sua real natureza. Essa pessoa aprenderá a deixar de se limitar por não reconhecer o seu potencial ou ter medo de qualquer julgamento.

Sobre o curso de Psicologia Transpessoal

O curso de Psicologia Transpessoal gradativamente incrementará o conhecimento dos alunos. Eles não apenas entenderão as origens dos problemas, mas também farão a ligação deles com outras terapias e aprenderão a vencer limitações. Esse conhecimento adquirido valerá tanto para eles como para a sua vida profissional.

Independentemente de ser um curso presencial ou online, o aluno terá uma abordagem dinâmica na recepção desse conhecimento. Assim, a interação com as ferramentas terapêuticas o ajudará de imediato na criação de novas habilidades. O certificado que atesta essa trajetória do estudante é enviado logo após a sua aprovação.

Considerações finais sobre Psicologia Transpessoal

Um dos principais propósitos da Psicologia Transpessoal é fazer com que você encontre o seu potencial de crescimento. Além de ajudar na compreensão do que te impede de se desenvolver, a terapia se empenha na compreensão da sua essência.

Para qualquer pessoa que busque ressignificação da sua trajetória, a terapia transpessoal pode agregar bastante nessa conquista. Mais do que nunca, você pode transformar a si mesmo e o ambiente ao seu redor de forma significativa. Afinal, tudo aquilo que nos ajuda a melhorar acaba transbordando para outras pessoas, sendo capaz de influenciá-las positivamente.

Outro meio de você se transformar e alcançar a sua melhor versão é com o nosso curso de Psicanálise. Sendo totalmente online, pode estudar quando e onde quiser com suporte garantido, trabalhando o seu autoconhecimento e alcançando o seu potencial. De forma semelhante à Psicologia Transpessoal, a Psicanálise pode te ajudar na liberação da sua total autonomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + vinte =