Você já se perguntou como o sentimento de culpa afeta a sua vida? Ou você já viu alguém sofrer com isso, sem se libertar do passado?
Vamos conversar sobre o conceito do que é a culpa, a culpa em excesso e a culpa como algo mais profundo. Além disso, queremos falar um pouco também de como a culpa pode ser algo positivo, e como enfrentar a culpa destrutiva.
A gente espera que esse artigo te traga informações importantes. Vamos lá?
O que é culpa
A culpa é um sentimento, por isso nos a chamamos de sentimento de culpa. Esse sentimento vem após uma pessoa julgar a si mesmo por um comportamento passado. De acordo com a psicanálise, o sentimento de culpa surge do “fracasso” em relação a imagem que o superego projetou. Dessa forma, quando não atingimos o que nosso superego imaginou que seria, nós ficamos decepcionado conosco mesmos.
Para Freud, em “Mal-estar na civilização”, a severidade do superego equivale a severidade da consciência. Dessa forma, o ego entende que está sendo vigiado e consegue se esforçar para superar as exigências do superego.
Para o pesquisador Lewis (1971) o sentimento de culpa é o nosso julgamento negativo sobre conseguirmos viver de acordo com padrões. Esses padrões podem ser impostos pela sociedade de maneira objetiva, ou de nós mesmos.
Dentro da visão religiosa, o sentimento de culpa se dá quando violamos uma norma moral. Sabe quando fazemos algo que nossa religião julga errado? Nós nos sentimos como pecadores, esse sentimento é o sentimento de culpa.
Nesse caso é um julgamento pessoal baseado no julgamento divino, ou comunitário ou do grupo de superiores religiosos. Esse conceito também pode abranger um lado diferente do sentimento de culpa. Vamos falar dele lá na frente.
O sentimento de culpa também pode ser parte da reação de um luto. Ou seja, quando perdemos alguém, durante o processo de luto nós podemos nos culpar por ter feito ou não algo.
A culpa em excesso
O sentimento de culpa pode afetar de forma terrível o ser humano. Dizemos isso, pois esse sentimento mantém a pessoa presa ao passado.
Nós fomos ensinados a sentir culpa e vergonha quando cometemos um erro. Esse ensinamento começa desde que somos crianças e nos acompanha por toda a vida. O sentimento de culpa, como dissemos, trás uma carga negativa sobre nós. Deixamos de acreditar em nós mesmos e isso afeta nossos pensamentos sobre o mundo e sobre nós mesmos.
O problema é que esse sentimento de culpa em excesso não nos motiva a sermos melhores. Ao contrário, nós ficamos nos lamentando e julgando de maneira ferrenha. É um sentimento tão pesado que não conseguimos aprender com o que julgamos errado e voltamos a repeti-los.
Além disso, segundo pesquisas da Universidade Princeton e de Waterloo indicam que o excesso do sentimento de culpa pode acompanhar uma sensação de aumento de peso. Sobre isso, Martin Day da Universidade de Princeton diz que:
“Constatamos que a lembrança de atos pessoais antiéticos cometidos levou os participantes [da pesquisa] a relatar peso corporal subjetivo aumentado em comparação com quando recordavam seus atos éticos, atos antiéticos de outros ou não se recordavam de nada. Também constatamos que esse senso de peso aumentado estava relacionado ao sentimento de culpa maior dos participantes e não a outros sentimentos negativos, como tristeza ou repulsa.”
Além disso, o sentimento de culpa em excesso pode resultar em doenças ou atitudes paralisantes. A seguir vamos falar sobre isso.
A culpa como sintoma de algo mais profundo
O sentimento de culpa não é uma doença. Mas quando sentimento se torna constante e mais forte, pode resultar em doenças ou situações paralisantes. A seguir vamos falar um pouco sobre uma doença e uma atitude que o excesso de culpa pode resultar:
- Procrastinação: É estranho relacionar o sentimento de culpa e a procrastinação em um primeiro momento. Mas há estudos que indicam que o sentimento de culpa em relação a algo que não conseguimos fazer nos deixa hesitantes. Essa hesitação está ligada a iniciar uma nova tarefa e novamente falharmos. Mas a própria procrastinação promove mais sentimento de culpa e isso vira um ciclo.
- Depressão: Segundo estudos, as pessoas com depressão sentem-se culpados por tudo e não conseguem enxergar soluções. Nesses estudos foi detectado que que há uma separação entre as regiões cerebrais de culpa e conhecimento de comportamentos esperados. Dessa forma, a pessoa com depressão só consegue sentir culpa e nada mais.
A culpa como algo positivo
Apesar de toda a carga negativa do sentimento de culpa, algumas visões pensam no lado positivo que ela pode trazer. Uma das principais visões que pensam assim é a religiosa.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Para essa visão, o sentimento de culpa é um conceito necessário sentimento para arrependimento. Esse arrependimento resultaria em uma melhora pessoal, pois só se alcançaria a mudança reconhecendo o pecado. Aqui o arrependimento traria o sentimento de humildade, já que se reconhece falho e assim Deus poderia amparar. Através do amparo de Deus se afasta do erro e isso promove a salvação.
Além disso, o sentimento de culpa faria o individuo reconhecer as diferenças entre seus valores e suas atitudes. Ao reconhecer isso se entende seus limites, de modo que seriamos mais precavidos e humildes.
Como enfrentar o sentimento de culpa
O sentimento de culpa em níveis mais baixos podem ser enfrentados com exercícios e mudança de atitudes. Aqui vamos listar alguns desses exercícios que podem ajudar:
- Mude sua percepção: Você precisa entender que os seus sentimentos de culpa e negatividade não são realidade. Como assim? Nosso sentimento de culpa é uma percepção, e nem sempre elas estão certas.
- Faça exercícios: Se exercitar, movimentar nos faz sair de casa e nos conectarmos com o mundo. Além disso, fazer exercício libera endorfina, que é um analgésico natural que alivia a dor e regula nossas emoções.
- Lide com seus erros: Aceite que você não é perfeito e que vai errar. Errar não te faz menos merecedor do amor.
- Discuta com seu cérebro: Parece estranha essa atitude, mas sabe quando vem aquele pensamento negativo? Então, quando você ouvir aquela vozinha de “você não merece ser feliz porque errou”, você deve rebate esse pensamento.
- Sinta que você é merecedor: Não duvide dos elogios que você recebe. Acredite e agradeça esses elogios, mas acima de tudo, elogie a si mesmo e acredite nisso.
- Troque a culpa por responsabilidade: Ser responsável é diferente de se sentir culpado. A responsabilidade te tira da posição de vítima para a posição de agente. Você reconhece sua culpa e se motiva para melhorar.
Por fim
Como vimos, o sentimento de culpa é algo socialmente construído e ao mesmo tempo intrínseco a todo ser humano. Mas como esse sentimento nos afeta é algo que precisamos deixar sobre vigilância.
Esperamos que as informações que trouxemos nesse artigo tenham te ajudado e os exercícios possam te ajudar.
Caso o sentimento de culpa esteja destruindo você ou sua família, deixe a Psicanálise ajudar. Faça o nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online e ainda saia com um certificado para clinicar!
25 thoughts on “O que é sentimento de culpa?”
Estou me sentindo muito mal e estou com depressão .
O filho da minha vizinha de 12 anos e os amigos dele . Ficavam jogando bola ,em frente minha casa .E quebravam minhas flores ,eu furei 2 bolas deles .Eu sei q estou errada . Falei com a mãe várias vezes ,mas não adiantou.
Foram 7 meses , vivendo isso .
Eu o chamei de demônio ,a mãe e o pai vieram falar comigo ,sobre o q eu tinha feito.
Estou me sentindo muito culpada ,por tudo q eu fiz.
Não tenho ,nem vontade de ficar na minha casa .
Moro sozinha tenho 52 anos , não tenho filhos e nem marido .Já tive depressão várias vezes e agora estou deprimida .
Me sinto muito mal ,já pensei em até morrer .
O q eu faço ?
Obrigado.
Você não está errada não! Há crianças muito mal educadas, que não conhecem limites e não respeitam ninguém. Culpa dos pais, é claro. Tente não dar muita importância a isso, afinal, eles merecem todo esse teu sofrimento?
Estou estudando psicanálise, e vejo nesse comentário que, para aliviar a culpa da senhora, culpa-se o pai, por isso, é culpa por cima de culpa. A pergunta é, será que a psicanálise está olhando para o sentimento de culpa da forma correta? A origem do sentimento de culpa não é muito racional na ótica da psicanálise, desculpa, mas, acho que precisamos descutir alguns pontos da psicanálise. Tenho um método muito mais eficaz pra lidar com a culpa.
Pergunte-se porque o ato de furar a bola constitui um mal , ou um mau. Você não é boa ao ponto de uma ação quase insignificante gerar no seu psiquismo uma montanha de desajustes. Ainda bem que você furou a bola. Antecipou uma média mais drástica. Caia na real pare com essa paranoia.
1 compre duas bolas
2 leve para seus vizinhos e diga que você ama seu jardim , e diga que não foi difícil ver suas plantas serem atingida pela bola e na quele momento você agiu com a primeira atitude sem pensar .
3 leve uma prontinho em um vaso e faça com amor sem esperar nada entroca ….pronto tacurada e você vai se sentir renascida.
O minha querida não se culpe ter momentos de estresse faz parte da vida de um ser humano e as vezes chegamos ao nosso limite .uma bola pode comprar uma nova mais a paz que perdemos fica difícil comprar de volta.
Na verdade isso é culpa dos pais minha amiga que não coloca limites nos seus filhos, você é humana,sentir raiva é algo super normal que todos nos ja sentimos, todos nos em algum momento ja tivemos ataques de fúria e acabamos pensando coisas que não consideramos certas ou tivemos vontade de pratica-las,eu mesmo estou nessa luta de me perdoar por muitas coisas que pensei ou tive vontade de fazer quando estava no momento de raiva, estou aprendendo a lutar contra essa culpa, procurando um lado positivo, talvez uma das tarefas mais difíceis de nossas vidas seja nos perdoar pelos nossos erros mas é necessário, temos que entender que errar é inevitável.você ou mais alguém querendo conversar estou aqui e se quiser passo meu número.
bjs.abraços.
Oi, Elenir
Não sou psicóloga. Sou uma pessoa que também está procurando ajuda. Recentemente iniciei um processo de terapia que está me fazendo muito bem. Sei que sua resposta já tem alguns meses, e torço para que você tenha conseguido superar este sentimento de culpa, assim como eu espero superar os meus. Lembre do que o texto disse: você merece ser amada. E espero que você lembre que precisa se amar muito. Assim como eu tenho procurado lembrar. Se cuide, e se puder, cuide também de outras outras pessoas. Às vezes olhar para as necessidades do outro faz a gente se entender melhor, e entender que nunca estamos sozinhos. Boa sorte!
Bom dia!!! amei essa matéria, estava procurando porque vou fazer uma live sobre culpa e queria uma explicação sobre o ponto de vista psicológico, a live que vou fazer é espirita e quero agregar conhecimento cientifico e espiritual, me ajudou muito obrigada.
Amei. Estou com sentimento de culpa por deixar meu marido em uma Casa de Repouso. Eu estava exausta pq ele tem Alzheimer e …muitas vzs fui indelicada com ele. Agora minha dor ficou imensa… mas lendo …já melhorei e toca colocar em prática.
Acredito que antes de vencer a CULPA a dor precisa ser sentida e acolhida! E aí tratarmos dela no seu tempo! E o seu tempo não é o mesmo que o do outro!
Se quiser conversar estou a disposição!
Obrigado pela matéria apresentada, é sempre importante identificar a causa do sentimento de culpa, para maior gerência da situação ; faça uma introspecção da ação realizada (normalmente se nos sentimos deste jeito é porque algo não está bem), cria uma solução mental como sair desta situação (se livrar, porque isto pode te perseguir por muito tempo), se de facto há responsabilidade por sua parte, seja humilde em aceitar do que fingir que nada aconteceu, assuma o erro, e tira lições de vida; vai até à pessoa ofendida conversa com ela e pede desculpa!
A culpa,
A culpa pela fraqueza mental das filhas
A culpa pela insegurança das filhas
A culpa por provocar doença mental
A culpa por falta de estrutura
A culpa por não oferecer estrutura
A culpa pelos atos e ações
A pelos erros na vida
A culpa pela ira
A culpa pelo descontrole
A culpa pelas dividas
A culpa por ter acreditado nas pessoas
A culpa pelas escolhas mal feitas
A culpa pelos transtornos
A culpa pela compulsão
A culpa por ter trabalhado enquanto minhas filhas eram pequenas
A culpa de casar e ter ido morar com meus pais, para ajuda-los
A culpa por não ter me empenhado mais
A culpa pela minha fraqueza
A culpa pelas minhas dores
A culpa pelo desanimo
A culpa pela mente fraca
A culpa pela vida que levo
A culpa pelo casamento
A culpa pelos filhos
A culpa por ser a mãe que sou
A culpa por ser a filha que fui
A culpa por ter nascido
A culpa pela vida
A culpa pelo que aconteceu
A culpa pelo o que acontece
A culpa pelo que vai acontecer
A culpa por não querer viver
A culpa pela covardia
A culpa pelo cansaço
A culpa pela falta de energia
A culpa pelo desanimo
A culpa por ainda não morrer
A culpa de morrer e desamparar
A culpa de morrer e não ter ninguém para cuidar bem dos que ficam
A culpa de morrer e não deixar nada
A culpa de não ter ninguém
A culpa de não ter nada
A culpa de ser só
A culpa de ser ingrata a Deus
A culpa de chorar enquanto uns riem
A culpa de rir enquanto uns choram
A culpa de ser quem eu me tornei
A culpa de ter deixado me tornar quem sou
A culpa de não ser mais eu
A culpa de culpar os outros
A culpa de me culpar
A culpa do descontentamento
A culpa de ter tantas culpas
A culpa.
Tenho 48 anos , e sou separada do pai dos meu 2 filhos de 23 e 28 ,moro com um rapaz a 13 anos e meus filhos não se dão com ele..mesmo eles não morando comigo , carrego uma culpa terrível. Sinto tanto a falta deles , já cheguei a pensar que sou uma péssima mãe…será que estou errada?..será que sou culpada da distância dos meus filhos..já pedi perdão a eles por tudo..mas mesmo assim me sinto tão mal..pensei em separar do meu companheiro pra wue eles pudesse se reaproximar…me deem uma palavra..por favor.
Não sou psicóloga, mas tbm me separei e tive um relacionamento de muito tempo, meus dois filhos menores aceitaram bem pq moravam comigo e conversei bastante com eles, porém o maiis velho não aceitou tão bem. Sempre deixei claro a ele que eu tinha uma vida tbm e que aquele relacionamento me fazia bem e que logo ele seguiria a vida dele, portanto ele não poderia opinar sobre minha vida…falei com muito carinho, mas deixei clara a minha posição. Com o tempo eles foram se conhecendo naturalmente, sem forçar a barra e hoje se dão muito bem. Cleide não se culpe por querer uma vida boa ou melhor pra vc, é seu direito como ser humano e seus filhos estão adotando uma postura muito egoísta, fique firme, deixe essa culpa de lado e lute pela sua felicidade!! Espero ter ajudado…seja feliz!! Bjos…
Excelente texto. Muito claro, simples e explicativo. É impressionante perceber o quanto esse sentimento interfere no nosso dia-a-dia e no nosso bem-estar. Sou psicólogo e lido muito com isso em terapia, além de já ter passado por uma situação na minha vida pessoal.
Adorei o teto as experiências, é isso mesmo, me sinto culpada em relação a muitas coisas na vida, uma das que mais me machuca é o sentimento de ser uma mãe incompleta. Não ter dado suporte emocional o bastante aos meus filhos, minha regra pessoal era ( ser uma mãe saudável emocionalmente e dar suporte a eles. Resumindo: Cobrei de mim e cobro muita perfeição) a culpa que carrego é o apego pelo que vivi na gestação dele, não consigo soltar esse passado, hje ele tem 19 anos e estamos distantes, meu maior medo era ele sair de casa brigado comigo. Meu maior medo se realizou, eu o projetei e não consegui fazer diferente, concertar a tempo, sinto o tempo todo que fiz errado com ele. Agora ele tem 19 anos e vai morar só, e vai sair com raiva de mim me responsabilizando por tudo . Me sinto culpada mesmo sabendo que fiz oque sabia fazer. Gostaria de falar algo que pudesse ajudar a todos, não posso porque estou vivendo o processo como todos vocês então vou dizer que compreendo e que tudo passa, podemos trabalhar nossos sentimentos olhando para o passado e ver a origem desse sentimento. Depois com amor e perdão soltar e compreender que Não somos perfeitos e que não seremos castigados por ninguém pelo erros que acreditamos que cometemos. grata
Limpei o aquário e o peixinho morreu. Estou me sentindo muito mal por isso pois pertencia a minhas sobrinhas. Já chorei horrores e não consigo me livrar da culpa
Me sinto culpada por ter quebrado a confiançaa dos meus amigos, sabe quanddo vc tem dois grupinhos e acaba contando alguns secredos para o outro, achando que vc pode confiar e sem a intenção de magoar ninguém. Hoje deescobrir que esse secredo repercutiu e os meu amigos ficaram com muita mágoa de mim, agora to sem amigos, sem aqueles que quebrei a confiança e aqueles que quebraram a minha confiança, isso dói tanto, não consigo olhar para a cara deles ou ir pra escola sem chorar, me arrependi muito e não consigo parar de pensar o quão tosca e errada eu fui, todas as palavras e erros que eu escutei que eu havia feito. Aconteceu tudo hoje e a única coisa que eu sei fazer agora e chorar e me senti culpada.
São coisas que acontece meu querido, isso pode acontecer com qualquer um, agora e aprender a lidar com tal situação,entender que essas coisas fazem parte da vida, você apenas confiou em pessoas que não são dignas de confiança e ta tudo bem eu tbm ja confiei em contar coisas para os outros e acabou espalhando e os outros acabaram sabendo o que não deveria de Outras pessoas mais entendi que não é culpa minha,se perdoar é algo necessário.
Aprender como lidar com as emoções nos ajuda a ter uma vida mais leve e isso influencia em nosso dia a dia. Devemos aprender a lidar com todas as emoções e a culpa é uma das principais., com certeza. Parabéns, adorei o artigo.
As vezes sentimos culpa de tantas coisas, que acabamos não percebendo, que essa culpa que sentimos, tem sempre um culpado, acho que muitas vezes para chegarmos ao extremo, é pq alguém sem nenhum senso de ética, nos fez perder o bom senso!
Olá, bom dia, eu espero muito que alguém me responda pois, esse sentimento de culpa as vezes domina meus pensamentos… Eu estou ou estava em um relacionamento incrível, porém, eu tomei uma atitude errada, deixei os desejos falarem mais alto, e cometi um erro de quebrar acordos do meu relacionamento, estou muito mal com isso pq a pessoa é simplesmente incrível, e eu me arrependo tanto de ter feito o que fiz, mas não posso mudar o passado, então queria arranjar formas de tirar esse sentimento ruim, agradeço pela atenção.
Estou sentindo a pior dor do mundo.
Minha mãe morreu em minha casa, ela estava com problemas psiquiátricos depois que meu pai faleceu, então ela revezava em minha casa e na casa de meus irmãos, uma semana em cada.
Ela tinha condições de ficar por algum periodo de algumas horas Sózinha em casa, no dia do ocorrido, eu precisei sair, ela estava no banheiro e não quis que eu a ajudasse a tirar a fralda geriátrica que estava usando ,acabei até brigando com ela, mas ela não queria eu por perto, acho que estava com vergonha então eu precisava sair, ela disse que eu podia ir, fiquei uns 45 min fora….quando voltei ela estava caida no banheiro , nao tinha conseguido tirar a fralda, entrei em pânico.
Consegui colocar ela sentada embaixo do chuveiro, ela ainda estava viva, tentei levanta lá, ela disse que não conseguia, então dei banho nela, estava quase que inconsciente, com muito esforço consegui senta la no vaso, enfim. Nesse momento aparentemente ela se foi…consegui chamar uma ambulância e meus irmãos, meus irmãos chegaram primeiro…logo em seguida chegou o atendimento, eles perguntaram se queríamos que fizesse o processo de massagem cardíaca…meu irmão e eu autorizamos..então comecaram…começou a sair um sangue preto da boca dela…enfim…logo em seguida ela foi declarada morta…me informaram que aquele sangue preto era alguma inflamação ou algo que não me lembro agora…enfim todo esse procedimento foi feito na sala da minha casa. Desde então,não consegui mais dormir direito a noite, e na parte da tarde, eu sempre tirava um cochilo, nunca mais consegui, pelo fato de, dias antes , eu falei pra ela dar uma.dormida a tarde, ela disse que não conseguia, enfim, uma.dor constante está no meu coração, quando deito pra tentar dormir na parte da tarde, sinto meu coração quase saltar do peito, fazem três meses do ocorrido, já perdi 10 kg…ela tinha 80 anos
Fábio, sentimos muito por sua dor. Seria importante você buscar aqui no site um artigo que fala sobre ambivalência. E, claro, procure ajuda de psicólogo ou psicanalista de sua confiança, para abordar esta e outras questões.